sábado, 20 de janeiro de 2018

A Bondade e Severidade de Deus


Romanos Cap. 11. Vs. 22 "Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a benignidade de Deus, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira, também tu serás cortado."

A bíblia manda você considerar tanto a bondade como a severidade de Deus.

Bondade porque Deus te enxertou em Cristo pela Fé e a severidade se você não confiar em Cristo para sua salvação.

Se ela nos manda considerar, significa que devemos dar importância à isto da seguinte maneira:

Estou confiando somente em Cristo para minha SALVAÇÃO, ou faço como os Judeus que se vangloriaram e confiaram em suas obras de justiça?

Pois o contexto é claro que os Judeus foram cortados da árvore espiritual por confiar em suas próprias Obras.

Romanos Cap. 11.
20 Está bem! Pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé; então, não te ensoberbeças, mas teme.
21 Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que te não poupe a ti também.

E novamante no Capítulo 9:

Romanos Cap. 9.
30 Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.
31 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.
32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei. Tropeçaram na pedra de tropeço,
33 como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será confundido.

Se algum sinergista quer defender a perda de salvação, ele automaticamente (neste raciocínio) já "perdeu" a salvação, por acreditar que ela pode ser obtida por obras ou respostas dele.

Além do mais todos os Judeus que foram "cortados" na verdade não faziam nem parte do povo escolhido:

Romanos Cap. 2.
28 Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
29 Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.

 Ou seja, Paulo usa em Romanos 11 uma linguagem FENOMENOLÓGICA usando essa parábola para que façamos a seguinte pergunta:

"Eu realmente confio é CRISTO JESUS para minha SALVAÇÃO, ou eu confio nas minhas obras?

Yuri Schein