quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A Doutrina da Eleição – Parte IV (Graça e o Amor de Deus)

A Doutrina da Eleição – Parte IV (Graça e o Amor de Deus)



Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Efésios 2:4

A graça e a escolha de Deus é uma maneira de Deus na sua infinita grandeza e amor resolveu nos salvar. O Homem foi feito a imagem e semelhança de Deus, e Deus amou o mundo inteiro quando Jesus se entregou na Cruz ele provou este amor (Rm 5.8), embora a graça e a escolha de Deus tenha sido feita desde a eternidade passada, devemos entender que ela tem haver com Présciencia de Deus, o conhecimento prévio dEle, A graça é o sistema que quebra todo o Legalismo e o nosso EGO de pensarmos que somos salvos por alguma atitude nossa, mas com certeza, Deus não nos fez como maquinas e temos livre-arbitrio para escolher as coisas, porém NADA sai fora do controle de Deus. Por isso devemos ter a DISPOSIÇÃO E O DESEJO LIVRE de nos entregar diante do altar de Deus, pois a graça não é um sistema simplesmente matemático, mas um ato do AMOR DE DEUS. Não é algo que se teologiza é algo que experimentamos.

Pelo fato de Deus ser ETERNO, ele está no Presente, Passado e Futuro, este é mais um motivo pelo qual devemos orar pelas vidas:


"Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso."  (Apocalipse 1 : 8)

Por isso devemos sempre nos portar humildemente, pois Deus concede sua GRAÇA e Escolha apenas aqueles que não são:

"Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá GRAÇA aos humildes."  (I Pedro 5 : 5)

"Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá GRAÇA aos humildes."  (Tiago 4 : 6)

A Glória é toda do Senhor: Nenhuma CARNE (EGO) vai se gloriar diante do Senhor


Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 28  E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; 29  Para que nenhuma carne se glorie perante ele. 30  Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 31  Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.
1 Cor 27-31

A Graça nos faz dizer que “nada conhecemos ou sabemos”:

20  Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21  Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
1 Cor 1:20-21

Com sinceridade de Coração e não como jargão bonito, a pessoa que viu a Graça de Deus fica sem palavras e sem definição humana, pois sabe que nada Sabe.


A Graça nos faz dizer “Que nada somos e nada podemos”:

Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; 1 Cor 1:22

Enquanto os
Gregos buscavam o conhecimento, isso significava que eles buscavam glória própria, uma imagem a ser idolatrada.

Os Judeus pediam um sinal, isso significa que eles honravam o poder e o reino, eles esperavam um messias Ungidão que viria e esmagaria a cabeça dos romanos e dos outros povos, estabelecendo assim um reino eterno. Eles pediam constantemente sinais a Jesus: Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal.” Mt 12:38.  Não importa quantas curas e quantos milagres, quantas regenerações ocorressem na frente deles, a Carne sempre busca reino, poder e glória própria.

Porém a pessoa que viu a Graça, diz “Só sei que nada posso”, pois sabe que Deus faz todas as coisas e depende inteiramente de Deus. Esse é o caminho da arvore da vida.

Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.  Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. 1 Cor 1:23-25

Quem viu a graça só pode dizer “nada sei”, “Nada sou”, “nada posso”, embora Deus revele a ele muitas coisas, e de a ele autoridade sobre tudo, ele sabe que toda a Sabedoria, Conhecimento e Poder veem de Deus.

Devemos buscar ao Senhor incessantemente na oração, pois ela é o nosso dependenciometro.

Doutrina da Eleição – Parte III (As Revelações de Deus)

Doutrina da Eleição – Parte III (As Revelações de Deus)



Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. João 10:25-28

1 - O Testemunho de Deus ao Mundo:

Os apóstolos morreram por TESTEMUNHAR ALGO, e não era uma morte simples de se explodir, alguns foram escalpelados, crucificados, e todo tipo de Tortura que tu possa imaginar ou sonhar... Não é uma simples morte por uma causa ou religião, é morte por algo que ELES VIRAM.

 Não só ocorreu 1 (um) testemunho ocular, mas Paulo diz que foram mais de 500  (quinhentos) testemunhos oculares. (1 Cor 15.6)

 Evidências da Veracidade do Novo Testamento:

Os autores do NT desafiam seus leitores a conferir os fatos verificáveis, até mesmo fatos sobre milagres.

Lucas diz isso a Teófilo (Luc. 1:1-4); Pedro diz que os apóstolos não seguiram fábulas engenhosamente inventadas, mas que foram testemunhas oculares da majestade de Cristo (II Ped. 1:16); Paulo faz uma ousada declaração a Festo e ao rei Agripa sobre o Cristo ressurreto (Atos 26) e reafirma um antigo credo que identificou mais de 500 testemunhas oculares do Cristo ressurreto (I Cor. 15). Além disso, Paulo faz uma afirmação aos cristãos de Corinto que nunca teria feito a não ser que estivesse dizendo a verdade. Em sua segunda carta aos corintios, ele declara que anteriormente realizara milagres entre eles (II Cor. 12:12). Por que Paulo diria isso a eles a não ser que realmente tivesse realizado os milagres? Ele teria destruído completamente sua credibilidade ao pedir que se lembrassem de milagres que nunca realizara diante deles.
 Paulo disse que operou sinais, prodígios e maravilhas em frente a Igreja de Corinto, qual o motivo dele dizer isso se de fato não tivesse feito? A credibilidade dele com a Igreja seria totalmente destruída. (1a)

Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas. 2 Coríntios 12:12

Alguns irão dizer que, muitas pessoas morrem por suas crenças porém
O fator agravante é: o pessoal dessas comparações “morre por sua crença e que foi testemunha ocular de algo”, não foi torturado até a morte, sendo obrigados a negar sua fé no evento, como os cristãos primitivos.

Existem diversas outras evidencias a respeito da, a respeito do Cristianismo.
Mas obviamente Deus sempre requer de nós Fé.. Todavia temos evidencias SUFICIENTES para acreditar.

2 - Além do mais Deus é que se revela a nós, e não nós a Ele.

Como Já dizia C.S Lewis:

“Quando se trata de conhecer a Deus, toda a iniciativa depende dEle. Se Ele não se quiser revelar, nada do que façamos nos permitirá encontrá-lo.”

Então se Deus não se revelar ao homem, de nada adiantaria a argumentação toda até aqui, pois além deste testemunho (da revelação das escrituras), devemos ter a revelação pessoal.

Esse também é um Argumento Teológico, eu sei que Deus existe, pois além das evidencias Criadas, tive uma experiência e evidencia Pessoal.

O Fato é que de certa forma Deus se revela apenas a quem Ele quer.

Com esta objeção, muitos vão dizer que Deus é injusto, por Se Revelar apenas a alguns, orem, não se trata de Juízo:

1 - A partir do momento que tu concebe que Deus existe: "Deus então é injusto." Você assume que existe uma entidade, transcendental, imaterial e metafísico que está acima da nossa linha de argumentação, o que seria Justiça pra ele transcende nossos padrões morais, que são apenas um reflexo do dEle.

2 - A partir deste momento - Que se aceita a premissa que Deus existe, podemos explicar justiça e revelação divina apenas com alegorias.

3 – Conclusão, da Revelação de Deus ao Homem:

Existem 3 maneiras básicas (além de outras) de Deus se revelar ao homem.

1 - Design Inteligente
2 - Profecias biblicas e Evidencias (Imagem que eu compartilhei)
3 - Revelação Pessoal (está aqui é um critério de Deus e não nosso)

Estas três são as básicas, podemos ver outras porém, nos ateremos especificamente nestas principalmente na ultima.

a)      Paulo diz que o design inteligente é tão obvio que o ser humano o nega por pura dissonância cognitiva Rm 1

b)      Além dessas temos os argumentos, cosmológicos e o moral, principalmente o moral... Você fez a objeção "Deus é injusto" de onde vem nosso padrão comum de Justiça?

Logo a própria objeção é um argumento ao favor da existência de Deus.

Se Deus Elege não existe livre-arbítrio (agencia)?

 Esta objeção pode ser quebrada, pois a bíblia mesmo afirma existir ainda o livre-arbítrio (Escolha, Volição ou Agência). Jesus mesmo o confirma:


Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não QUISESTE! Mateus 23:37

O fato é que a revelação de Deus é algo espiritual e transcendente de uma escolha ou ato do próprio Deus e não do homem, mas a rejeição é do homem para com Deus, que é manifesto

1 - Nas coisas criadas (design inteligente)
2 - Argumentos: Morais, Cosmológicos, e outros que já criamos subjetivamente (nascemos com eles)
3 - Profecias bíblicas

Até este ponto Deus é manifesto a todos, e todos os homens o rejeitam, eles possuem a liberdade... Ninguém vai pro inferno por uma determinação divina anterior ao pecado. Mas sim segundo seu próprio arbítrio.

E além do mais a objeção a respeito da presciência e predestinação de Deus, não é um argumento contra a existência de Deus. Não se pode dizer:


"Deus não existe, mas é injusto" - Isso é totalmente incoerente.

Meu argumento é DEUS EXISTE, portanto explicações transcendentais, metafísicas, e atemporais são possíveis, Logo só podemos explicar "Paradoxos" Espirituais com analogias, não temos total revelação a respeito do assunto, apenas temos a ideia de como ele funciona.
Todavia o fato de não sabermos como funciona tudo isso (predestinação e responsabilidade humana) não significa que Deus não exista, e nem significa que por esta causa (de não sabermos como funciona) provamos ou colocamos em cheque a existência de Deus. Pois o conhecimento que temos é apenas uma analogia um reflexo:

Como já dizia o Apostolo Paulo:

Porque agora vemos por espelho em ENIGMA, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. 1 Coríntios 13:12

O convite de Deus é que confiemos nEle, independente do funcionamento das coisas.

Outra suposição possível (estou fazendo analogias pois não se pode explicar coisas assim com tamanha definição, visto que são espirituais).

"Certa vez uma criança, foi com seu pai e sua mãe a um velório, e quando essa criança olhou no caixão, seu tio morto, sentiu um horrível sentimento, e desolação, muitas coisas passavam na cabeça dela "A vida é frágil" e coisas do gênero, porém, seu Pai estava ao seu lado, simplesmente pegou na mão da criança e segurou com suavidade, naquele exato momento, o medo sumiu, a criança entendia, que o simples fato do Pai dela estar ali, já era a suficiência para que ela se sentisse segura."
1b.

Usei esse testemunho do Lucado como Analogia, pois na verdade todos nós somos assim, o mundo é aparentemente tão terrível e muitas coisas nos rodeiam e cercam, mas no final, apenas saber que o PAI tem o controle de todas as coisas, mesmo sem saber TUDO a respeito do funcionamento do mundo, nos dá a segurança para crer e seguir em frente.... É algo muito pessoal, Deus deseja que confiemos nEle plenamente, e também nos seus julgamentos.

Pois apenas DEUS pode fazer julgamentos perfeitos, se partimos do pressuposto que Deus é TRANSCENDENTE, nossos julgamentos são imperfeitos... 

Logo por esse motivo o argumento de DEUS ser injusto, não invalida de nenhuma forma os outros que EVIDENCIAM sua existencia, apenas demonstra que
"existe mais entre o céu e a terra, do que sonha nossa vã filosofia"

O fato de não sabermos expressar com totalidade, como funcionam as coisas, não significa que Deus não exista.


Pois temos evidencias obvias que Existe um Criador.

Doutrina da Eleição – Parte II (Entendendo a Eleição)

Doutrina da Eleição – Parte II (Entendendo a Eleição)



Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Rm 9:14

Seria Deus injusto? (Objeção mais comum)
Muitas pessoas, dizem que a doutrina da eleição é cruel, pois Deus predestina algumas pessoas ao inferno, mas não é bem assim que funciona, Deus não precisa eleger ninguém ao inferno, pois todos já estão destinados a ele.
Uma citação do próprio Calvino pode nos dar uma ideia: “Ninguém vai pro inferno, alguns saem dele” - João Calvino.
Paulo também nos diz que a Escolha de Deus com os eleitos, não se trata de Justiça, mas de misericórdia, pois Deus exerce Justiça sobre alguns e misericórdia com quem quer:
Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Romanos 9:15
Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do Senhor diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer. Êxodo 33:19

E completa que
Não depende de quem quer nem de quem corre mas de Deus que se compadece”  Rm 9:16... Assim como a nossa salvação é pela Graça, e não depende de nossas obras, mas de Deus conceder sua Graça e misericórdia.

Deus não precisa destinar ninguém para o inferno... Todos os homens já possuem passagem carimbada pra lá. Deus só usou a misericórdia dele com alguns que ele quis... Não se trata de Juízo, mas de exercer misericórdia. Essa é a explicação reformada.

O fato é que todos os homens já estão condenados ao inferno. E Deus exerce misericórdia com alguns. 

A Eleição é uma doutrina de Calvino?


Eu particularmente (Yuri Schein) Não creio em determinismo fatalista, nem em Karma, porém creio apenas na Eleição/Predestinação Incondicional... Ela é bíblica. 

A doutrina da eleição ou predestinação não é propriamente de Calvino, Agostinho já havia falado nela. Outros homens de Deus falaram nela, inclusive os Apóstolos. A doutrina da Predestinação pode ser vista nos textos: (2 Ts 2:13, 1 Cor 1, Rom 8:29-30, Ef 1:3-11, Atos 13:38, 1 Pe 1:2, Mc 13:20, Mc 13:27, Rm 11:7, Rm 16:13, Tito 1:1, Ap 17:14, 2 Tm 1:9, Tito 1:2, Mt 22:14, Mt 24:22, Mt 24:24, Mt 24:31, Mc 13:22, Romanos 8:33, Romanos 9, Joao 15:16, Ap 13:8
...) E outros

Por que Deus não exerce misericórdia com todos, já que Ele pode? (Outra objeção comum)

Resposta é que Ele, diferente do ser humano, é soberano, assim como para Deus recolher uma vida da terra não é homicídio, pq Ele da a vida e tira, assim também ele pode usar misericórdia com quem Quiser. Pois diferente de nós ele não deve nada pra ninguém:

Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece. - Rm 9:18

Novamente: e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer. - Exodo 33:19

Deus dá a mesma resposta pra Jó:

 
Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois tudo quanto existe debaixo de todo céu é meu. - Jó 41:11

E Paulo teve a mesma resposta, a respeito da soberania de Deus:

 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? 36. Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. - Romanos 11:35-36

Estes dois últimos versículos da à resposta. “
Deus não deve nada pra ninguém. Inclusive misericórdia.

Analogia da Natureza

A Doutrina da Depravação total também explica e responde a pergunta: “Por que Deus não exerce misericórdia com todos, já que Ele pode?”.

Embora pareça ser difícil entender vou tentar te explicar com uma analogia.

Todos nos éramos arvores de pecado... Nascemos com essa natureza, quando uma arvore ainda é uma muda, ela não dá fruto, mas mesmo assim ela é uma Arvore do Pecado.

Temos a natureza adâmica e por isso pecamos. Mesmo as nossas crianças nascem com essa natureza Adâmica, embora sejam mudinhas, elas continuam sendo Arvores do pecado e quando crescerem irão produzir pecado. Ate aqui você deve concordar comigo, qualquer arminiano também...

Mas, porque não acham esse pensamento (da depravação total, descrito acima) injusto?  Pois, sabem que é verdade... Ou não é igualmente "injusto" (no ponto de vista humanista) o fato de nascermos em pecado, sendo que nem foi nossa decisão?

Mas não se trata de injustiça, se trata de natureza. Existem diversos animais que nascem com uma natureza diferente dos outros, por exemplo, os Lobos eles tem a natureza predatória implícita neles. E se por algum acaso eles vierem matar as ovelhas, o fazendeiro não vai querer saber nenhum pouco de Justiça ou natureza ele vai matar os lobos...

O pensamento poderia ser: “Coitadinho do Lobo ele não tem culpa de nascer assim”... Até o momento em que o lobo atacasse algum dos teus filhos ou ovelhas... Ai tu iria exigir justiça... E se ele atacasse não poderia exercê-la afinal, Ele não tem culpa de ser assim é a natureza dele.

A Verdade não tem nada haver com a filosofia humana, ela tem haver com que a bíblia diz. E para Deus somos muito piores que esses lobos da minha analogia, pois ate mesmo nossos atos de Justiça são como trapos de imundícia para ele.

Por isso Jesus veio... Ali Deus provou seu amor para conosco... Mesmo possuindo uma natureza Blasfemadora, ele nos amou e nos vivificou... Tudo isso por sua Graça e Misericórdia.

Boa parte dos cristãos creem na depravação total e que nascemos com o pecado de Adão.. E não acha isso "injusto" pro humanista isso soa muito injusto.  Agora quando se fala de Eleição acham injusto... Hipocrisia...

Eu creio que é só uma questão de tempo para que boa parte das igrejas evangélicas veja que a consequência da Depravação total está alienada a operação de Deus Soberanamente na Salvação, independente do homem.

Não se trata do que nos soa Justo, se trata a respeito da Natureza e Realidade das Coisas.

Estes textos devem acabar com a duvida, analise eles com calma, e peça a Deus revelação, sabemos que por nossas forças, nunca iríamos nos salvar:

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou, também justificou; aos que justificou também glorificou” (Romanos 8:28-30)

Ef 1.5,9,11; 3.11. Ef 1.4. At 2.23, 4.27-28, Is 46.10, 1 Pe 1:2, 2 Tm 1.9


Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; 2 Timóteo 1:9


Sl 135.4, At 13:48, 1 Pe 2:9, Fp 1.6, 1 Ts 1:4


Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; 2 Tessalonicenses 2:13


JOÃO 13.18

 Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura “Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar”.

JOÃO 6.39

E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.


MARCOS 13.27

E ele enviará os anjos e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, da extremidade da terra até à extremidade do céu.


ROMANOS 11.5-9

Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. 6 E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. 7 Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos, 8 como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir; até ao dia de hoje. 9 E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição; 10 escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas.

APOCALIPSE 17.14

Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.

MATEUS 22.14, MATEUS 24.24, MATEUS 24.31, MATEUS 25.34, EFÉSIOS 2.1-10, 

E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), 12 já for adito ela: ‘o mais velho será servo do mais moço’. 13 Como está escrito: ‘Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.’ 14 Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! 15 Pois ele diz a Moisés: ‘Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.
16 Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. 17 Porque a Escritura diz a Faraó: ‘Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.’
18 Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.
19 Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu a sua vontade? 20 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? 22 Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, 23 a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, 24 os quais somos nós, a quem chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?. Rm 9:11-24

MARCOS 4.10-12

Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11 Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, 12 para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles.

Por ultimo:

“João 10:27-29 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.”


Ninguém ali no grego denota: nenhuma criatura criada. Inclusive o crente, pois ele é una criatura criada.

A Doutrina da Eleição – Parte I

A Doutrina da Eleição – Parte I



Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Romanos 9:16

A Eleição é Individual ou Coletiva?

O texto de Efésios deixa claro que fomos escolhidos antes da fundação do mundo:

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade... Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Efésios 1:3-5,11

Entendo, Em Efésios 1:4-6 Paulo nos diz que [Deus] nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor; e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para Si mesmo, segundo o beneplácito de Sua vontade. Ele relata que a predestinação é baseada junto ao bel-prazer da vontade de Deus, não da nossa.

Deus é capaz de salvar aquele em quem Ele se apraz, o que faz dEle o único que finalmente determina os que recebem a salvação. ...o Filho dá a vida a quem Ele quer (Jo 5:21). Se Deus se propõe em salvar uma pessoa, Ele efetuará seu propósito a todo o instante: Todo o que o Pai Me dá virá a Mim; e o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

A Eleição é Universal?

 A ideia de que a predestinação seria universal é rebatida por Jo 15:16, quando Jesus disse para Seus discípulos que “vós não Me escolhestes a Mim, mas Eu vos escolhi a vós”...

 Em João 10:26, Jesus disse aos judeus incrédulos que: “vós não credes, porque não sois das Minhas ovelhas.” Ele não disse vós não sois Minhas ovelhas, porque não creem. Ele disse o contrário. Notoriamente, você não se torna uma ovelha pela fé. Deus deve ter escolhido fazer de você uma ovelha antes de você vir a crer. E aqueles que Deus torna ovelhas de Cristo sempre virão a Ele, tiramos essa conclusão do verso.

"(pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama)," (Romanos 9:11).

O amor eletivo de Deus baseia-se no beneplácito (aprovação) de Sua vontade, jamais em nossos méritos ou deméritos. A eleição divina intervém graciosamente na vida do pecador que Deus escolheu para gozar a vida eterna em Cristo.

Ainda sobre a individualidade da Eleição de Deus:

Paulo explica aos efésios como Deus nos predestinou em amor. “Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado” (Ef. 1:4-6).

E em romanos 8, também vemos:

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” (Rm. 8:29-30

Os que de antemão conheceu – Significa que Ele amou de antemão, com Amor Eterno, Podemos ver um termo similar em Jeremias 31:3 – (apenas por critério de comparação).

Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.Jeremias 31:3

Também os predestinou para serem conformes à imagem de Jesus. – Baseado em seu amor eterno, Deus continua uma cadeia de salvação, Predestinando, chamando, justificando e glorificando aqueles que Ele “conheceu de antemão”

Porque o homem é morto no pecado, ele é incapaz de iniciar uma resposta a Deus, portanto, na eternidade passada Deus elegeu certas pessoas para a salvação. A eleição e predestinação são incondicionais, ou seja, não se baseiam na resposta do homem (Romanos 8:29-30; 9:11, Efésios 1:4-6, 11-12) porque o homem é incapaz de responder e nem quer.

A Eleição é Incondicional?

Ela é incondicional, pois não depende de nenhum de nós preencher um requisito.

É só pensar: um pouco se a salvação é inteiramente baseada na Graça de Deus, não podemos ter obras nenhuma e nem parte nenhuma na justificação, a glória é totalmente de Deus.
Argumentar que Deus é Injusto por não ELEGER aqueles que se perdem, é a mesma coisa que culpar Deus por não escolher qualquer outra pessoa que não existe a vir a existência, por exemplo.

Suponhamos que o Individuo "Marco Silva Saurolino Souza Suarez Gonzales da Mata" não nasceu, ele não existe... Ele não veio a existencia, por que não estava nos planos de Deus, logo seria incoerência minha acusar Deus de não Eleger A ou B, pq se ele quisesse essas pessoas nem existiriam.

O que fizemos para que Deus escolhesse nos Criar? –

 Não fizemos nada, nós não existíamos, Deus nos trouxe a Existência, ele nos ELEGEU, e escolheu nos criar ao Invés de Criar qualquer outra coisa que não estava no seu Propósito, a mesma coisa ocorre em relação a Eleição, ele pode salvar quem ele quer por soberania. O que me intriga é: Ficamos revoltados com Deus por ele nos escolher e não outros para a Salvação, mas não ficamos revoltados por ele não ter feito alguém que não conhecemos?

Pedro escreveu sua primeira epístola “aos eleitos de Deus… segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo” (1Pe. 1:1-2).

Toda Eleição que fazemos é condicional, votamos em alguém porque achamos que ele preenche um numero de critérios, porém Deus, não nos escolhe baseado nas nossas obras, mas nos salva por sua Graça (Ef 2:8-9). Sendo assim a Eleição de Deus é incondicional.


É a mesma coisa que a história da Aboboreira e Jonas...

Jonas chorava por uma aboboreira que ele nem fez nascer, nem cuidou e nem regou, mas não conseguia ter misericórdia da cidade de Nínive, que estava sofrendo, e cidade cujo qual Deus usou sua Misericórdia.

A Salvação é inteiramente pela Graça, por meio da Fé:

Primeiro vem a regeneração em sequencia a fé e então as obras.

Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Tiago 2:20

O que Tiago esta dizendo que é que as Obras são a PROVA que a pessoa realmente teve fé e a experiência do Novo Nascimento e não o contrario.

Veja os números em parêntese:

"Pela GRAÇA (1), sois Salvos, mediante a fé (2), isso não vem de vós é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie, Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus PARA AS BOAS OBRAS (3), as quais Deus de antemão, preparou para que andássemos nelas" Ef 2:8-10

A sequencia é:
1 - Deus concede Graça Ef 2:8

2 - Deus concede Fé - Ef 2:8

3 - Por ULTIMO as Obras- Ef 2:10

Dizer que as obras devem vir primeiro ou ao mesmo tempo na justificação SALVÍFICA é a mesma coisa que pedir para um peixe voar, sem o conceder a capacidade para isso (Novo Nascimento) pois para voar ele teria que deixar de ser peixe e nascer uma Ave.

Conclusão As obras são o fim da obra da Justificação e não o meio. É por meio delas, que podemos verificar se de fato alguém teve a experiência do novo nascimento, as obras são o "tira teima" de que alguém realmente teve a experiência de regeneração.

"Dizer que Deus elegeu apenas os que lhe deu á vontade de eleger não o faria injusto?"

O faria injusto se Ele tivesse elegido no meio de inocentes, como Ele elegeu no meio de injustos, qual direito/moral temos para questiona-lo? Temos que agradecer por Ele ter nos escolhido, Ele não precisa de nenhum de nós, Ele poderia muito bem condenar todos e mesmo assim continuaria justo, isso sim.

E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. - Mateus 24:22