quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Por que não abraçar o Pós-Redencionismo e Expiação Ilimitada

 Por que não abraçar o Pós-Redencionismo e Expiação Ilimitada

por Yuri Schein

Anos atrás (acredito que 3 a 5 anos atrás) quando eu estava lendo mais profundamente sobre expiação limitada, eu fique balançado ao abraçar o pós-redencionismo e a crença de que alguns crentes podem vir a ser salvos e depois perder a salvação, enquanto somente os eleitos receberiam o dom da perseverança, porém eu me afastei dessa inclinação por diversos motivos, os quais eu vou listar:

1. A Justificação pela Fé: 

A Doutrina da imputação também chamada substituição penal, Cristo realmente paga todos os pecados daqueles por quais Ele morreu. Se eu abraçasse o pós-redencionismo, por implicação e força lógica eu deveria abandonar a justificação pela fé e a imputação da Justiça de Cristo sobre mim, e isso seria massacrante para minha própria consciência, além de negar textos claros das Escrituras Sagradas.

2. Exegese clara dos textos que usam para provar a expiação universal: 

Se você usar os principios hermeneuticos como "revelação completa" ou "primeira menção", ou "principio do contexto imediato" e aplicar de maneira correta e lógica você terá que negar a expiação universal ao invés de apoiar ela, os textos mais usados pelos pós redencionistas e arminianos estão aqui, e eu já respondi em diversos lugares, mas é bom examiná-los mais uma vez:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3:16)

Esse é o texto mais usado fora de contexto de todos, primeiramente a pessoa pensa que o "mundo" aqui implica "cada pessoa que existe no mundo", todavia o mundo aqui pode ser representado por toda a criação, Deus amou a sua criação e não poderia mais deixar ela debaixo do pecado, isso bate com o que Paulo ensina em Romanos 8.19-23 quando diz que a criação também aguarda pela manifestação dos FILHOS DE DEUS para que ela seja restaurada. Diversos outros textos corroboram com isso. 

Além disso tudo o próprio verso nega que Jesus irá salvar todos, mas o texto diz "todo aquele que nele crê", ou seja, esse amor de Deus para com o mundo tem em vista salvar "todo aquele que nele crê", o contexto diz que os demais estão debaixo da ira de Deus (Jo 3.36). O próprio livro de João nega que Deus leva todas as pessoas sem exceção a Cristo (Jo 6.37-45) e o próprio Jesus diz que apenas aqueles que o Pai deu a ele creem nele, e que os seus opositores só não criam porque não estavam no grupo das ovelhas dadas a ele pelo Pai (João 10.26-30)

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." João 6:51

Esse é um versiculo onde os sinergistas e pós redencionistas querem implicar por força que pelo fato de Jesus dar a sua "carne" pela vida do mundo, significa que Jesus morre por cada pessoa do mundo. Porém o texto não diz isso, quem aplica assim precisa ler mais a biblia.

a) O contexto imediato nega essa idéia, pois logo após Jesus dizer isso ele afirma: Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.

E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. (João 6:64,65)

b) Os textos profeticos definem o derramamento de sangue e ferimento de Jesus apenas por seu povo: (Isaias 53)

c) Como também os evangelhos sinóticos narram Jesus definindo para quem é derramado seu sangue e por quem seu corpo é partido "muitos" e "vós" : (Mt 26.28, Mc 14.23, Lc 22.19-20)

"Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida." (Romanos 5:18)

Alguns pensam que esse texto defende que a morte de Cristo foi em favor de cada homem do mundo, porém o texto não diz isso por diversos motivos:

a) O verso 17 diz que apenas os que "recebem a abundância da Graça e o dom da justiça reinarão em vida"

b) Ao lidar com o mesmo assunto de maneira resumida Paulo expõe aos Corintios:

Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. (1 Coríntios 15:22)

Aqui podemos ver que os que estão em Adão morrem e daqui todos os homens tem o seu ponto de partida e não há nenhuma exceção, afinal a morte passa a todos os descendentes de Adão e não há homem nessa terra que não seja descendente dele. Mas a maior questão é: todos são vivificados? Não, somente os que estão em Cristo. Portanto apenas aqueles que estão em Cristo é que são vivificados, ou seja "recebem a abundancia da Graça e o dom da justiça" os demais estão mortos em seus delitos e pecados (Ef 2.1-3)

Expondo isto John Murray escreve:

"Portanto, não podemos interpretar a apódose do versículo 18 no sentido de um universalismo inclusivo, visto que supor uma implicação restritiva está em harmonia com as mais corretas normas de interpretação. Em 1 Coríntios 15.22, afirmou Paulo: “Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo”. Conforme o contexto demonstra, o apóstolo estava falando da ressurreição para a vida, referindo-se àqueles que pertencem a Cristo e serão ressuscitados quando ele voltar. Por isso mesmo, o vocábulo “todos”, da segunda cláusula, é restritivo de um modo que o “todos” da primeira cláusula não pode ser. Por igual modo, em Romanos 5.18 podemos e devemos reconhecer que a expressão “todos os homens”, encontrada na apódose, manifesta certa restrição; mas isto não ocorre com a mesma expressão na prótase. O apóstolo não estava interessado em mostrar a extensão numérica daqueles que são justificados, como se isto equivalesse à extensão numérica dos que são condenados; mas o que o interessava era demonstrar a analogia existente entre o caminho da condenação e o da justificação. Ele tinha em vista o modus operandi. Todos quantos estão condenados, e isto inclui a raça humana inteira, estão condenados por causa daquela única ofensa de Adão; e todos quantos estão justificados, estão nesta condição por causa da justiça de Cristo. Todavia, não convém atribuir à justificação a mesma amplitude denotativa da condenação, visto que a própria analogia não exige isso."¹

