terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Universalismo Hipotético: A Arapuca do diabo | Yuri Schein

 

Não caia na armadilha do diabo, você não precisa provar para o arminiano que "mundo" ou "mundo inteiro" se referem necessariamente a cada pessoa do mundo, ele que precisa fazer visto que mundo é usado de diversas formas na Bíblia. Você pode negar essa afirmação prontamente:
Primeiro, pois a Bíblia afirma que Deus odeia os reprobos. [Rm 9].
Segundo, pois Deus estaria enviando seu filho pra Salvar aqueles que ele determinou que iriam para o inferno. [Pv 16.4]
Terceiro, pois textos mais diretos afirmam claramente que Deus enviou seu filho para morrer por pessoas de toda raça, lugar, nação etc, mas não todas sem exceção, suas ovelhas e sua Igreja [Jo 6.37-45, 10.7-30, 11.49-53, At 20.28, Ef 5.25-27, Ap 5.9]
Quarto, nenhum dos textos fala de potencialidade "ele pode tirar os pecados do mundo", "ele pode salvar o mundo" ou então "ele pode ser a propiciação pelos pecados do mundo inteiro", mas de factualidade "ele é a propiciação" [1 Jo 2.2], "ele tira o pecado" [Jo 1.29], "ele é o salvador" [Jo 4.42], ele veio para "salvar" [Jo 3.17-18, 12.46-47] e não para "tentar salvar", ele "redimiu com seu sangue" [At 20.28, Ap 5.9] e não "tornou possível uma redenção"
Ou como dizia James Montgomery Boice:
"Uma redenção que não redime, uma propiciação que não propicia, uma reconciliação que não reconcilia, e uma expiação que não expia pecados, não podem ajudar ninguém"
Quinto: Desde o primeiro capitulo João lida com a questão de que a salvação é também dos gentios (1.12-13, 10.16, 11.50-53) ele faz isso em apocalipse (5.9, 7.9-17)
Sexto: Existe um eco do amor divino de João 3.16 em outros pontos das Escrituras que se referem apenas aos eleitos (Rm 5.8, 9.13, Ef 2.4-5, 1 Jo 3.1)
Sétimo: O principio de uma doutrina é ser harmonico com todo o seu escopo, nós vemos esse sistema em diversos textos biblicos:
I. O Sistema sacrificial dos sacerdotes do antigo testamento que faziam ofertas exclusivamente para o povo de Deus e não para os outros povos
II. A morte de Cristo de maneira particular por suas ovelhas, seu corpo e sua noiva
Isso tudo faz de um todo organico que não pode ser divídido sem causar sérios danos a consciencia, parece que falta algo quando você retira a expiação definida, isso ocorre pois ela é uma peça fundamental do sistema biblico. Ela fecha todo o sistema, não é atoa que os Escritores Biblicos escreveram como escreveram.
Se você parte dessas cinco premissas jamais aceitará mundo como cada indivíduo do mundo. O diabo e o papista que devem provar o contrário, mas assim como é pecado perder tempo ouvindo o diabo é pecado ouvir o papista militante.
As vezes dar de ombros é a melhor resposta para o diabo, algumas coisas são resistidas sendo ignoradas, do contrário você adentrará no campo do oponente. O universalismo hipotético tem trazido uma tolerância letárgica para os calvinistas que militam tanto pela a doutrina da soberania divina e pela consistência da Escritura Sagrada.
Rejeite o Universalismo Hipotético e você terá paz, então poderá descansar naquilo que Seu Salvador disse: "Está Consumado" [João 19.30]

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Dúvidas

 A dúvida é terrível, as vezes acabar com ela é doloroso. O Espírito Santo trabalha em nós para que sejamos fortes e crermos mais no Seu testemunho. Não bastasse a nossa carne e o diabo nos opondo, o cristianismo dispôs diversas opiniões diferentes e "interpretações" diversas de textos biblicos. Para ser Cristão você pode se contentar com as "diversas interpretações" e ficar na sua com a pouca fé que recebeu quando foi convertido. Ou se quiser crescer em conhecimento e graça avançar sendo honesto com o que as Escrituras dizem e com o que Deus ensina para você. Você pode ficar parado e pensar "Deus. Com tanta informação assim, não seria melhor eu não saber de nada e ficar com o simples" essa sempre foi a minha escolha, Deus sabe o que decidi anos atrás, eu queria ficar no banco da Igreja e não queria saber de conflitos filosóficos ou teológicos. Eu queria ficar na minha, mas fui colocado no meio de uma forte pressão espiritual. Mesmo que eu não procurasse as dúvidas, elas vinham. Eu fui obrigado a procurar respostas de questões que eu não me importava, eu simplesmente dava de ombros e não queria responde-las. Mas elas se acumularam. Se você não lida com as questões elas se acumulam e depois se voltam contra ti. Satanás sabe disso, ele trabalhou para fragmentar o cristianismo durante anos. Os católicos vivem arrotando que sua Igreja é una, mas eles sempre tiveram richas internas sobre a soteriologia e outros pontos importantes da fé, é por isso que adotaram a "fé implicita" que básicamente é "creia no que a Igreja diz e isso basta", os reformadores se opuseram a isso, a fé é conhecimento certo, não equivoco, mas únivoco daquilo que a Escritura diz. Como eu disse, não bastasse Satanás e a carne se levantar contra à Verdade, os que se dizem irmãos também são usados para isso, basta você responder uma questão filosófica para alguém com dúvida de maneira clara "Deus controla ativamente o tentador e suas ações, mas ele diretamente não tenta a ninguém" que logo vem alguém minar sua resposta com outra questão teológica, se ela respondesse a pergunta da responsabilidade humana melhor, que bom, mas no final ela não responde a questão, de onde veio o mal? Os cristãos dominados por medo e incredulida se retorcem dizendo "não, não, Deus não causa ativamente o mal, mesmo que Deus seja como o Oleiro e todas as criaturas sejam como o barro, Deus está trabalhando com a massa caída" então você demonstra que Paulo atribui as más caracteristicas do vaso diretamente da mão do oleiro e que Deus causa e controla todas as coisas ativamente desde a queda de Adão e a do diabo, mesmo assim a tradição se volta contra você. Isso aconteceu comigo, fiquei meses me examinando: será que há algo de errado comigo, será que eu não tenho empatia? Será que eu estou errado, eu não li a biblia direito? A resposta depois de muita oração é que Deus não dá o conhecimento disso pra todos, e as pessoas ainda tem uma visão muito baixa de Deus. Elas acreditam que seria mal que Deus fizesse um vaso para ira e causasse o mal, ou fosse o autor do pecado. Elas não creem que Deus encerrou todos debaixo da desobediencia (Rm 11.32). Mas isso é uma tradição milenar, os reformadores não se livraram de todas as mentiras da tradição católica, eles estavam focados em defender as doutrinas mais basilares do que essa questão filosófica da teodiceia, todavia a falha em lidar com ela lá no passado volta hoje, pois Satanás sempre vai se opor a Igreja de Deus. Ele sempre se levantará onde quer que encontre uma brecha. E essa é a brecha: "Por que existe o mal?" Ele coloca em questão o controle e poder de Deus sobre todas as coisas. Ele questiona a capacidade de Deus de ordenar e organizar o universo, ele se levanta desafiando o Eterno como se o "caos" fosse algo que Deus não controlasse. Porém, a Escritura ensina que Deus criou o leviatã e também o exterminador para gerar o caos, que Deus faz todas as coisas para o seu propósito teleológico. Deus não faz nada errado, tudo que ele faz é perfeito, ele controla todas as coisas e tem um plano para todas as coisas. Sua mão não é fraca e nada pode acontecer no seu universo sem com que Ele tenha determinado e Escrito. Se eu confiasse nas minhas emoções ou na minha intuição eu nunca mais acreditaria sequer que fui regenerado por causa do ano que passei com TOC e Crises de ansiedade, e a cada dia vejo mais claramente que essas coisas foram provocadas pelo diabo, cada dia eu vejo que não se trata apenas de um disturbio químico como muitos dizem, mas sim que foi algo sobrenatural. Na minha testa ficaram duas marcas como de garras, pessoas podem me chamar de louco e não acreditar, mas eu sei o que passei. Enfim, se eu acreditasse no que senti, ou no que minha própria mente (sem iluminação do Espírito Santo) produziu, nem regenerado mais eu acreditaria que eu sou. Mas graças à Deus pela doutrina da imputação, me agarrei nela diversas vezes nos momentos de terror, além disso, os testemunhos e os insights que o Espírito Santo me dava durante as leituras da biblia foram minha fortaleza no período de escuridão. Mas existe algo pior do que crer que Deus não controla o pecado e o mal? Existe, você não ter o fruto do Espírito e controlar o próprio mal que existe em você. A carne age de maneira insana, ela não pode produzir nada perspicaz e que seja à favor de Deus. A Carne não pode produzir uma doutrina que ensina que Deus controla ativamente todas as coisas, e que causa o mal e mesmo assim é santo e justo por definição. A Carne é incapaz de dizer que Deus controla o tentador e o tentado e mesmo assim não é o tentador, e que Deus é justo em fazer isso. Pois, ela não reconhece o direito de Deus sobre a sua criação (Rm 9) isso é algo que somente o Espírito Santo pode produzir. A Carne também não pode deixar as questões teológicas de lado e servir a Igreja local, não é capaz de amar, de perdoar, de se humilhar, de reconhecer que não tem todas as respostas, e por causa disso, ela não pode receber a resposta para a questão do mal que vem de Deus, afinal, como alguém que sabe tudo pode aprender com Deus? A Carne não pode depender de Deus para lhe dar fé na perseverança dos santos, ela deseja ficar afirmando essa doutrina, lutando para se auto-manter com a epistemologia certa (Deus salva eternamente). Ela quer se autoafirmar. Oh miseravel é essa carnalidade que até mesmo de baixo de boas doutrinas como da soberania exaustiva encontra maneiras de se vangloriar ou de continuar lutando como uma louca contra a graça. A Carne também não pode parar de se culpar por isso que eu falei agora, ela tem que se punir por não conseguir ter se rendido a graça, ela tem que se punir e não póde descansar na justiça imputada de Cristo, ela é como uma louca que nunca para. Quem pode nos libertar disso? Jesus Cristo fez isso, e agora devemos crer que está tudo feito e não há mais nada que possamos fazer. Evangelismo é algo negligenciado porque os debates teologicos de questões obvias ainda estão em alta. As pessoas não evangelizam nem seus vizinhos, como podemos não ter vergonha e não nos humilhar diante de Deus? Ele nos deu o melhor e nós lhes damos o pior. É claro que somos ingratos do contrário já teriamos anunciando as boas novas em nossos bairros e com a grande quantidade de reformados, calvinistas e aqueles pregadores da graça divina essas pessoas já teriam ouvido pelo menos uma dezenas de vezes o evangelho. É mais fácil crer que todos são reprobos e não pregar não é? Assim você desconta sua incopetencia na soberania divina, quando a biblia ensina que essa questão não compete a você. Nós damos muitas desculpas para não fazer o que Deus nos ordenou. Mas fique tranquilo, você é salvo pela graça mediante a fé, não por obras, não é por falta de evangelismo que você não vai ser salvo é claro, mas isso incomoda você não é? Parece que você é uma nota falsa, parece que você não é verdadeiro, parece que há algo errado em você, que você é um crente defeituoso? Você não sente vergonha? Bem eu sinto, eu já evangelizei muito, e depois que me envolvi nos debates na internet perdi meu tempo, eu ainda perco. E você que manda as pessoas evangelizarem, já evangelizou? Sim, você mesmo que está lendo isso e começou a rir do incopetente que não sai por ai para evangelizar. Você deve ter evangelizado mais que ele nessa semana não é? Será que essa meia duzia de pessoas que você evangelizou não são o mesmo número pelo qual ele apresentou o evangelho? Será que ele não fez isso de maneira pessoal e também exortou mais pessoas redes sociais? Ah você não sabe não é? Mas é fácil condená-lo, afinal ele é um hipócrita e você não. Por que? Porque você não debate na internet. Isso te faz mais piedoso? Te faz evangelizar mais que ele? Mas você não acabou de admitir que não pode provar que evangeliza mais que ele? Talvez estejamos progredindo aqui, afinal Paulo ensina pregar "em tempo e fora de tempo". Você não acha que suas criticas a ele podem estar impugnando essa ordem? Acho que o mais sabio seria "fazer essas coisas, sem omitir as demais". No final de contas somos justificados pela fé, e aqueles que nasceram de novo vão evangelizar, devemos obedecer a ordem de evangelizar, mas é DEUS quem opera o querer e realizar. E apesar de tudo que eu disse sobre o que Satanás tem levantado contra a Igreja, Jesus diz que a Igreja é indestrutivel (Mt 16), apesar de suas falhas, não por causa da sua própria perfeição, mas porque Jesus Cristo a santifica pela sua palavra e com o Seu Sangue, e porque é Ele quem terminará a obra que ele começou nela (Fp 1.6).

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

 Supralapsarianismo, Infralapsarianismo e conceitualização. Yuri Schein

 Alguém pode estabelecer fazer algo mesmo tendo um conceito necessário a priori em sua mente, sem que o conceito seja o estabelecimento do objetivo final. Assim, um conceito não é um intento, um objeto necessário para o intento é apenas um conceito antes do estabelecimento do intento. Se eu vou construir uma casa, e eu tenho o conceito do material do qual ela será estabelecida isso não infere que eu determinei ou intentei antes o material do que a casa. Assim fica: Deus decreta a salvação de todos os eleitos e a condenação de reprobos (os homens como eleitos ou reprobos são conceitos em sua mente, mas não o decreto) Alguém poderia objetar que Deus não tem conhecimento conceitual das coisas que ele decreta a existência antes de decretar elas. Mas uma objeção deve ter alguma relevância, e não estamos dizendo que Deus viu essa conceitualização fora dele, mas em sua própria mente. Assim a crítica de Turrentini sobre "não-entidades" é irrelevante nesse caso.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

O Castelo da Escritura

por Yuri Schein

A questão dos princípios hermenêuticos e do Deducionismo Bíblico.
Essas ferramentas são indispensáveis e são como chaves que abrem diversas portas para entendermos uma doutrina. Todavia ainda existe uma questão, suponha que eu entregue um molho de chaves para você e diga que você pode ir onde quiser na minha casa, a casa porém é um monstruoso castelo com 10000 m2, repleta de portas e comodos diversos, corredores, alguns parecem labirintos, e outros são tão estreitos que são perigosos. Existem portas que estão ali para te levar a algumas salas desafiadoras e que podem até mesmo fazer alguém não habilidoso naquele desafio tropeçar e talvez morrer, porém algumas depois dessas são oasis com relíquias, descanso e desfrutes diversos tudo isso existe nesse castelo gigante. Ao se aventurar sozinho é provável e certo que cairá em alguma armadilha e em algum teste que não foi treinado. Porém, como você é da minha família eu mesmo serei o seu guia, eu vou com você em cada porta, te direi as sequências certas de portas para entrar e sair, te direi como você deve agir e reagir em cada lugar. É assim que o Espírito Santo faz conosco, não adianta saber deduzir as coisas das Escrituras Sagradas se você não tiver confiando no seu guia e se estribando em sua própria capacidade. Pode ser que você acabe tropeçando em uma pedra de tropeço, essa pedra é fundamental pra te salvar, mas por causa da sua autosuficiecia e independência você se arrebenta.
Fazer teologia sem depender, confiar e crer que tudo vem do Espírito Santo é um suicídio.

O ÙNICO DEUS

Deus controla ativamente todas as coisas, faz um vaso para ira e outro para a misericórdia. Deus controlou ativamente Satanás e fez dele um vaso para ira (Rm 9). Se a tradição Cristã está certa e Satanás cometeu uma rebelião no céu, foi Deus que causou ativamente ele cair pois ele também é um pedaço de barro em suas mãos (Is 29.15-16) e porque Deus causa tudo o que acontece (Ef 1.11, Ec 11.5). Na queda de Adão Deus causou ativamente Adão cair, e controlou ativamente tanto Adão quanto o diabo (Jó 12.16). Não há mistério.

Deus não tem prazer na morte do impio (Ez 18.32. 33.11) em um sentido preceptivo, ou seja, no sentido em que Ele não tem prazer que as pessoas quebrem a sua lei, e também porque Ele não é um sádico que tem prazer em matar as suas criaturas, ele não tem prazer na morte do impio em geral e ordena que eles obedeçam, porque entre esses impios estão tanto eleitos quanto reprobos, por isso o tópico é geral e não individual. Mas se tratando dos reprobos, Deus os odeia (Rm 9) não com um ódio mesquinho humano, mas com o ódio racional de reprovação, pois criou cada impio para o dia do mal (Pv 16.4), assim, Deus suporta o impio que recebe do próprio Deus as caracteristicas que Deus odeia e então Deus o pune por causa dos seus pecados e o extermina no inferno com toda a sua Ira, Ele pode fazer isso, pois é Deus e tem o direito de fazer o que quiser com a sua obra. O ódio de Deus não é o mesmo que o ódio humano na reprovação, Deus não tem um prazer (como o prazer humano de causar mal à alguém) ao fazer o impio para o dia da calamidade. O Mau do impio é próprio da ontologia que ele recebe diretamente das mãos de Deus, as caracteristicas dele são herdadas de Adão, mas dadas por Deus à Ele. É justo que Deus faça isso pois tudo lhe pertence.
Deus não deseja salvar cada pessoa do mundo, mas ele deseja salvar pessoas de todas as classes sociais e de todos os lugares do mundo (1 Tm 2.1-4, Jo 10, Jo 17, Ap 5.9) a sua amada Igreja (Ef 5.25-27)
Entender isso é racional e biblico, rejeitar isso é cair no irracionalismo e dualismo.
Nós somos ordenados a pregar a todos sem exceção e não retroceder, somos ordenados em nome de Deus a rogar que os homens se reconciliem com Deus se arrependam de seus pecados e creiam em Cristo, mas não somos ordenados a dizer que Deus deseja (no sentido decretivo) salvar cada pessoa no mundo.
A expressão amorosa de Deus (revelada) aos não-eleitos, não é uma expressão falsa, mas é expressão da benignidade de Deus os conduzindo sempre ao arrependimento (preceptivo), pois essa é a natureza divina, todavia eles endurecem o seu próprio coração contra essa oferta (Rm 2.4-5), e endurecem pois Deus os faz vasos de ira (vontade oculta), não há contradição, se eles se arrependerem eles seriam salvos e Deus não tem nenhum sentimento de rancor ou ódio humanos com eles (isso é) no sentido antropopatico, Deus não os odeia, porém no sentido decretivo, usando "ódio" nos termos de reprovação, Deus os odeia e intentou os destruir.
Esse é o Deus da Escritura, um Deus temível e terrível, amoroso e bondoso, ele tem a força, o poder e a sabedoria, ele é o único Deus que existe, não há outro Deus.
Isso não é invenção de Vincent Cheung, isso é a doutrina biblica

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Criacionismo Contínuo

  "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." (João 5.17)

 "Creiamos, portanto que Deus trabalha constantemente, de modo que todas as coisas criadas pereceriam, se seu trabalho fosse retirado" - Agostinho | Comentário de João 5.17 

 "... sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder " (Hebreus 1:3) 

 A criação não contém poder em si mesma para continuar sua própria existência, antes Deus faz com que ela continue existindo de maneira ativa e direta. Deus "sustenta" todas as coisas que ele criou por sua Palavra, a existência da criação depende de Deus sustentar sua existência e não de uma existência inerente. 

 "pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste." (Colossenses 1:16,17) 

 Toda a criação subsiste em Deus, não possui em si mesma poder de continuar existindo. Antes ela recebe de Deus sua existência a cada instante, pois nele ela tem subsistência. A Bíblia afirma que Deus "faz todas as coisas" conforme o Conselho da Sua Vontade [Ef 1.11] e que esse poder secreto e poderoso controlador de todas as coisas embora oculto, pode ser percebido na criação, como no poder ativo de Deus em controlar o vento, ou de formar um bebê no ventre de uma mulher grávida (Ec 11.5), nós por meio da iluminação do Espírito Santo através da Palavra de Deus, afinal é por esse mesmo controle ativo e continuo de Deus sobre toda a criação que sabemos que todas as coisas cooperarão para o nosso bem (Rm 8.28) afinal Deus que "viu os nossos ossos ainda informe" (Sl 139.16) é o mesmo que formou os nossos ossos e todo o nosso ser no ventre da nossa mãe (vs 13-15), ele mesmo escreveu todos os nossos dias (Sl 139.16) seu controle sobre a nossa vida é como de um escritor que compõe uma história, seu controle está sobre todas as suas obras (Ec 9.1 KJA), seu poder secreto e determinação ativa de todos os eventos que acontecem no mundo é tão certo que Ele determina até um lançar de dados (Pv 16.33), Ele também controla até mesmo a queda de um passarinho (Mt 10.29) e até mesmo a queda dos cabelos de nossa cabeça (Lc 12.6-7) O Escritor de um livro apócrifo, geralmente atribuído a Salomão deixa registrado: "Como poderia subsistir qualquer coisa, se não o tivésseis querido, e conservar a existência, se por vós não tivesse sido chamada? Mas poupais todos os seres, porque todos são vossos, ó Senhor, que amais a vida." (Sabedoria 11.25)

sábado, 14 de novembro de 2020

O IRRACIONALISMO EXEGÉTICO CESSACIONISTA

por Yuri Schein

Muitos cessacionistas argumentam contra as manifestações pentecostais dizendo que quando as pessoas "caem", "giram" ou "falam alto" elas não estão cheias do Espírito Santo. Vincent Cheung já tem dito muito publicamente que esses cessacionistas blasfemam contra o Espírito Santo, pois atribuem uma obra do Espírito Santo ao diabo. Mas além deles cometerem o ato de Blasfemia, eles não sabem sequer interpretar um texto biblico.

Os Cessacionistas usam as recomendações de Paulo em 1 Co 14 para defender o que eles chamam de principio regulador de culto ou ordem do culto, porém eles abusam do texto e suas inferencias ultrapassam o que está escrito e nem podem ser deduzidas lógicamente do texto biblico. Por exemplo, frequentemente eles citam ""Mas tudo deve ser feito com decência e ordem." (1 Coríntios 14:40) para defender a tese de que todas as pessoas que caem, giram e pulam estão cheias de demonios ou só emocionadas. Porém, essa afirmação os colocam de fronte com o pecado de Blasfemia. Existem diversos erros nesse pensamento, as premissas deles não se seguem, mesmo a luz de 1 co 12 e 14.

1º O Primeiro motivo é que eles precisam provar que ordem e descencia necessáriamente é o mesmo que "não cair", ou agir de uma forma incomum, visto que a Escritura demonstra o dom profético agindo abundantemente dessas formas na Escritura como por exemplo:

1. Pessoas que estão sob influencia da presença de Deus podem cair 1 Rs 8.11
2. Podem ser levados pelo Espírito Santo a baterem as mãos e os pés tendo em vista algum sinal Ez 6.11
3. Podem pegar vestes de outra pessoa em forma profética par demonstrar o que acontecerá com ela, como Agabo fez (At 21.11)
4. O Espírito ordena que os profetas gritem (Jr 4.5, 6.16)

Assim, ordem e descencia em 1 Co 12 e 14 não se refere ao que pode ou não ser feito, como cair, rodar ou girar, mas sim o que o contexto mesmo diz que cada profeta deve profetizar em sua vez. (1 Co 14.31) e que as mulheres devem permanecer caladas na congregação (1 Co 14.34). Paulo não diz nada sobre cair, ou não cair, pular ou não pular, gritar ou não, a exegese cessacionista coloca a Escritura em contradição por pura tradição e ódio ao mover de Deus que eles não possuem e não podem controlar, isso os leva falar coisas que não entendem, é um dos motivos pelos quais Vincent Cheung afirma claramente que a maioria dos Cessacionistas cometeram o pecado de blasfemia contra o Espírito Santo.