terça-feira, 2 de setembro de 2025

Aseidade: O Deus que Existe por Si Mesmo

 


Por Yuri Schein 

A aseidade é o atributo incomunicável pelo qual Deus existe em Si mesmo, sem depender de nada fora dEle. Diferente de toda criatura, que é derivada, contingente e dependente, Deus é necessário, absoluto e autoexistente. Ele não foi causado, não teve início e não pode ser condicionado por algo externo. Quando declarou a Moisés: “Eu Sou o que Sou” (Êx 3:14), Deus revelou que Seu ser é fonte de todo ser.

Esse atributo sustenta toda a teologia cristã. Se Deus não fosse autoexistente, Ele seria apenas mais um ente dentro do universo, sujeito às mesmas leis da criação. Mas sendo Aquele que tem a vida em Si mesmo (Jo 5:26), Ele é a causa primeira de todas as coisas e o sustentador contínuo do mundo (At 17:28). Aseidade significa que Deus não precisa do homem, da adoração ou de qualquer complemento para ser pleno. Toda a criação, ao contrário, depende inteiramente dEle para existir.

Na prática, a aseidade humilha o orgulho humano e destrói qualquer noção de autonomia. O ateu que nega a Deus ainda respira o oxigênio sustentado pelo Deus que ele rejeita. Os ídolos dos homens, produtos da imaginação, carecem de vida em si; só o Deus da Escritura é o “EU SOU”, fundamento eterno da realidade. Crer na aseidade é reconhecer que tudo vem dEle, tudo subsiste por Ele e tudo retorna para Ele, porque somente Ele é absoluto.

#autoexistencia #aseidade #atributosincomunicáveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário