sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Objeção à Graça preveniente, parte - II


Até certo ponto tanto reformados como arminianos concordam de que o homem precisa ter seu arbitrio renovado pela Graça de Deus, para então abraçar a Cristo. As coisas diferem quando o Arminiano diz que essa Graça não o empurra a Cristo apenas o Liberta para que ele escolha por si mesmo.  É aqui então que as coisas complicam, pois para que o homem possa escolher entre uma ou outra coisa ele deve ser NEUTRO, e a essas alturas do campeonato (quando o homem é efetivamente Liberto pela Graca de Cristo) que a Neutralidade fica IMPOSSÍVEL.

Qualquer ser existente faz suas escolhas baseados em desejos, se a graça previniente anula a escravidão libertando o homem,  ou concorrendo com as trevas dentro do seu coração, o homem então não teria mais um Padrão de desejo para escolher, pois estaria NEUTRO em relação a Luz ou terça (veja bem, ele precisa escolher e não pode ser coagido). Qual a base que restaria para o homem escolher a Deus nestas circunstâncias?
A unica base restante seria seu intelecto, se o homem chegasse a um ponto onde ele estaria plenamente Neutro (como a Graça preveniente diz) ele escolheria a Luz, somente por sensatez. Logo, este mesmo homem poderia se gabar de ter ESCOLHIDO a Luz por causa que foi Mais inteligente, o mérito estaria no seu intelecto.

Porém como a fato a Graça atua?

O homem é escravo do pecado, e está morto em seus delitos e pecados (Efesios 2:1), ele está cego para as coisas de Deus.

Então a Graça, o ressuscita e o devolve toda a capacidade e liberdade deste homem. A primeira coisa que o homem vê é a luz da Graça de Deus, e como não bastasse a água da vida que é Cristo. Esse homem, antes sedento de Sede, agora se atira no Oásis da GRAÇA de uma maneira irresistível. Ele exerce sua Vontade sim! Mas ela não é Neutra, essa vontade foi trabalhada por todos os fatores que o levaram a beber dessa fonte. a) Ele reviveu, b)  Ele tem fome e sede de Deus (colocada por essa vevificação c) Ele se apaixona pela Luz, pois era cego, d) Ele é tomado automaticamente por um sentimento de Gratidão em relação a Deus e a Cristo. e) Ele é constrangido pelo amor de Deus.

De maneira nenhuma ha como o homem se sentir neutro em relação a todos estes e muitos outros fatores.  Logo o homem até pode fazer sua escolha, mas essa escolha é baseada nesse desejo dessa Luz que invadiu completamente o seu coração.

Essa Luz é IRRESISTÍVEL PARA ELE, quando adentra o seu ser. Ele SÓ abre a porta pois é vivificacao e atraído por ela.

Não existe neutralidade, nem existe possibilidade alguma que ele não abra a porta, pois ele recebeu total Libertação e foi tomado por tudo isso que foi mencionado acima.

Isso é o que eu chamo de Graça Radical. Não há neutralidade em Deus, logo o homem não reage com neutralidade, muito menos o mérito está nele.

Por isso, quando a Luz Resplandece em um CORAÇÃO ELEITO é impossível resisti-la.

A graça preveniente é uma ideia Boa, mas eu prefiro a Eficácia da Graça que me poe de joelhos, onde eu abraço a Cristo, por ser tomado de toda essa obra, ao invés de uma graça que me neutraliza e faz com que EU ESCOLHA INTELECTUALMENTE entre Luz e Trevas.

A "Graça preveniente" nada mais é do que uma diminuição da Eficiência da Graça de Deus, e uma maneira de roubar a Glória de Deus na Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário