quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Criacionismo Contínuo

  "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." (João 5.17)

 "Creiamos, portanto que Deus trabalha constantemente, de modo que todas as coisas criadas pereceriam, se seu trabalho fosse retirado" - Agostinho | Comentário de João 5.17 

 "... sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder " (Hebreus 1:3) 

 A criação não contém poder em si mesma para continuar sua própria existência, antes Deus faz com que ela continue existindo de maneira ativa e direta. Deus "sustenta" todas as coisas que ele criou por sua Palavra, a existência da criação depende de Deus sustentar sua existência e não de uma existência inerente. 

 "pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste." (Colossenses 1:16,17) 

 Toda a criação subsiste em Deus, não possui em si mesma poder de continuar existindo. Antes ela recebe de Deus sua existência a cada instante, pois nele ela tem subsistência. A Bíblia afirma que Deus "faz todas as coisas" conforme o Conselho da Sua Vontade [Ef 1.11] e que esse poder secreto e poderoso controlador de todas as coisas embora oculto, pode ser percebido na criação, como no poder ativo de Deus em controlar o vento, ou de formar um bebê no ventre de uma mulher grávida (Ec 11.5), nós por meio da iluminação do Espírito Santo através da Palavra de Deus, afinal é por esse mesmo controle ativo e continuo de Deus sobre toda a criação que sabemos que todas as coisas cooperarão para o nosso bem (Rm 8.28) afinal Deus que "viu os nossos ossos ainda informe" (Sl 139.16) é o mesmo que formou os nossos ossos e todo o nosso ser no ventre da nossa mãe (vs 13-15), ele mesmo escreveu todos os nossos dias (Sl 139.16) seu controle sobre a nossa vida é como de um escritor que compõe uma história, seu controle está sobre todas as suas obras (Ec 9.1 KJA), seu poder secreto e determinação ativa de todos os eventos que acontecem no mundo é tão certo que Ele determina até um lançar de dados (Pv 16.33), Ele também controla até mesmo a queda de um passarinho (Mt 10.29) e até mesmo a queda dos cabelos de nossa cabeça (Lc 12.6-7) O Escritor de um livro apócrifo, geralmente atribuído a Salomão deixa registrado: "Como poderia subsistir qualquer coisa, se não o tivésseis querido, e conservar a existência, se por vós não tivesse sido chamada? Mas poupais todos os seres, porque todos são vossos, ó Senhor, que amais a vida." (Sabedoria 11.25)