quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Entendendo o Jovem Rico

As Leis e as exigencias do Senhor Jesus nos evangelhos sinóticos são tão terríveis, elas nos falam de um inferno real e eterno, bem como de uma justiça que é inatingível ao homem, seria mais fácil o homem conseguir entrar vivo nu dentro de um vulcão em chamas do que cumprir as exigências, tamanho é o padrão do evangelho do Reino pregado pelo Senhor Jesus, e tamanho é a exigência para alcançar a salvação que, uma vez, os discipulos ao verem Jesus despedir o jovem rico exclamam: "“Sendo assim, quem pode ser salvo?” Mateus 19.25. Toda essa verdade faz com que a doutrina da Justificação nos seja preciosa e maravilhosa de mais, Deus justifica "gratuitamente por sua graça os que creem" (Romanos 3.24), se a morte e a destruição reinam sobre o homem morto em delitos e pecados "Muito mais agora (Rm 5.9)... muito mais (Rm 5.10)... muito mais (Rm 9.15)... muito mais (Rm 5.17), super abundou a graça aos que creem (Rm 5.20), essa preciosidade da doutrina da Justificação Gratuita pela Graça de Jesus faz contraste com a doutrina da retribuição eterna dos que rejeitam o evangelho da salvação com arrependimento, de maneira que O Senhor responde aos discipulos sobre o Jovem Rico "Aos homens é isso [Salvação] é impossível, mas a Deus tudo é possível" Mateus 19:26

Por que Jesus disse ao Jovem Rico que só existe um bom que é Deus?

E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
Marcos 10:18

Alguns arianos teimosamente usam esse versículo de Marcos para dizer que Jesus não é Deus, mas Jesus em outra vez disse que ele é bom e também diz que ele é manso e humilde de coração:
"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11" e também "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29

Então, o que Jesus quis dizer ao jovem rico? Jesus quis ensinar para ele que nenhum homem é bom! O jovem rico não se aproximou de Jesus como Deus, mas apenas como um mestre, o jovem rico disse "Bom mestre", não adianta nos aproximarmos de Jesus como bom mestre moral e não nos aproximar dEle como Deus! A Idéia de que Jesus não é Deus não pode salvar ninguém. Jesus só pode ser verdadeiramente bom se Ele for Deus, pois homem nenhum [criatura nenhuma] é bom (o próprio Senhor diz isso). A biblia diz que até mesmo aos seus anjos Deus atribui imperfeições - Jó 4.18. O Jovem rico estava com a teologia farisaica errada que ensina que existe ainda algo de bom no homem, e Jesus ao fazer a pergunta "Por que me chamas bom?" estava dizendo para ele: Não existe nada de bom no homem! Para acabar de vez com a doutrina errada do Jovem rico O Senhor o testou, perguntou para o Jovem se ele conhecia a Lei e se ele a obedecia, pois se fizesse isso viveria; a biblia afirma que é impossível ao homem se justificar pela Lei, mas o Senhor mesmo assim estabeleceu o padrão para o Jovem Rico para o testar, o Jovem afirmou "Tudo isso tenho observado desde a minha mocidade" o Jovem Rico acreditava que ele era bom, por isso ele ainda acreditava que existia bondade nos homens, quando ele viu Jesus ele não conseguiu distinguir a diferença entre Jesus e os homens, pois para ele Jesus era apenas um mestre moral. O Senhor estabeleceu a ele outro teste "Vende tudo que tu tem e dá aos pobres, depois vem e me segue" por que o Senhor fez isso? Nesta ordem o Senhor estava subjetivamente colocando os dois maiores mandamentos da Lei "Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo" o Jovem rico não conseguiu nem amar a Deus sobre todas as coisas, pois amou as suas riquezas. Mas o mais interessante é o que vem antes dessa ultima pergunta, antes do Senhor fazer a pergunta que afastou o Jovem, a biblia diz que Jesus o amou Mc 10.21 " E Jesus, fitando-o, o amou e disse". O Amor de Jesus pelo jovem rico não omitiu o teste e a verdade, não omitiu a exposição da fraqueza da religiosidade do Jovem rico. Nós não devemos odiar os religiosos e Impíos, devemos amar eles, e levar eles a entender que sem O Senhor Jesus como Deus e Salvador de suas vidas eles não se salvarão. A bíblia não diz se depois que o Jovem Rico foi embora, lá na frente se arrependeu e seguiu Jesus, na verdade a escritura não fala dele novamente, isso nos mostra que não devemos avaliar o nosso evangelismo se as pessoas religiosas estão nos seguindo ou não, quem seguia Jesus era a multidão de pecadores arruinados que se arrependiam. E em João 6, a biblia diz que MUITOS abandonaram Jesus por causa das palavras duras dEle. A verdade deve ser dita com amor, mas o amor jamais pode ser expressado sem a verdade. Nosso dever é fazer as pessoas olharem para Cristo e não para nós mesmos ou nossas próprias ideias, alguns religiosos fazem de Jesus um idolo moral igual o Jovem rico e não um salvador, não alguém que realmente morreu pelos nossos pecados nos quais nós temos uma salvação certa, nós não podemos aceitar um Jesus assim, pois estaremos agradando os religiosos e afastando os pecadores que são totalmente conscientes de seus pecados. Por outro lado, como Jesus fez com o Jovem rico, nós devemos fazer com os religiosos, ANTES DE FAZER A ULTIMA PERGUNTA JESUS OLHOU NOS OLHOS DELE E O AMOU, devemos nos perguntar se estamos respondendo a pergunta simplesmente para ganhar uma disputa ou se estamos fazendo isso porque amamos a pessoa.

TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME

Quando um jovem muito rico chegou até Jesus perguntando como faria para entrar no reino de Deus. Jesus o questiona usando a Lei dizendo "Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos". [Mateus 19.17]. É evidente que Jesus sabia que ninguém conseguia cumprir os mandamentos, e que a justificação só pode ser alcançada pela fé e não pelas obras da Lei [Galatas 3, Romanos 3, 4, 5 etc...]. Mesmo assim, Jesus exibe ao Jovem rico a justiça perfeita de Deus pela Lei, essa justiça deveria ter tapado a boca do jovem rico e ele deveria dizer que merecia o inferno [Romanos 3.18-19] porém o próprio jovem rico disse o contrário, ou seja, mentiu: "A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?" O Jovem rico disse que ele cumpria a lei, e perguntou o que lhe faltava, então Jesus o chama para ser seu discipulo, vender tudo o que tinha e dar aos pobres! Essa é a cruz de todo o discipulo, abrir mão de tudo que tem e seguir a Cristo. "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me" verso 21. O Jovem rico foi embora pois tinha muita propriedade e bens, a afirmação comum é que ele amou mais o dinheiro. Mas vamos ver o que acontece logo em seguida. Jesus afirma aos discipulos que é mais fácil um camelo entrar no fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus [verso 23], os discípulos vendo que o padrão da Justiça de Deus era tão alto exclamam: Neste caso, quem pode ser salvo" v 25. Então Jesus revela a eles o evangelho, no que consiste realmente a salvação, o que Jesus não ensinou para o jovem rico, Jesus deixou que o Jovem rico tentasse pagar pela sua salvação, Jesus queria que ele visse que é impossivel tomar tal cruz, para só então perceber que a salvação era de Graça e então depois de salvo a pessoa toma a cruz, pois Deus opera o querer e realizar ~[Filipenses 2.13]. Por isso Jesus afirma o seguinte "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis". verso 26. Ou seja, a Salvação é uma obra completa de Deus. Não depende de quem quer ou de quem corre [Romanos 9.16], o fato de que DEPOIS DE SALVO e Regenerado, alguém toma a sua cruz e corre a carreira proposta, só ocorre pois DEUS É QUEM TERMINA A OBRA QUE ELE MESMO COMEÇOU [Filipenses 1.6] Deus coloca o desejo opera o querer e também o REALIZAR [FILIPENSES 2.13] embora o crente DEPOIS DE REGENERADO, tome a cruz, é porque Deus os faz tomar a sua cruz e seguir Jesus, não pela força dos seus braços mas pela Graça de Deus. Afinal Deus os escolheu para isso antes da fundação do mundo [Efesios 1.4-5] a salvação não é pelas obras, ela é pela Graça mediante a fé [Efesios 2.8-9] as obras são frutos do Espírito Santo, as quais Deus preparou para os santos andarem nelas e não se esforçarem para cumpri-las por sua própria forã [Efesios 2.10]. Quando Paulo fala em atos pecaminosos da Carne ele usa a palavra Obras [Galatas 5.19-21] mas quando ele fala das boas obras dos crentes, ele fala em Frutos [Gl 5.22-23] tudo isso, pois o que o Espírito gera são frutos. Não existe força para uma arvore boa gerar bons frutos [Mateus 7] cada arvore gera conforme a sua especie, e o crente regenerado gera de acordo com a especie dele [1 João 3.9], alguns perguntam, e aqueles que abandonaram a fé? João responde que eles nunca foram dos nossos [1 João 2.19] nunca nasceram de novo, até aqueles falsos mestres que foram resgatados temporariamente do mundo perverso, nunca foram ovelhas, sempre foram porcos e cães [2 Pedro 2.22]. Jesus diz que toda a planta que o Pai não plantou será arrancada [Mateus 15.13] se referindo aqueles falsos judeus no meio do povo de Deus, eles não são plantas que se plantaram sozinhas, ou que foram plantadas por Deus, não! Eles são plantas que o PAI NÃO PLANTOU, nunca foram salvos, é por isso que Jesus diz aos judeus que não creram nele que eles não creram porque não eram das suas ovelhas dadas pelo pai [João 10.26-30]. A salvação é totalmente pela Graça de Deus, até as nossas obras e até quando tomamos a Cruz é uma obra de Deus, e só podemos fazer isso depois que Deus tira de nós um coração de Pedra e nos dá um de carne, ele também promete que ele mesmo é que nos fará andar em seus caminhos e em seus estatutos e não que nós fariamos isso por si mesmos [Ezequiel 36.26-27] a mesma coisa ele diz em Jeremias quando promete que colocaria o temor no nosso coração para que nunca nos apartassemos dele [Jr 32.40] e é por isso que o escritor de Hebreus repete Jeremias 31, não como sendo uma promessa só para Israel mas para todos os escolhidos de Deus em Hebreus 8:

Deus, porém, achou o povo em falta e disse: "Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; visto que eles não permaneceram fiéis à minha aliança, eu me afastei deles", diz o Senhor. "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor. "Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior. Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados".
Hebreus 8:8-12

Agora irei publicar um texto abaixo de outro teologo, sobre quem poderia ser o Jovem Rico que Jesus amou:

O Jovem Rico que Jesus amou

Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?" Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’". E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência".
Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me". Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! " Os discípulos ficaram admirados com essas palavras. Mas Jesus repetiu: "Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus". Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: "Neste caso, quem pode ser salvo? " Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus". Marcos 10:17-27

"É possível, se percorrermos um longo caminho, estabelecer que esse jovem rico era um levita e muito rico (como, naturalmente, Barnabé era; Atos 4:36)" Muitos leitores dos evangelhos refletiram sobre o fato de que Jesus citou ao seu investigador a segunda metade do Decálogo - aqueles mandamentos que têm a ver com o dever com o próximo. Por que ele não citou os outros (mais importante, certamente) que dizem respeito ao dever de um homem para com Deus? Mas se, na verdade, esse inquiridor fosse um levita, então, em virtude de seu chamado, a primeira metade do decálogo encontraria satisfação quase como de costume. Também vale a pena notar, talvez - embora não se deva enfatizar muito isso - que aparentemente foi quando Jesus estava perto de Jericó que o jovem rico veio a ele; e naquela época, como mostra a parábola do Bom Samaritano, Jericó era uma cidade levítica. Muito mais enfático é o fato de que, aparentemente, Jesus não exigia dos outros discípulos que eles “vendessem tudo, e dessem aos pobres, e viessem e o seguissem”. Mais uma vez, se o homem fosse um levita, tudo fica claro, porque “ Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o Senhor é a sua herança ”(Dt.10: 9). Assim, um levita com uma grande propriedade era uma contradição em termos, e quando Jesus ordenou que ele se livrasse dessa riqueza, ele estava meramente chamando-o de volta à lealdade a outros preceitos na Lei de Moisés. Barnabé, é interessante observar, foi um levita de Chipre. Então, aparentemente, a carta da lei foi observada por ele não possuir nenhuma propriedade em Israel. A "herança" sobre a qual Moisés escreveu estava, é claro, na terra da Promessa. Assim, essa propriedade em Chipre foi uma clara contornação do espírito da aliança mosaica, e agora Jesus ordenou que ele a reconhecesse como tal. Jesus passou a citar também a grande profecia de Moisés a respeito da tribo de Levi: “Não há homem que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou esposa, ou filhos, ou terras, para minha vida. amor e do evangelho, mas ele deve receber cem vezes agora neste tempo ... "Em espírito, e também em detalhes, isso é muito parecido com Deuteronômio 33: 8,9:" E de Levi ele disse, Deixe o teu Tumim ('Se tu serias perfeito ... ') e teu Urim seja com o teu santo. . . que disse a seu pai e a sua mãe: não o vi; nem ele reconheceu seus irmãos, nem conheceu seus próprios filhos ... ”

Ainda mais impressionante é a exigência do Senhor de que esse buscador sincero venda tudo e venha segui-lo, pois isso é exatamente o que a Lei prescreveu quando um levita desejava dedicar-se ao serviço de tempo integral do santuário (Dt. 18: 6-8). ). Deve haver primeiro "a venda de seu patrimônio" e a devoção do produto ao santuário. Em vez do templo, Jesus substituiu seus próprios discípulos pobres, o novo templo de Deus. Mas isso só seria feito se o levita viesse “com todo o desejo de sua mente”. Talvez também haja um significado especial no fato de que quando Jesus citou os Mandamentos, ele colocou um deles na forma: “Não defraudar” (Mc 10,19), como se com referência ao mandamento proibindo a retenção dos salários devidos. para um empregado pobre (Dt.24: 14,15). Mas poderia referir-se à devoção obediente dos recursos para a honra de Deus, uma responsabilidade especialmente incumbida de um levita que se regozijava com riqueza excessiva. Identificação mais específica? Agora é possível explorar mais e encontrar pistas sugerindo a identificação deste rico levita com Barnabé, que quando ele chegou à proeminência na igreja primitiva é mencionado como vendendo uma propriedade e colocando os lucros no fundo comum para o benefício dos irmãos pobres. - que é precisamente o que Jesus havia dito ao jovem rico para fazer (Atos 4:36). A palavra grega usada para descrever a propriedade de Barnabé é a mesma usada por Jesus (Marcos 10:29). E aparentemente foi então que Josérecebeu seu novo nome Barnabé', “o filho da exortação”, isto é, o homem que fez o que ele foi exortado a fazer. O jovem rico também era um "governante", isto é, um membro do Sinédrio. Há justa evidência de que Saulo de Tarso também era membro do Conselho Judaico. Aqui, então, é provável a explicação do fato singular em Atos 11.25 que foi Barnabé que foi a Tarso especialmente encontrar Saulo numa época em que Gentios estavam sendo adicionados à igreja em Antioquia. Esses dois homens notáveis ​​aparentemente tinham sido colegas do Sinédrio (ver “Atos”, por H.A.W., cap. 34). A mesma passagem descreve Barnabé como “um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé” (11: 24). A ligação das duas últimas frases sugere um dom especial de fé através da liderança do Espírito Santo (veja 1 Coríntios 12: 9). Então foi através do poder e orientação de Deus que Barnabé foi levado ao seu grande ato de renúncia a riqueza considerável? Esta ligação é excelente com o comentário de Cristo sobre o jovem rico: "Para os homens isto é impossível, mas não para Deus: pois para Deus tudo é possível" A extrema raridade do mesmo tipo de decisão nestes dias torna mais evidente do que nunca de que o ato de fé de Barnabé FOI UM PRESENTE DE DEUS. Um detalhe adicional sobre Barnabé assume agora um significado mais claro. A primeira viagem missionária começou com a instrução: “Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado” (Atos 13: 2). Esse tempo perfeito estimula a investigação: Em que época anterior esses dois foram chamados por Cristo? O chamado de Saul estava, é claro, no caminho de Damasco (veja Atos 9: 15). Mas quando Barnabé foi chamado? A resposta a esta pergunta é que o chamado do jovem rico é o que é referido, ou então deve haver uma suposição de que houve algum outro chamado direto de Cristo que nem os Evangelhos e nem os Atos mencionam. Há também algum significado especial no fato de que é apenas no registro do evangelho Marcos sobre o jovem rico que diz que “Jesus, olhando para ele, o amou”? João Marcos (escritor do evangelho) era “filho da irmã de Barnabé” (Colossenses 4:10).  O.T. antecipações? Duas sugestões inesperadas do Antigo Testamento continuam a ser adicionadas a esse acúmulo de evidências circunstanciais. Marcos 10: 22 diz: “E ele ficou triste com essa palavra, e foi embora afligido.” A Versão Septuaginta de Isaías 57: 17,18 é mais notável: “Por causa do pecado por um tempo, eu o entristeci do feri (com uma demanda difícil); e ele se entristeceu e continuou sofrendo em seus caminhos. Vi seus caminhos, e o curei, consoloi-o e dei-lhe verdadeiro conforto (paraklesis: filho da exortação): paz sobre a paz para os que estão distantes e para os que estão próximos (a pregação do evangelho por Barnabé os gentios, bem como aos judeus). Mais uma vez, as palavras: "Para Deus todas as coisas são possíveis" (Marcos 10: 27), são geralmente consideradas uma alusão a Gênesis 18:14; mas o mais provável é que a referência parece ser ao Salmo 62:11: "O poder pertence a Deus". O contexto aqui é bastante impressionante: "Certamente homens de baixo grau (os apóstolos) são vaidade ... se as riquezas aumentam, não coloque seu coração sobre elas. Deus falou uma vez, duas vezes ouvi isto (o primeiro e o segundo chamado de Barnabé)”. Essas semelhanças do Antigo Testamento são certamente muito notáveis. Eles devem ser descartados como coincidências ou interpretados como os frutos da inspiração? Se for o último, eles adicionam evidências de um tipo excepcional para a identificação proposta aqui.

A conclusão tirada de um estudo desse tipo varia com cada indivíduo. Pontos de evidência que são quase decisivos para um são de valor insignificante para outro. Mas é certamente notável que em registros tão breves sobre dois homens tantos pontos de semelhança ou conexão possam ser traçados.

📚 Harry Whittaker