quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Doutrina da Eleição – Parte II (Entendendo a Eleição)

Doutrina da Eleição – Parte II (Entendendo a Eleição)



Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Rm 9:14

Seria Deus injusto? (Objeção mais comum)
Muitas pessoas, dizem que a doutrina da eleição é cruel, pois Deus predestina algumas pessoas ao inferno, mas não é bem assim que funciona, Deus não precisa eleger ninguém ao inferno, pois todos já estão destinados a ele.
Uma citação do próprio Calvino pode nos dar uma ideia: “Ninguém vai pro inferno, alguns saem dele” - João Calvino.
Paulo também nos diz que a Escolha de Deus com os eleitos, não se trata de Justiça, mas de misericórdia, pois Deus exerce Justiça sobre alguns e misericórdia com quem quer:
Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Romanos 9:15
Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do Senhor diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer. Êxodo 33:19

E completa que
Não depende de quem quer nem de quem corre mas de Deus que se compadece”  Rm 9:16... Assim como a nossa salvação é pela Graça, e não depende de nossas obras, mas de Deus conceder sua Graça e misericórdia.

Deus não precisa destinar ninguém para o inferno... Todos os homens já possuem passagem carimbada pra lá. Deus só usou a misericórdia dele com alguns que ele quis... Não se trata de Juízo, mas de exercer misericórdia. Essa é a explicação reformada.

O fato é que todos os homens já estão condenados ao inferno. E Deus exerce misericórdia com alguns. 

A Eleição é uma doutrina de Calvino?


Eu particularmente (Yuri Schein) Não creio em determinismo fatalista, nem em Karma, porém creio apenas na Eleição/Predestinação Incondicional... Ela é bíblica. 

A doutrina da eleição ou predestinação não é propriamente de Calvino, Agostinho já havia falado nela. Outros homens de Deus falaram nela, inclusive os Apóstolos. A doutrina da Predestinação pode ser vista nos textos: (2 Ts 2:13, 1 Cor 1, Rom 8:29-30, Ef 1:3-11, Atos 13:38, 1 Pe 1:2, Mc 13:20, Mc 13:27, Rm 11:7, Rm 16:13, Tito 1:1, Ap 17:14, 2 Tm 1:9, Tito 1:2, Mt 22:14, Mt 24:22, Mt 24:24, Mt 24:31, Mc 13:22, Romanos 8:33, Romanos 9, Joao 15:16, Ap 13:8
...) E outros

Por que Deus não exerce misericórdia com todos, já que Ele pode? (Outra objeção comum)

Resposta é que Ele, diferente do ser humano, é soberano, assim como para Deus recolher uma vida da terra não é homicídio, pq Ele da a vida e tira, assim também ele pode usar misericórdia com quem Quiser. Pois diferente de nós ele não deve nada pra ninguém:

Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece. - Rm 9:18

Novamente: e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer. - Exodo 33:19

Deus dá a mesma resposta pra Jó:

 
Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois tudo quanto existe debaixo de todo céu é meu. - Jó 41:11

E Paulo teve a mesma resposta, a respeito da soberania de Deus:

 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? 36. Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. - Romanos 11:35-36

Estes dois últimos versículos da à resposta. “
Deus não deve nada pra ninguém. Inclusive misericórdia.

Analogia da Natureza

A Doutrina da Depravação total também explica e responde a pergunta: “Por que Deus não exerce misericórdia com todos, já que Ele pode?”.

Embora pareça ser difícil entender vou tentar te explicar com uma analogia.

Todos nos éramos arvores de pecado... Nascemos com essa natureza, quando uma arvore ainda é uma muda, ela não dá fruto, mas mesmo assim ela é uma Arvore do Pecado.

Temos a natureza adâmica e por isso pecamos. Mesmo as nossas crianças nascem com essa natureza Adâmica, embora sejam mudinhas, elas continuam sendo Arvores do pecado e quando crescerem irão produzir pecado. Ate aqui você deve concordar comigo, qualquer arminiano também...

Mas, porque não acham esse pensamento (da depravação total, descrito acima) injusto?  Pois, sabem que é verdade... Ou não é igualmente "injusto" (no ponto de vista humanista) o fato de nascermos em pecado, sendo que nem foi nossa decisão?

Mas não se trata de injustiça, se trata de natureza. Existem diversos animais que nascem com uma natureza diferente dos outros, por exemplo, os Lobos eles tem a natureza predatória implícita neles. E se por algum acaso eles vierem matar as ovelhas, o fazendeiro não vai querer saber nenhum pouco de Justiça ou natureza ele vai matar os lobos...

O pensamento poderia ser: “Coitadinho do Lobo ele não tem culpa de nascer assim”... Até o momento em que o lobo atacasse algum dos teus filhos ou ovelhas... Ai tu iria exigir justiça... E se ele atacasse não poderia exercê-la afinal, Ele não tem culpa de ser assim é a natureza dele.

A Verdade não tem nada haver com a filosofia humana, ela tem haver com que a bíblia diz. E para Deus somos muito piores que esses lobos da minha analogia, pois ate mesmo nossos atos de Justiça são como trapos de imundícia para ele.

Por isso Jesus veio... Ali Deus provou seu amor para conosco... Mesmo possuindo uma natureza Blasfemadora, ele nos amou e nos vivificou... Tudo isso por sua Graça e Misericórdia.

Boa parte dos cristãos creem na depravação total e que nascemos com o pecado de Adão.. E não acha isso "injusto" pro humanista isso soa muito injusto.  Agora quando se fala de Eleição acham injusto... Hipocrisia...

Eu creio que é só uma questão de tempo para que boa parte das igrejas evangélicas veja que a consequência da Depravação total está alienada a operação de Deus Soberanamente na Salvação, independente do homem.

Não se trata do que nos soa Justo, se trata a respeito da Natureza e Realidade das Coisas.

Estes textos devem acabar com a duvida, analise eles com calma, e peça a Deus revelação, sabemos que por nossas forças, nunca iríamos nos salvar:

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou, também justificou; aos que justificou também glorificou” (Romanos 8:28-30)

Ef 1.5,9,11; 3.11. Ef 1.4. At 2.23, 4.27-28, Is 46.10, 1 Pe 1:2, 2 Tm 1.9


Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; 2 Timóteo 1:9


Sl 135.4, At 13:48, 1 Pe 2:9, Fp 1.6, 1 Ts 1:4


Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; 2 Tessalonicenses 2:13


JOÃO 13.18

 Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura “Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar”.

JOÃO 6.39

E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.


MARCOS 13.27

E ele enviará os anjos e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, da extremidade da terra até à extremidade do céu.


ROMANOS 11.5-9

Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. 6 E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. 7 Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos, 8 como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir; até ao dia de hoje. 9 E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição; 10 escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas.

APOCALIPSE 17.14

Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.

MATEUS 22.14, MATEUS 24.24, MATEUS 24.31, MATEUS 25.34, EFÉSIOS 2.1-10, 

E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), 12 já for adito ela: ‘o mais velho será servo do mais moço’. 13 Como está escrito: ‘Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.’ 14 Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! 15 Pois ele diz a Moisés: ‘Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.
16 Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. 17 Porque a Escritura diz a Faraó: ‘Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.’
18 Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.
19 Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu a sua vontade? 20 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? 22 Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, 23 a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, 24 os quais somos nós, a quem chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?. Rm 9:11-24

MARCOS 4.10-12

Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11 Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, 12 para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles.

Por ultimo:

“João 10:27-29 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.”


Ninguém ali no grego denota: nenhuma criatura criada. Inclusive o crente, pois ele é una criatura criada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário