sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

GRAÇA IRRESISTÍVEL

A "Graça Irresistivel" é muito mais que a influência da Graça sobre os homens, mas ela também é o Chamado Interno de Deus naqueles que são escolhidos (Romanos 8, 1 Cor 1), bem como a troca da natureza e regeneração (novo coração) da Nova Aliança Ezequiel 11.

Ou seja, a "Graça Irresistivel" não é necessáriamente uma Influencia diferente, mas a capacitação especial para os membros da Aliança. É isso que eu não entendia até pouco tempo, mas Graças a Deus eu percebi, vai muito além de ser uma "Graça diferente" (influencia ou luz), mas é um trabalho de Deus no Eleito de receber essa Graça.

O Arminiano lida com a Graça de Deus só na parte da Influência que ela exerce sobre todos os homens, como uma luz ou objeto que o homem pode usar ou não, porém nas escrituras, Deus apenas não dá a influência aos Eleitos, ele trabalha neles para que eles recebam e se rendam a esta inflûencia.

Assim como a Fé, no Arminianismo ela é um objeto quase que natural e intelectual, nas escrituras, a fé vem do coração, e para isso o coração deve ser trabalhado por Deus (terra arada recebe a benção de Deus). É um conceito totalmente diferente do arminianismo.

Assim quando Paulo fala que fomos circuncidados não com despojamento de mãos humanas (ele está falando de uma operação de Deus), e também quando Ezequiel fala que Deus nos daria um novo coração tirando o de pedra e removendo um de carne, o Senhor estava falando de uma habilitação para receber a influência  de Deus e ser sensivel, pois é com o Coração que o homem crê e não com a mente (Romanos 10), então para que o homem possa crer ele precisa receber  um novo coração primeiro, pois como um coração de Pedra pode crer?

Eu percebi que os arminianos se referem a Graça apenas como a influencia ou luz, que o Evangelho traz a todos os homens, porém não é isso que a doutrina biblica demonstra, a misericordia e graça são um conjunto de favores que Deus utiliza livremente a quem ele quiser.

Ele pode usar uma influência geral a toda humanidade, e reprovar a todos por que não possuem sensibilidade ao evangelho - Amaram mais as trevas que a Luz - Ele não é injusto fazendo essa reprovação. E ele pode por soberania e misericordia, remover as tampas dos olhos de alguns homens para que eles vejam a Glória de Deus.