A
Doutrina da Eleição (Predestinação)- Eleição Incondicional/Eleição Soberana:
E não pensemos que a palavra de Deus haja
falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas; 7 nem por serem descendentes de
Abraão são todos seus filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. 8 Isto é, estes filhos de Deus não
são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os
filhos da promessa. 9 Porque a
palavra da promessa é esta: Por esse tempo, virei, e Sara terá um filho. 10 E não ela somente, mas também
Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai. 11 E
ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição,
prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), 12 já fora dito a ela: O mais velho
será servo do mais moço. 13 Como está
escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú. 14 Que
diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! 15 Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e
compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. 16 Assim,
pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua
misericórdia. 17 Porque a
Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu
poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra. 18 Logo, tem ele misericórdia de
quem quer e também endurece a quem lhe apraz. 19 Tu,
porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua
vontade? 20 Quem és tu, ó homem, para
discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que
me fizeste assim? 21 Ou não tem o
oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e
outro, para desonra? 22 Que diremos,
pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder,
suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, 23 a fim de que também desse a
conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória
preparou de antemão, 24 os quais
somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os
gentios? 25 Assim como também diz em Oséias:
Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada; 26 e no lugar em que se lhes disse:
Vós não sois meu povo, ali mesmo serão chamados filhos do Deus vivo.
Romanos 9:6-26
A doutrina da Eleição mostra que Deus escolheu pessoas para
serem salvas antes da fundação do mundo, as quais ele irá alcançar por meio do
evangelho:
Os
gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e
creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna. Atos 13:48
Essa escolha de Deus não
está baseada em nada que nós faríamos, em nenhuma obra nossa e em nenhum
esforço humano:
E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham
praticado o bem ou o mal (para que o propósito de
Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama),Romanos
9:11
Assim, pois, não depende de quem quer
ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. Romanos 9:16
Assim, pois, também agora, no tempo de hoje,
sobrevive um remanescente segundo a eleição da
graça. 6 E, se
é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.
7 Que diremos, pois? O que Israel
busca, isso não conseguiu; mas a eleição o
alcançou; e os mais foram endurecidos, Romanos 11:5-7
Não
existe nenhuma condição previa pelas quais Deus escolhe as pessoas, e se formos
ver na nossa visão natural, veremos justamente o que Paulo expos:
Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que
não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem
muitos de nobre nascimento; 27 pelo
contrário, Deus escolheu as coisas loucas do
mundo para envergonhar os sábios e escolheu
as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; 28 e
Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e
as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; 29 a fim de que ninguém se
vanglorie na presença de Deus. 30 Mas
vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus,
sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, 31 para
que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. 1 Corintios
1:26-31
Este texto mostra claramente que não há condições para
que alguém seja escolhido, o exemplo do próprio Apostolo Paulo, ele era soberbo
e arrogante, religioso e perseguia a Igreja, bem como conhecedor de toda a
teologia, porém Deus o Escolheu, isso significa que não existe um critério
humano ou um padrão de escolha condicional que Deus faz, mas simplesmente um
Padrão de Deus, ele escolheu certas pessoas, para demonstrar a sua glória.
Algumas pessoas podem dizer que essa ESCOLHA de
Deus nada tem haver com a Salvação, mas não é isso que o texto bíblico mostra:
Entretanto, devemos
sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação,
pela santificação do Espírito e fé na verdade, 14 para
o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória
de nosso Senhor Jesus Cristo. 2 Tessalonicenses 2:13-14
Neste texto vemos
claramente que Deus Escolhe para a
Salvação
Porquanto aos que de antemão conheceu, também os
predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o
primogênito entre muitos irmãos. 30 E
aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também
justificou; e aos que justificou, a esses também
glorificou. Romanos 8:29-30
Paulo mostra claramente
que a Escolha de Deus tem haver claramente com a Justificação e Glorificação,
claramente um aspecto direto da salvação.
Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo,
para promover a fé que é dos eleitos de Deus e
o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, 2 na
esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos Tito 1:1-2
Paulo diz que todo seu
sofrimento nas prisões e tribulações, era por causa dos eleitos, para que eles
obtivessem a salvação.
Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles
obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória. 2
Timóteo 2:10
Jesus
também falou da Eleição:
Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a
mim; e o
que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. João 6:37
Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me
enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:44
Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos,
porque não sois de Deus. João 8:47
Mas vós não credes, porque não
sois das minhas ovelhas .27 As
minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna;
jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que
tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. João 10:26-29
Não fostes vós que me escolhestes a
mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o
vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome,
ele vo-lo conceda. João 15:16
Muitos tentam fugir
dessa verdade bíblica, porém a palavra de Deus esta repleta dessas afirmações,
e no Livro de Efesios Paulo deixa bem claro que a Eleição (escolha de Deus) e
predestinação está baseada puramente no BENEPLACITO DA VONTADE DE DEUS, ou seja
simplesmente na VONTADE DELE. Ele escolheu aqueles que ELE QUIS:
assim como nos
escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e
irrepreensíveis perante ele; e em amor nos
predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo,
segundo o beneplácito de sua vontade, Efesios 1:3-5
nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas
as coisas conforme o conselho da sua vontade, Efesios 1:11
Essa escolha de Deus está claramente ligada a sua
soberania, Deus escolheu aqueles que Ele por sua SOBERANIA quis escolher. Estas
pessoas escolhidas por Deus irão se salvar, e irão responder ao evangelho
crendo em Cristo, sendo assim justificadas e por fim serão glorificadas.
Nenhuma das pessoas Eleitas por Deus se perderá:
Estou
plenamente certo de que aquele que começou boa obra
em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:6
Algumas pessoas podem se perguntar “então a nossa vontade é
totalmente anulada”?
A pergunta tem um certo sentido se pensarmos na ótica do
homem, Deus faz um chamado, o homem tem então a responsabilidade de responder
este chamado crendo em Cristo, como isso funciona com a doutrina da
predestinação.
Por centenas de anos esse assunto foi debatido pelos teólogos,
e continua sendo, mas fica evidente e claro que Deus tem os seus escolhidos e
que eles irão ser salvos por ele, o texto que mais se aplica ao funcionamento
da vontade do homem nesta situação é o texto de Filipenses:
Paulo diz aos Filipenses:
Assim,
pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém,
muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a
vossa salvação com temor e tremor; Filipenses 2:12
Depois de Paulo fazer uma abordagem clara sobre a humildade
de cristo, seu auto-esvaziamento, mostrando como deve ser o caráter do cristão
(humilde, manso como o de Cristo).
Paulo diz aos filipenses que eles devem desenvolver
essa salvação! Ou seja, eles tem a responsabilidade de fazer com que esses
atributos de cristo, cresça dentro deles. – obviamente esse é o processo de
transformação da alma (santificação) que todo o crente está passando.
Porém Paulo não para por ai mas demonstra, que
apesar dos Filipenses terem a responsabilidade de fazê-lo, quem iria realizar
essa obra neles era Deus:
porque
Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o
realizar, segundo a sua boa vontade.
Filipenses 2:13
Ou seja, o homem tem
sempre a responsabilidade, mas quem efetua a salvação é Deus, o homem não
consegue salvar a si mesmo e nem efetuar ou desenvolver a salvação, essa obra é
plenamente de Deus.
Em efésios Paulo deixa
bem claro que toda a obra da Salvação é feita completamente pela Graça de Deus,
e não depende em nada do homem:
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
9 não
de obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9
Todas as dadivas e toda
a obra da regeneração é feita completamente por Deus, o homem é totalmente
incapaz de responder a Deus no campo espiritual, se Deus não operar nele, por
isso o texto de João deixa claro:
Mas, a
todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a
saber, aos que crêem no seu nome; 13 os
quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem
da vontade do homem, mas de Deus. João 1:12-13
A vontade do homem é
totalmente inútil para tomar decisões no campo espiritual, nós só cremos porque
Deus nos concedeu a Fé, e porque ele efetuou essa fé, nós estávamos mortos nos
nossos delitos e pecados, um morto não tem vontade alguma, assim um morto
espiritual não possui vontade alguma e não pode tomar nenhuma decisão no campo
espiritual:
Ele vos deu vida, estando
vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos
quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da
potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós
andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da
carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os
demais. Efesios 2:1-3
Porém Deus trabalhou em
nós e nos reviveu e nos deu vida, nós não escolhemos ter vida, Deus nos deu
vida! O morto não pode escolher ter vida, não pode escolher nada!
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do
grande amor com que nos amou, 5 e
estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida
juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares
celestiais em Cristo Jesus; Efesios 2:5-6
Podemos ver Jesus dizendo
claramente:
Pois assim como o Pai ressuscita e
vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica
aqueles a quem quer. João 5:21
Porque assim como o Pai tem vida
em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. João 5:26
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