Para manter de maneira mais clara ainda:

Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens (AQUELES QUE ADÃO REPRESENTOU) para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens  (AQUELES REPRESENTADOS POR JESUS CRISTO) para justificação de vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem (ADÃO), muitos (REPRESENTADOS POR ADÃO) foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um (JESUS CRISTO) , muitos (AQUELES REPRESENTADOS POR CRISTO) serão feitos justos. (Romanos 5.18)

E podemos fazer o mesmo para clarificar mais ainda com o verso que lemos antes aos Corintios:

Porque, assim como todos (REPRESENTADOS POR ADÃO) morrem em Adão, assim também todos (REPRESENTADOS POR CRISTO) serão vivificados em Cristo. (1 Coríntios 15:22)

Mesmo que o universalista insista que Jesus morre pelos crentes, a Escritura afirma que ele morreu por todos os nossos pecados, inclusive o da incredulidade, e nisto está o fato que ele comprou um novo coração fiel para nós (Ezequiel 36.26-27)

E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. (1 Coríntios 8:11)

Aqui os pós redencionistas postulam que o "irmão fraco" foi expiado pela morte de Cristo e pode perecer, porém Paulo não diz que isso ocorre, mas que o irmão "mais forte na fé" age de maneira inconsequente e não leva em consideração o "irmão fraco na fé". A exortação é real, não para o fraco, mas para o que se julga "forte na fé" e age sem amor para com os irmãos.

"E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou... Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

2 Coríntios 5:15,19

Alguns pós-redencionistas usam esses versos para "provar" que Jesus morreu por todos os homens sem exceção. A falha deles é que ao apontar aqui "Ele morreu por todos" eles esquecem de mencionar o contexto, por exemplo o verso 17 que menciona "se alguém está em Cristo" novamente delimitando as nuances da morte de Jesus aos regenerados e que desde o verso 1 Paulo diz "NOSSA CASA", "TEMOS", "GEMEMOS" "SER REVESTIDOS" "FORMOS" "NOS" etc... Portanto o texto não se refere a cada pessoa do mundo, pois desde o primeiro verso está falando da Igreja, no último versiculo Paulo lança

"Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por NÓS; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." (2 Corintios 5.21)

Portanto o apostolo aqui não fala de todos os homens sem exceção.

"Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens",

Tito 2:11

Novamente se analisamos o contexto imediato veremos quem são todos os homens:

"Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. OS VELHOS, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência; AS MULHERES IDOSAS, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as MULHERES NOVAS a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. Exorta semelhantemente OS JOVENS a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. Exorta OS SERVOS a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo, Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador."

Tito 2:1-10

Depois disso ele concluí:

Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e  justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

Tito 2:12-14

Veja que o apostolo liga toda a exortação dos vs 1-10 de TODOS OS TIPOS DE PESSOAS: Servos, velhos, jovens, etc... até essa conclusão e diz ENSINANDO-NOS, mostrando que TODOS os homens se refere a todos os homens que foram de fato alcançado pela graça (todos os tipos) e também diz que a graça leva a abandonar uma vida impiedosa.

Por fim, mesmo que usássemos a interpretação arminiana, que a Graça está manifesta a todos os homens sem exceção, que em sentido da luz natural da pregação do evangelho, não significa que todos os homens podem ver ou responder a ela, visto que estão cegados pelo pecado e com coração endurecido para essa luz (Dt 29.4, 2 Cor 4-4-6, Ez 36.26-27).

Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade (1 Timóteo 2:4)

O texto diz que Deus quer que todos os homens se salvem, se Deus deseja salvar absolutamente todos os homens, isso colocaria a Escritura em contradição, o que não é possível visto que Jesus afirma que a Escritura não se contradiz (João 10.35, Mt 4:5-7, Mt 22.41-46)

A própria Escritura diz que Deus criou pessoas para irem para o inferno e experimentarem a sua ira (Pv 16.4, Rm 9.11-24)

Portanto, todos os homens não podem se referir a todos os homens sem exceção. Então examine os dois primeiros versos:

Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; (1 Timóteo 2:1,2)

Isso significa que Deus quer salvar todos os tipos de homens: pelos reis, por autoridades etc... e não todos os homens sem exceção.

Porque para isto trabalhamos e somos injuriados, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. (1 Timóteo 4:10)

Sobre esse texto devemos observar bem algumas coisas:

A Palavra grega σωτηρ (soter) traduzida como salvador. O dicionário Strong trás 3 possíveis traduções para tal: salvador, libertador, preservador. Agora observe o contexto, Paulo fala a Timóteo para exercer a piedade (vs 7) e logo em seguida diz que "o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir" (verso 8). Perceba o que ele diz que a piedade tem promessa tanto para A PRESENTE VIDA, COMO PARA A QUE HÁ DE VIR. Assim Deus é o "preservador" da vida física, quanto da vida espíritual.

Outro problema é que a Palavra grega não trás Deus como aquele que "pode" salvar "sem exceção" todos os homens se eles quiserem, mas o texto diz que ele é de fato o SOTER, o que se encaixa mais com o meu ponto: Ele é de fato aquele que preserva a vida física de todos os homens agora (NA PRESENTE VIDA) e que salva os piedosos (fiéis) para A VIDA POR VIR.


Ao analisar as ocorrencias dessa palavra no grego você encontrará ela como "preservador ou doador da vida" em passagens como: 1 Tm 6.13, At 14.15-17, 17,28, variantes da palavra em Atos 27.31 e 34 e uma ocorrência na LXX no Salmo 36.6

"Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos" (Hebreus 2.9)

Pós-redencionistas e arminianos usam esse texto para tentar provar que Jesus morreu por todos os homens, eu não argumentarei muito, basta ler o verso seguinte que você verá o terrível engano em que eles cairam:

"Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles" vs 10

Portanto o texto não pode estar falando que Jesus morre por todos os homens sem exceção.

De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?

Hebreus 10:29

O contexto traz uma forte exortação:


Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?

Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Hebreus 10:26-31

Vários argumentos da própria carta de hebreus podem ser usados para refutar a ideia de que aqui existe possibilidade da graça ser resistida, esse texto também constantemente é abordado para tentar defender que existe uma espécie de apostasia possivel para alguém regenerado, porém, se analisarmos bem o próprio livro veremos que é impossível a apostasia, o escritor de Hebreus afirma que com uma só oferta Cristo APERFEIÇOOU PARA SEMPRE OS QUE ESTÃO SENDO SANTIFICADOS (Hb 10.14), o texto não diz que eles são aperfeiçoados pois se santificam, mas ESTÃO SENDO SANTIFICADOS. Agora o texto trás uma exortação para aquele que foi santificado com o sangue e calcou os pés ao sangue do filho de Deus, mas como ele poderia fazer isso se foi aperfeiçoado para sempre?

O texto não afirma de nenhuma maneira perda de salvação ou apostasia, ou que alguém que foi santificado pelo sangue de Jesus possa se perder ou rejeitar, mas ele trás uma possibilidade ilógica para demonstrar a irracionalidade da apostasia. O texto também traz "se vivermos deliberadamente em pecado, já não nos resta mais sacrifício pelo pecado" também é uma impossibilidade o crente regenerado viver em pecado visto que em 1 João 3.9 está escrito "Aquele que nasceu de novo não vive mais na prática do pecado, pois o que permanece nele é a divina semente e não pode viver pecando pois é nascido de Deus", a bíblia não pode se contradizer, a exortação do escritor de hebreus tendo em vista aqueles judeus que haviam abraçado temporariamente o cristianismo e agora voltaram ao judaísmo, essas pessoas é evidente que não nasceram de novo, mas com essa exortação e crendo que Deus usa meio para preservar seus servos, o escritor afirma essa impossibilidade irracional de um crente nascido de novo viver deliberadamente em pecado ou ser santificado pelo sangue de Jesus apostatar da fé, ele esta demonstrando que se isso fosse possivel, seria a pior que rejeitar Moisés, ele faz isso justamente para demonstrar a superioridade do novo testamento sobre o velho, depois dessa forte exortação fenomenológica, concebendo coisas impossíveis como essas, o escritor afirma:

Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.

Hebreus 10:38,39

Essa linguagem fenomenológica é muito comum na escritura, voltemos a Lutero quando ele fala sobre os imperativos:

"Eu, porém, disse o seguinte: se aceitamos as palavras "E estende a mão, etc." simplesmente como são emitidas e pomos de lado figuras e inferências, elas significam simplesmente que se exige de nós o ato de estender a mão e que se indica o que devemos fazer; esse é o caráter da palavra imperativa entre os gramáticos e o uso linguístico. A Diatribe, contudo, após ter sido negligenciada esta simplicidade da palavra, interpreta, mediante inferências e figuras abusivas de maneira forçada, da seguinte maneira: "Estende a mão", isto é, "és capaz de estender a mão com tua própria força"; "Fazei um coração novo", isto é, "sois capazes de fazer um coração novo"; "Crede em Cristo", isto é, "sois capazes de crer". Desta maneira, diante dela, o que se diz de modo imperativo e o que se diz de modo indicativo é o mesmo; de um e de outro modo, está disposta a tonar a Escritura ridícula e ineficaz."

(Martinho Lutero)


Deus nos deu a escritura para estudarmos, analisar textos como esse contra outros textos da biblia seria cair em blasfemia e dizer que Deus e contradiz. Jesus garantiu que nenhum pelos quais ele morreu se perderá: João 10.26-30

"E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." (1 João 2:2)

Esse é um texto bem comum usado por pós-redencionistas para tentar negar a expiação definida. Porém se nós olharmos o texto diretamente no grego e compararmos com outro verso muito similar escrito pelo próprio João veremos que ele não está dalando de todas as pessoas sem exceção:

João 11.52:

... και ούχ υπέρ του έθνους μόνον αλλ' ίνα και τα τέκνα του θεού τα διεσκορπισμένα συναγάγη εις έν.

"e não somente pela nação, mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos"


1 João 2.2:

και αυτός ιλασμός εστιν περί των αμαρτιών ημών, ου περί των ημετέρων δε μόνον αλλά και περί όλου του κόσμου,

E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.


Perceba que em João 11.52 a distinção é que Cristo não morre apenas pela Nação de Israel, mas para REUNIR EM UM SÓ CORPO OS FILHOS DE DEUS, QUE ANDAM DISPERSOS. Isso implica que Jesus não morreu por todos os homens sem exceção.


Arminianos e pós-redencionistas que são "teologos" ou estudiosos, possivelmente tenham alguma obscuridade mental e precisam orar a Deus para que suas mentes sejam clarificadas. Eles lidam sempre com a palavra "mundo" como se ela se referisse a cada pessoa no mundo de maneira individual, se Deus amou todo mundo, o que dizer de Judas? Do Anticristo? E daqueles que como Esaú foram alvos da rejeição divina [Rm 9], por que Jesus diria que "Toda a planta que o meu Pai celestial não plantou será arrancada" [Mt 15.13]


Podemos aplicar o mesmo que falamos sobre a palavra mundo aqui: E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. (1 João 4:14). Que por implicação lógica mundo não pode significar cada individuo do mundo.


A exegese arminiana é um fracasso, outro exemplo é citar 1 João 2.2 e esquecer de comparar esse texto com outros textos do mesmo apóstolo para entender o que significa "mundo todo" [João 11.50-53]


"No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição." (2 Pedro 2:1)


Muitos usam esse texto pensando provar que algumas pessoas por quem Cristo morreu podem se perder e queimar no inferno, todavia a idéia é falsa por vários motivos.


a) O texto não fala que o preço do resgate por esses falsos mestres foi o sangue de Jesus, apenas diz que eles foram libertados da concupciência do mundo pelo conhecimento da verdade, e desobedeceram o "mandamento que lhes foi dado" (vs 21)

b) Jesus dirá aos falsos profetas no final dos tempos que nunca os conheceu (Mt 7.15-23)

c) O contexto imediato diz que esses falsos mestres não eram ovelhas que cairam, mas eram porcos e cães, ou seja, nunca nasceram de novo (2 Pe 2.22)


"O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3.9)


Por mais que o próprio versiculo se refira a "vocês", os arminianos e pós redencionista inferem que esse texto está defendendo que Cristo morreu por absolutamente todas as pessoas sem exceção da face da terra. Mas óviamente como vimos, Deus não deseja que "todas as pessoas sem exceção se arrependam". Sobre esse texto Vincent Cheung comenta:


2 Pedro 1.1 indica que Pedro está se dirigindo “àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa”, e 2 Pedro 3.8 refere-se aos “amados”, que é um termos designando os cristãos. Então, o versículo 9 diz: “Ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento”. A palavra “vocês” aqui obviamente se refere ao grupo ao qual os crentes pertencem, e não aos incrédulos. Portanto, o versículo está dizendo que o Senhor tarda para que os eleitos tenham tempo de se tornarem cristãos.²


Gordon Clark:


“Os Arminianos têm usado o versículo em defesa de sua teoria da expiação universal. Eles crêem que Deus desejava salvar todo ser humano sem exceção e que algo além do Seu controle aconteceu, de forma que frustrou o Seu eterno propósito. A doutrina da redenção universal não somente é refutada pela Escritura em geral, mas a passagem em questão torna tal visão um absurdo.... Pedro está nos dizendo que o retorno de Cristo espera o arrependimento de certas pessoas. Agora, se o retorno de Cristo aguardasse o arrependimento de todo indivíduo sem exceção, Cristo nunca voltaria. Essa não é uma interpretação nova. As Similitudes viii, xi,1, no Pastor de Hermas (130- 150 d.C.), ... diz, ‘Mas o Senhor, sendo longânimo, deseja [thelei] que aqueles que foram chamados [ten klesin ten genomenen] através do seu Filho sejam salvos’... São os chamados ou eleitos a quem Deus deseja salvar”.³


3. Textos que afirmam diretamente a Expiação Definida: 


Além de todos os motivos acima que eu mencionei porque não abracei a expiação ilimitada ou o pós-redencionismo agostiniano, luterano ou anglicano está nos textos diretos e claros das Escrituras lidam sobre o assunto, podemos ver alguns deles aqui:


“Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.” Isaías 53.11-12


“Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.” Mateus 1.21


“Tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” Mateus 20.28


“Porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.” Mateus 26.28


“Então, lhes disse: Isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos.” Marcos 14.24


“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” João 3.16-18


“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.” João 10.11-15


“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.” João 15.13


“É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra.” João 17.9,20


“Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade.” Atos 18.9-10


“Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.” Atos 20.28


“O qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.” Romanos 4.25


“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” Romanos 5.8


“Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.” Romanos 8.32-34


“Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.” 1 Coríntios 2.12


“Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gálatas 2.20


“E andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” Efésios 5.2, 25-27


“Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.” Tito 2.13-14


“Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles. Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação. E outra vez: Eu porei nele a minha confiança. E ainda: Eis aqui estou eu e os filhos que Deus me deu. Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo.” Hebreus 2.10-14


“E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.” Hebreus 5.9


“Assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.” Hebreus 9.28


“Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas. Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. Hebreus 10.10-14


“Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” 1 João 4.9-10


“E da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados.” Apocalipse 1.5


“E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.” Apocalipse 5.9


4. Argumentos finais que devem ser observados:


Qual a intenção de Deus na Morte de Cristo?


Ao fazermos essa pergunta é imprescindível analisarmos o evangelho de João, nós veremos desde os primeiros capítulos que "Deus Pai enviou Cristo ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele!"Jo 3.17 Está afirmação é maravilhosa, porém se pararmos por aqui, caímos no Universalismo, o versículo seguinte traz "Quem crê nele não é condenado, quem não crê já está condenado" v 18, a mesma coisa vemos no v 16 "Deus amou o mundo de tal maneira" expressão do caráter divino, "que deu o seu Único filho para que todo aquele que nele crer não pereça mais tenha a vida eterna" intenção, esse é o proposito da morte de Cristo: "Salvar todos aqueles que creem nEle", os crentes são conhecidos na bíblia como povo de Deus. Até aqui tanto arminianos como calvinistas creem, até certo ponto, da mesma maneira, Cristo morreu por todos os que creem. Mas o evangelho do João é muito rico, e Cristo vai desdobrando cada vez mais o proposito de Deus, se pararmos por aqui não iremos descobrir qual era a intenção do Pai, por isso vou levar vocês até o capitulo 6 de João, onde a questão encontra tensão máxima.


 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.  Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. João 6.37-39


Para que você entenda este texto é necessário ler todo o contexto e o que estava acontecendo aqui: Jesus havia acabado de fazer o milagre da multiplicação dos pães e peixes, o povo se saciou com pão, no versículo 15 vemos que o povo queria fazer de Cristo seu Rei, seguindo o texto no vs 26 Jesus diz que eles não creram nele por evidencia dos sinais que operou, mas sim porque comeram do pão e se saciaram, isso demonstra que a fé deles não era uma fé genuína gerada pelo arrependimento e revelação do Espirito, mas uma fé plenamente natural e interesseira, prosseguimos, no vs 28 os judeus perguntam para Jesus o que deveriam fazer, qual obra que eles deveriam realizar, ou seja "Jesus o que nós temos que fazer?" Jesus responde aos Judeus "A Obra de Deus é esta: que creais naquele que ele enviou" vs 29. Deus não requer esforço do homem, requer a fé no filho de Deus, porém o proprio Senhor nos diz que essa Obra é de Deus e não nossa. Quando seguimos mais um pouco pelo sexto capitulo do evangelho de João, chegamos onde queríamos, qual a intenção de Deus em enviar Cristo ao mundo? O vs 38 traz o seguinte "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" Este é um prenuncio, Jesus esta olhando para os judeus agora, que vieram até ele para aclama-lo como Rei porém não criam de verdade nEle, e ele diz que veio do céu não para fazer a vontade dEle, eles queriam aclamar Cristo como Rei, mas Cristo via a si mesmo como Servo, ele diz para eles em poucas palavras isso: "eu não posso ser rei, pois eu não vim fazer a mim vontade, eu vim fazer a vontade daquele que me enviou", "eu tenho uma missão, eu tenho um proposito e uma finalidade eu não posso trocar esse proposito por caprichos humanos",  em outras palavras "eu vim servir e não para ser servido" Compare com Mateus 20.28, no versiculo 39 ele exclama qual a vontade, qual o proposito e inteção do Pai com a sua morte:  "E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia". Jesus veio expecificamente para aqueles que o Pai deu, para guardar todos os que o Pai deu a Ele, esse é um dos ápices da revelação da intenção de Deus a levar Cristo ao mundo, isso ressoa também com a obra de Cristo na terra quando ele afirma no evangelho sinótico de Mateus:


Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Mateus 20:28


Essa é a intenção da morte de Cristo, dar a sua vida em resgate de muitos, diversos outros textos quando lidam com a intenção da morte de Cristo nos demonstram isto:


Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. Isaías 53:10,11


 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Mateus 1.21


 Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Mateus 26.28


Continuando a exegese do Capitulo 6 de João, podemos ver ainda que Cristo demonstra claramente o proposito e definição da vontade do Pai:


Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6.40


A intenção do Pai é que todo aquele que veja o filho e creia nele tenha a vida eterna, veja bem isso, agora seguimos:


Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:44


A oferta do evangelho é uma oferta sincera pois todo aquele que ve o filho e cre nele tem a vida eterna, porém os judeus replicaram e Jesus respondeu a eles, que eles não conseguiam fazer isso, não por uma inabilida fisica (pois todos eles estavam diante de Jesus), mas sim por uma incapacidade interior, e por isso o Senhor determina a causa dessa recalcitrância dos Judeus "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer"


Como podemos ver não é por uma falta de poder ou inabilidade do Sacrificio de Cristo que as pessoas não são salvas, pelo contrário o sacrificio de Cristo é suficiente para todos e todos são chamados para participarem deste evangelho, porém a eficiencia é derramada somente aos que creem, ou seja aqueles que o Pai traz até Cristo. Logo a intenção do Pai é salvar todos aqueles que ele traz até Cristo, estes creem, e que Cristo os de a vida eterna e os ressuscite.


Posteriormente Jesus afirma a mesma coisa aos discípulos no encerramento do Capitulo:


E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. João 6:65


Esse é o proposito e intenção do Pai, alguns agem como se não fosse o mesmo proposito e intenção de Jesus, eles dizem que o Pai decidiu salvar os eleitos por meio da expiação, porém Cristo fez um sacrifício voltado a toda a humanidade de maneira indistinta, porém o proprio Jesus diz "Eu vim não para fazer a minha vontade, mas sim a daquele que Ele enviou" portanto a vontade do Pai é necessariamente á vontade do filho, os dois são o mesmo Deus.


No Capitulo 10 de João vemos aquilo que eu vejo ser a afirmação mais categórica da expiação definida, porém para chegarmos lá vamos analisar o texto proposto:


"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um. Evangelho de João 10:11,14-16,25-30


Este texto é um dos textos que me trouxe a doutrina da Eleição, continuando nossa abordagem á respeito da Intenção da morte de Cristo, podemos ver que O Senhor afirma que dá à sua  vida pelas ovelhas no contraste disso mais claro ele diz no vs 26 "Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito" Cristo está especificando aqui o motivo pelo qual os fariseus não creram, pois eles não eram das ovelhas de Cristo, esse é o motivo pelo fato de não crerem, mas o Senhor deixa aqui de maneira muito clara que ele morre pelas suas ovelhas, e ainda ressalta que possui "ovelhas não deste aprisco" se referindo óbviamente "aos filhos de Deus que andam dispersos pelo mundo inteiro" João 11.50-53


O último versiculo de João que quero analisar sobre a Intenção da obra de Cristo é João 17.9

Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. João 17:9

Jesus não orou pelo mundo, mas orou por aqueles que o Pai deu para ele, no contexto de João 17 podemos ver que Jesus estava firmemente voltado para aqueles que o Pai deu a eles e todos aqueles que viriam crer por intermédio dos apostolos. E menciona inclusive Judas que é o filho da perdição. Isso nos ressalta que a obra de Cristo teve a intenção não de salvar o mundo, mas aqueles que o Pai deu à Ele.


O Coração da doutrina da Eleição


Por fim, para não prolongar mais o assunto, vou passar a epistola de Efésios, onde Paulo nos demonstra um padrão para o casamento:


 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5.25-27


Esta passagem nos apresenta um ponto que eu creio que seja chave para entendermos tanto a intenção quanto o amor de Cristo pela sua amada Igreja. O Apostolo Paulo aqui nos mostra que assim como Cristo deu a vida por Igreja o marido deve fazer pela sua esposa, em outras palavras o marido não morre por uma mulher qualquer, nem por outra mulher, ele não se entrega de maneira plena à uma desconhecida, mas apenas aquela pelas quais ele trocou votos, aquela que ele jurou amor eterno, e fez uma aliança. O amor não pode ser uma mera decisão, também não é um mero sentimento, o amor é uma aliança, as alianças dos homens são quebráveis, mas as alianças de Deus são inquebráveis, em hebreus nós vemos a imutabilidade de Deus e de suas promessas:


Porque os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda a contenda. Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento; Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Hebreus 6:16-20


A aliança é a base do amor, bem como o alicerce de qualquer vinculo ou amizade real, se algum homem começar a entregar sua vida por uma outra mulher com todo seu ser, obviamente ele não faz isso motivado em qualquer outra coisa a não ser seu interesse de ter ela para si, então assim como o marido se mantem fiel a sua esposa por mais que ela falhe com ele, assim também Cristo não abandona sua noiva pelo qual ele deu sua vida.


Isso se mantem pelo fato de que Cristo continua intercedendo por sua noiva, essa intercessão mostra que Ele é cumpridor de sua aliança, intercedendo sempre por aqueles que ele escolheu:


Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Romanos 8:34


Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25


Segundo o escritor de Hebreus essa intercessão é sacerdotal, ela é continua, Cristo intercedeu, intercede e intercederá por nós enquanto precisarmos, essa obra  é perfeita e completa. Esta fundamentada na sua aliança, que esta fundamentada na sua intenção de salvar todos os seus eleitos.

Aqueles que removem a aliança removem o amor de Deus, a aliança divina e o pacto dEle é o proposito pelo qual o filho veio ao mundo.


Continuando a linha do casamento


A Igreja é feita da mesma matéria de Cristo


Uma coisa maravilhosa sobre a expiação definida não é apenas que Cristo morre pela a Igreja, derramando seu sangue para purificar os seus pecados:


Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Atos 20.28


Cristo também morre para ser cabeça de uma nova raça, e criar assim um novo homem:

 Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. 1 Corintios 15.21-23


Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. 1 Corintios 15.44-48


Paulo diz que Adão era alma vivente, mas Cristo agora é espirito vivificante, assim como Cristo é, nós também somos, ele diz assim como é o celestiais os outros também são celestiais, ele está se referindo também a nossa glorificação, mas espiritualmente falando isso tem uma implicação prática maravilhosa.


Quando Deus foi criar a mulher ele derramou profundo sono sobre Adão, tomou a sua costela e fez a mulher, Adão tipifica Cristo e Eva tipifica a Igreja, assim também Cristo na Cruz morreu, e do seu corpo ele fez a Igreja, essa união espiritual de Cristo e da Igreja é feita por Deus. Um ser humano só pode se casar com outro ser humano, assim também Cristo só pode se casar com outro da sua espécie, assim ele cria a Igreja desta nova raça e natureza, foi por ela que ele derramou seu sangue, e é por ela que ele foi partido e teve seu corpo moído na cruz.


A Bíblia diz que Deus tem a aparência de Jaspe:


E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda. Apocalipse 4:3


A Nova Jerusalém simboliza a Igreja de Deus, também tem os muros de Jaspe:


E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente. Apocalipse 21:11


Assim também Cristo derramou seu sangue para purificar a Igreja, e deu o seu corpo para que o Pai tomasse e fizesse para si a sua Noiva, para isso, como Adão, Ele “dormiu” e ao terceiro dia “acordou”, podendo assim tomar sua esposa que é agora da mesma “espécie” que Ele.


A Expiação não é uma mera tipologia nem tem apenas efeitos banais, mas ela é o amor de Cristo pela sua noiva amada, o Pai escolheu a noiva para o filho, e o filho pagou o dote por ela.


Expiação uma obra forense completa


John Owen enfrentou resistência de Richard Baxter pelo fato de ter pregado a expiação de maneira substitutiva, segundo Owen o sacrificio de Cristo pagou por todos os pecados dos eleitos de maneira plena e penal, foi completo substituto, mesmo antes deles creem, essa obra já estava legalmente sobre os eleitos. Isso fez Baxter temer que John Owen estivesse dando espaço ao antinomianismo, e desencorajasse que os crentes depositassem sua fé em Cristo de alguma maneira. Na verdade o raciocinio de Owen nos leva a uma pergunta: "O que gerou o que?"  É a nossa fé colocada na obra de Cristo por nós que nos faz justos, mas essa fé vem de onde? O raciocinio é simples, está fé do próprio Cristo, dada por nós, o que Cristo obteve para nós na cruz, foi um novo coração, este novo coração é uma promessa da Nova Aliança, vejamos:


Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. Lucas 22:20


Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Mateus 26:28


Significa que na cruz cristo estava pagando por todas as promessas do novo pacto (nova aliança), lemos que uma das promessas da nova aliança é nos dar um novo coração:


E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. Ezequiel 36:26,27


O homem possui um coração de pedra, um coração incircunciso, portanto um coração carnal, Paulo diz que cremos com o nosso "coração":


Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Romanos 10:10,11


Em contrapartida, Estevão diz que o coração do homem natural é incircunciso e endurecido:


Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. Atos 7.51


Algumas pessoas pensam que este é apenas o estado dos judeus religiosos, mas Paulo afirma que tivemos o coração circuncidado também, demonstrando que também tínhamos uma natureza indisposta para Deus:


No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo; Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. Colossenses 2:11,12


Esta carta é para a Igreja de Colossenses, portanto não está falando diretamente com os judeus, o que prova que todos os homens não-regenerados possuem o coração incircunciso.


O Fato é que o homem não regenerado está morto em seus pecados e com este coração incircunciso e de pedra não tem como responder com fé, por ter um coração insensível, é com o coração que cremos. (João 3.6, Romanos 8.8, Efésios 2.1-4)


Porém a promessa da Nova aliança é justamente nos dar um coração novo:


Porém não vos tem dado o Senhor um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje. Deuteronomio 29.4


E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas. Deuteronômio 30:6


Nenhum homem jamais circuncidou o seu próprio coração. Nenhum homem pode dizer que, pelo poder da sua própria vontade, começou a fazê-lo e que Deus então o ajudou pela Sua graça. A circuncisão do coração feita pelo Espírito Santo remove a cegueira, a obstinação e a teimosia que habitam naturalmente em nós. A circuncisão do coração remove todos os preconceitos da mente e do coração que impedem e resistem à conversão. Portanto, se toda essa resistência e oposição são removidas, como pode o coração resistir à operação da graça? (Vide Ezequiel 36:26,27; Jeremias 24:7; 31:33; Isaías 44:3-5)." — John Owen.


Voltamos agora a Mateus quando Jesus diz que derramou o Sangue da Nova aliança por muitos:


Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Mateus 26:28


Jesus estava comprando para o seu povo todas as promessas da Nova Aliança, ele estava fazendo pagamento por todas as bênçãos espirituais que recebemos do Pai celestial, e por um novo coração para que possamos crer.


O Texto de Gálatas 2.20 na corrigida e fiel trás:


Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20


Essa fé que recebemos não é nossa, mas foi comprada pelo filho de Deus, por isso também recebemos o Espirito do Filho:


E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Gálatas 4:6


Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. Romanos 8:15


O Escritor de Hebreus também nos diz que Jesus Cristo é o autor e consumador de nossa Fé:


Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Hebreus 12:2


Portanto a Fé salvadora é o próprio coração de carne que Cristo nos dá por meio da pregação do evangelho, sendo a própria Palavra de Deus e também o próprio Espirito infundido dentro de nós, vemos que a Fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus e em outro texto, vemos que a fé é um espírito: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10.17


E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos. 2 Corintios 4.13


Nós também podemos dizer que a Fé é o resultado da obra da Palavra somada com a obra do Espirito em nosso ser.  Paulo diz que o homem caído era como a terra sem forma e vazia, ele usa essa analogia:


 Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. 2 Corintios 4.6


Paulo diz que a salvação é como Deus dizendo haja luz, devemos nos lembrar que antes de Deus dizer haja luz, o Espirito já pairava sobre a face das águas:


E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. Genesis 1.2-3


Essa é a fé salvadora, uma obra feita pelo Espirito Santo e pela Palavra de Deus em harmonia, nos dando esse novo coração piedoso, então a Fé não é uma mera decisão intelectual ou mudança de comportamento, mas a própria natureza de Deus em nós, comprada pelo filho de Deus na Cruz, infundida em nós através da pregação pelo Espirito Santo nos Escolhidos de Deus.


5. Recomendações


Sobre a expiação definida ou limitada, eu recomendaria ler algumas obras:


1. Por quem Cristo Morreu? John Owen (Editora Pes) é uma obra condensada do "A Morte da Morte na Morte de Cristo", porém me parece que outra editora irá lançar esse livro de Owen completo esse ano

2. Por quem Cristo Morreu? Angus Stewart (Gratuito em Pdf, você também pode pesquisar no site desse mesmo autor argumentos em prol da expiação limitada)

3. Do Céu Cristo Veio Buscá-Lá (Editora Fiel)


Acredito que esses três já são o suficiente para alicerça-lo na fé e não te deixar vacilante com esses ventos de doutrinas que vem aparecendo na Internet nesses últimos anos.


¹ John Murray | Comentário de Romanos

² Vincent Cheung | Teologia Sistemática

³ Gordon H. Clark | 1 & 2 Peter. Presbyterian and Reformed Publishing Co., 1980, 71

1 Coríntios 1.8

por Yuri Schein 

A bíblia é cheia de promessas que demonstram que um crente verdadeiro nascido de novo não pode perder a salvação. Em 1 Corintios 1.8, o Apóstolo Paulo diz o seguinte:

"ὃς καὶ βεβαιώσει ὑμᾶς ἕως τέλους ἀνεγκλήτους ἐν τῇ ἡμέρᾳ τοῦ Κυρίου ἡμῶν Ἰησοῦ Χριστοῦ"

A pronuncia seria assim:

"hos kai bebaiōsei hymas heōs telous anenklētous en tē hēmera tou Kyriou hēmōn Iēsou Christou"

A versão Almeida Corrigida e Fiel trás esse verso assim:

"O qual vos CONFIRMARÁ também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo"

Aqui a palavra grega βεβαιώσει (bebaiōsei) foi traduzida como confirmar, isso se dá a entender que Deus que confirmará a obra que ele começou, todavia devido a falta de habilidade de muitos, essa tradução não é preferivel, além de ser imprecisa quando se refere a essa expressão por parecer vaga, por exemplo a Bíblia Interlinear traduz "βεβαιώσει" bebaiōsei como SUSTENTAR:

"que também irá SUSTENTÁ-LOS irrepreensíveis até o fim no dia do nosso Senhor Jesus Cristo"

Para um pastor de campo essa simples palavra faz toda a diferença na hora de pregar a perseverança dos santos, pois na mente cauterizada dos semi-pelagianos se manter salvo é uma obra do homem e não de Deus, "confirmar" pode muito bem ser distorcido, todavia SUSTENTAR é um pouco mais dificil e requer mais malabarismo.

O Dicionário Grego Thayer traduz "βεβαιώσει" como: firmar, estabelecer, confirmar, certificar-se.

O Dicionário Strong traduz: confirmar, estabelecer.

Se você usar o principio de ocorrência bíblica para essa Palavra você terá o seguinte:

"E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e CONFIRMANDO a palavra com os sinais que se seguiram. Amém". (Marcos 16:20)

Digo, pois, que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para que CONFIRMASSE as promessas feitas aos pais;
Romanos 15:8

O mesmo acontece nas demais ocorrências: 2 Co 1.21, Cl 2.7, Hb 2.3, 13.9

Essas confirmações não são meras possibilidades, mas atos e eventos que demonstraram como certas aquelas coisas que os precederam. Ninguém negaria que os milagres realizados pelos discipulos foram confirmações de suas Palavras, ou seja da pregação do evangelho. Assim, aquele que confirmaria os crentes de Corintios seria o próprio Deus. Não eles próprios. É Deus quem preserva Seu Povo.

Tendo em vista tudo isso a Nova Versão Internacional traduz o texto de 1 Corintios 1.8 assim:

Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Coríntios 1:8)