A “Liberdade” do Homem
Yuri Schein
27/12/2017
Eu gostaria de falar sobre a questão da liberdade humana e o que seria: livre-arbítrio [Eden], livre-arbítrio
escravo e livre-agência. As vezes nós perdemos as definições, mas por que?
Existem alguns reformados e calvinistas que ainda usam o termo: livre-arbitrio, embora esse termo
seja não adequado quanto a condição do homem na questão soteriologica, nós vemos que esse termo é muito usado, e com muito
equivoco, pois a questão desta liberdade fica encerrada desde Romanos Capitulo 3, quando Paulo fala sobre a incapacidade do homem.
1) Livre-arbitrio liberto [Eden]:
Como
está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda;Não há
ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram
inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro
aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente;Peçonha de áspides está
debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus
pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e
miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus
olhos.
Romanos 3:10-18
Romanos 3:10-18
O que é nascido da carne é carne, e o
que é nascido do Espírito é espírito. João 3:6
Porque
a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Romanos 8:6
Romanos 8:6
Se, pois, o Filho vos libertar,
verdadeiramente sereis livres. João 8:36
É
interessante e necessário dividir uma coisa da outra: livre-arbitrio liberto e
livre-arbitrio escravo; não podemos causar um conflito entre esses dois termos e principalmente o que eles significam.
Antes
da queda Deus dotou o homem de livre-arbitrio e Adão poderia ou não escolher
obedecer ou desobedecer à Deus. Toda a responsabilidade do homem estava em uma
obra: não comer da arvore da ciência do bem e do mal, e conhecemos a história,
o homem falhou miseravelmente. Tudo isso
serviu apenas para mostrar que mesmo com esta liberdade o homem não consegue fazer aquilo que lhe é proposto,
pois em algum momento tudo fica instável,
pois à partir do momento que temos criaturas com tal “liberdade” existe uma instabilidade na criatura (não no Criador –
quem lê entenda). Aqui entra a doutrina dos decretos divinos, da Soberania
divina e da responsabilidade humana, pois necessariamente (para as criaturas e
não para Deus pois Ele não tem necessidade alguma): Deus deve exercer sua
Soberania; pois se O Senhor
não exercer todas as suas criaturas se perderiam, a prova disto é Adão e o
próprio Satanás, a Soberania de Deus é a nossa única segurança, mesmo com a
suposta liberdade de Adão que os irmãos alegam existir ou ter existido. Paulo diz:
Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor
Jesus Cristo, e dos anjos eleitos,
que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade. 1
Timóteo 5:21
O
Escritor de Hebreus diz:
Mas chegastes ao
monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos
milhares de anjos; À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão
inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos
aperfeiçoados; Hebreus 12:22,23
Até
entre os anjos existem aqueles que foram escolhidos e predestinados para a
Salvação.
2) Livre-arbitrio escravo:
Seguindo
tudo que vimos até agora, o livre-arbítrio é aquela capacidade pela qual Deus
dotou Adão antes da queda, porém após a queda essa liberdade se tornou escrava
do pecado. Agostinho ainda usava esse termo, mas entendia como um
livre-arbitrio escravo, ou seja, o homem continuou tendo a experiência de
liberdade dia-a-dia, porém essa liberdade na verdade é cativa, ou seja,
escrava. Ao contrario do livre-arbitrio liberto, que é a crença herética de que
o homem em seu estado depois da queda tem essa liberdade preservada, segundo um
monge do século IV chamado Pelagio que dizia que como Deus cria cada homem e
cada alma humana, ele cria ele livre, porém isso contraria tudo o que Paulo,
Davi, Jesus, e muitos escritores das escrituras ensinam e faz deles mentirosos,
vejamos a razão:
Paulo diz:
Romanos 5:12,19 –
“Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo
pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos
pecaram... Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos
foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem
muitos serão feitos justos”
Romanos 8:7-8 - a
mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem
pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.
Romanos 3:23 – Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de
Deus;
1 Coríntios 2:14 - A
pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são
loucura, e ele não é capaz de entendê-las porque elas se discernem
espiritualmente.
Efésios 2:1-2, 4-5 - Vocês
estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver,
quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o
espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência...
Todavia, Deus, que é rico em
misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com
Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são
salvos.
O Senhor diz:
Marcos 10:18 / Lucas 18:19 -
Por que você me chama bom? ", respondeu Jesus. "Não há ninguém que
seja bom, a não ser somente Deus."
João 8:34 -
Respondeu-lhes Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que
comete pecado é escravo do pecado . "
João
3:6 - "O que é
nascido da carne é carne"
Moisés:
Gênesis 6:5 e 8:21 - O Senhor viu que a maldade do homem se multiplicara sobre a
terra e que toda a intenção dos pensamentos de seu coração era só má
continuamente ... desde a sua juventude.
Davi:
Salmo 51:5 - Eis que eu nasci na iniqüidade , e em pecado minha mãe me
concebeu .
Salmo 58:3 - Os ímpios se desviam desde o ventre ; andam errados desde o
nascimento , falando mentiras.
E muitos outros textos demonstram que, após a queda o homem não
possui tal liberdade.
Martinho Lutero em seu debate contra Erasmo de Roterdã diz que o
homem é totalmente escravo e sujeito ao pecado, e para Lutero a Fé não é algo
da própria volição humana, mas um dom divino, inclusive utiliza a predestinação
para refutar Erasmo em algumas partes do debate. Concluímos então que o livre-arbitrio
liberto [Eden] não existe.
Outra visão atual sobre a natureza do homem após a queda, diz que
a morte de Jesus promoveu uma libertação para todos os homens, neste ponto de
vista quando Jesus morre e libera essa Graça que liberta todos os homens. como uma espécie liberdade potencial (alguns dizem isso como Roger Olson e outros
Arminianos), então agora, segundo esta visão, todos os homens podem escolher se
vão receber à Cristo ou não, eles usam o texto de Romanos 5 como uma forma de
visão de que como Cristo morreu por todos então todos foram ressurretos em
Cristo, podendo assentir com isto pela fé. Porém isso esbarra em vários
problemas, pois, se você é liberto qual o sentido real e eficaz da morte de Cristo? Jesus
diz “Se, pois, o
Filho vos libertar, verdadeiramente
sereis livres.” E também, se todos os homens ressuscitaram com
Cristo (pois a vida passou a todos os homens Romanos 5) qual a necessidade de
novo nascimento? Jesus diz: “Em verdade,
em verdade te digo que se alguém não nascer de novo,
não pode ver o reino de Deus”. Logo este
pensamento é refutado, se todos os homens recebem vida, qual a necessidade da
salvação? (Efésios 2.1-9). Essa ideia
cai diante das escrituras.
3)
A Liberdade do homem regenerado
Chegamos agora no homem regenerado e na liberdade que ele possui. Nós entendemos (e todas as
vertentes ortodoxas entendem) que após a regeneração o homem é liberto, ou seja
a liberdade do homem é restaurada, isso é verdade até certo ponto. Porém
algumas pessoas entendem essa liberdade de maneira errada, pois pensam: “Ora,
com o livre-arbitrio agora restaurado, o homem poderia escolher cair, assim
como Adão ou como o Diabo fez”, ou seja eles tornam esse um argumento à favor
da ideia de que o crente regenerado pode cair eternamente. Mas é ai que entra o
erro, por falta de conhecimento das escrituras e considerações de diversos
textos. Primeiramente Paulo fala:
Assim
também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último
Adão, espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o animal;
depois o espiritual. O primeiro homem, sendo da terra, é terreno; o segundo
homem é do céu. Qual o terreno, tais também os terrenos; e, qual o
celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do
terreno, traremos também a imagem do celestial.
1 Coríntios 15:45-49
1 Coríntios 15:45-49
O
Argumento de Paulo é que todos os que são semente de Adão são Alma viventes,
mas os que são Semente de Cristo se tornam uma nova raça: Espírito vivificante.
O Novo nascimento, a santificação e a glorificação são bênçãos que nem Adão teve,
ele mesmo era ALMA VIVENTE. Ou seja
aqueles que nascem de novo se tornam automaticamente “participantes
da natureza divina”:
“Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas
promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza
divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.”
2 Pedro 1.4
“porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com
Cristo, em Deus” Colossenses 3.3
Poderíamos
dizer que o homem regenerado é de outra natureza, outra espécie (um novo homem)
como diz Paulo (Efésios 2.15).
Outra
equivoco que poderíamos cair é pensar que agora o homem regenerado não peque,
ou não venha errar, pois ele é restaurado e só consegue fazer o bem, Paulo diz:
Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio. E,
se faço o que não desejo, admito que a lei é boa. Neste caso, não sou mais eu
quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Sei que nada de bom habita em mim,
isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não
consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não
quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou
eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Romanos
7:15-20
Paulo
está falando do homem regenerado, não do ímpio, ele traz para si mesmo, e diz
que não consegue fazer o que aprova, nem mesmo ele tem liberdade de fazer o que
deseja (o bem de sua natureza regenerada) por causa da escravidão de sua carne
ao pecado e ele diz: “Na minha carne não
habita bem algum”, ou seja a carne
agora faz oposição ao seu espírito
regenerado. Para a solução para este problema, Paulo nos leva ao Capitulo 8 de
Romanos, onde ele dirá “Agora pois,
nenhuma condenação há para quem está em Cristo Jesus” e ele vai falando da
Lei do Espírito que vivificará nossos
corpos mortais, da Filiação de Deus, da intercessão do Espírito, e por fim
ele vai para a predestinação divina e certeza da salvação; em suma ele esta
dizendo que a libertação dele do pecado não vem por si mesmo, mas sim pela
operação do Espírito Santo, pois Deus nos Predestinou para sermos conformes a
imagem do filho de Deus, não tem nada haver com nossa liberdade, o que nos dá
segurança é o plano eterno de Deus de que ele nos fará co-participantes de sua
natureza, e hoje já possuímos essa natureza em nós através do Espírito Santo.
Paulo se remove da equação, mas reconhece que isso foi um plano divino de que
ele fosse conforme a imagem de Cristo. Podemos concluir que até mesmo no crente
regenerado não há liberdade edênica ou total, pois Paulo diz que é carnal
vendido ao pecado, o que nos faz “livres” é o poder cativador da Soberania de
Deus sobre as nossas vidas através do ESPÍRITO SANTO e não da nossa liberdade.
Podemos
usar o termo livre-arbítrio se entendermos ele como um escravo, livre-arbitrio
escravo, mas eu prefiro não usar.
4)
Livre-Agência e Livre-Agência entre
pecados
Por
fim, quero falar sobre a Liberdade que temos de Agência, e o que seria essa
liberdade. A livre-agência (como chamamos) é a liberdade que temos em escolher
as coisas do dia-a-dia, por exemplo: Eu posso escolher tomar café em uma xícara
grande ou média, ou posso escolher colocar uma roupa branca ou azul, também
posso escolher trabalhar ou ficar em casa. Porém, vale lembrar que até nesta
liberdade eu sou influenciado por agentes externos, por exemplo: “A pessoa
gosta de chocolate, por questões genéticas, psicológicas, criação, amizades,
etc... por fim, até para escolher entre o chocolate e morango ela é
influenciada por agentes externo e não é livre totalmente, pois é
influenciada por coisas que aconteceram (passado) na sua vida e circunstancias que
acontecem (presente) em sua vida no momento e essa será a força de influencia sobre ela, na
verdade, toda a nossa ideia e vontade de defender ferreamente nossa liberdade nada mais é que a manifestação da nossa natureza corrupta.
Agência na questão do
pecado
Antes
de Caim matar Abel, Deus fala para ele:
Se você fizer o bem,
não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele
deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo".
Genesis
4.7
Em
outras palavras, “Caim você deve suprimir seu pecado” em nenhum momento Deus
diz que Caim tinha capacidade para se livrar do pecado, mas diz para ele que
ele poderia “dominar” sobre o pecado, suprimindo ele. Assim o homem pode
suprimir o seu próprio mal restringindo-o, por exemplo: “A pessoa odeia alguém,
mas não fala, odeia mas não mata” João fala sobre isso:
Quem odeia seu irmão é assassino, e
vocês sabem que nenhum assassino tem vida eterna em si mesmo. 1 João 3:15
Se alguém afirmar: "Eu amo a
Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a
quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 1 João 4:20
O Senhor também diz:
Mas eu lhes digo que
qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento.
Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E
qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.Mateus 5:22
No
fundo a pessoa interiormente continua odiando, então ela não é livre para não
fazê-lo.
A
Maioria dos mandamentos da Lei são externos, porém o ultimo dos 10 mandamentos
é subjetivo “Não cobiçaras”, você pode fingir o quanto puder que não cobiça,
mas no fundo você cobiça, ou a casa, ou carro, ou emprego, ou esposa de alguém,
em algum momento quebramos esse mandamento e Tiago diz que quem quebra um
mandamento se torna culpado de todos os outros (Tiago 2.10).
Partindo
desta aplicação clara das escrituras sobre a pecaminosidade do homem, podemos entender
que o homem não é livre de todas essas concupiscências. Pois bem, onde ocorre
então a agência? A agencia ocorre na atitude,
a pessoa pode ter a agencia por não matar alguém que ela queira matar, mas só o
fato de querer matar já demonstra que esta pessoa é culpada e escrava do pecado,
Jesus diz:
Eu, porém, vos digo, que
qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração
cometeu adultério com ela.Mateus 5:28
A
livre agencia neste sentido seria o homem escolher ser escravo qual ídolo seu
coração corrupto fabrica, ele “escolhe” o ídolo que mais lhe agrada a sua
própria concupiscência, enganando a si mesmo pensando que é livre, um exemplo:
Ele é como um prisioneiro que está na cadeia, mas tem várias celas, e ele pode
escolher qual cela que ele vai dormir. Tem a cela do Adultério, do Vicío, do
Òdio, da Inveja, da Cobiça, da Vanglória, a cela do seu próprio intelecto e
ceticismo, etc... Ele pensa que é livre, mas a única coisa que ele faz é
escolher qual a cela que ele vai dormir, essas cadeias são os ídolos do seu
coração, em sua mente ele os escolhe livremente, mas é sua própria concupiscência
e é o próprio diabo que guia os seus pensamentos:
nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo
e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na
desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles,
satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos.
Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Efésios
2:2,3
A
única solução para o homem caído é a libertação e vivificação completa através
da Graça Soberana de Deus:
Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos
amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos
em transgressões —pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com
Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,
para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça,
demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são
salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
não por obras, para que ninguém se glorie. Efésios
2:4-9