quinta-feira, 26 de outubro de 2017

A Força da Fraqueza


E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
2 Coríntios 12:9,10
Neste capitulo da segunda carta aos coríntios, Paulo defende sua autoridade apostólica e fala sobre o espinho na carne, dizendo que mesmo após orar plenamente, pedindo para Deus remover o espinho na carne, a resposta do Senhor foi “A minha Graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.
Temos escutado de muitos essa frase, mas não temos lhe dado muita atenção, a verdade é que nós homens temos uma “vontade” muito relutante e inflexível, somos “fortes de mais”, confiamos na força do nosso braço.

Vontade de Pedra (Pedro)

Quando fui convertido, lembro-me das milhares promessas que fazia à Jesus “Senhor, jamais vou te abandonar”, “Vou te seguir até o fim”, eu experimentava o amor de Deus tão grande por minha vida, mas ainda desconhecia minha própria natureza, eu ainda era como Pedro que dizia:
Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. Mateus 26.33

Pobre homem! Mal sabia que sua vontade não seria o suficiente para mante-lo de pé em meio à tentação:

Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. Mateus 26.32

Mesmo Jesus afirmando que Pedro o negaria, baseado em SUA VONTADE, Pedro juntamente com os outros discípulos continuam inflexíveis:

Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo.
Mateus 26:35

O Deus que desconjunta nossa coxa

Deus nos escolheu para fazer a sua obra, mas a verdade é que ainda temos muita força natural, essa vontade bruta, como Jacó quando lutou com O Anjo do Senhor:

22 E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. 23 E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha. 24 Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. 25 E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. 26 E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. 27 E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. 28 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.
29 E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. 30 E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. 31 E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa. Genesis 32.22-31

 Talvez ainda existam alguns que usem este texto para ressaltar a força de Jacó, e como nós devemos insistir e lutar com Deus, devemos ser perseverantes e fortes e somente assim alcançaremos a benção de Deus.

 Mas essas pessoas ignoram todo o contexto, na verdade Deus queria remover a força de Jacó, Jacó por sua vez lutou insitiu, e O Senhor o tocou em sua coxa e Jacó saiu dali abençoado e mancando. Na Palavra de Deus nada é por acaso, a articulação e o osso da coxa são partes mais fortes do corpo humano, pois sustentam todo o seu peso, o Senhor Jesus quando vier em Apocalipse, terá o nome REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES escrito em sua coxa, logo a coxa significa FORÇA. Apocalipse 19.16

A Verdade é que para sermos vasos uteis nas mãos do Senhor ele remove as nossas forças, ele toca na nossa “coxa” e nos deixa mancando, ele coloca em nós (por causa da nossa arrogância ou orgulho) um espinho na carne, ele profetiza que nós iremos negar ele três vezes, tudo isso para nos mostrar que ELE NÃO PRECISA DA NOSSA VONTADE.

A força da carne deve ser removida

Muitos lendo esse texto podem dizer “Ok, Ok, eu entendi, eu tenho que me render à Deus, dobrar a minha vontade á vontade de Deus”, sim essa seria a conclusão perfeita, mas é verdade que nós em nosso próprio Orgulho não podemos fazer isso por conta própria, até mesmo nosso “render-se” a Deus é manchado pela justiça própria, orgulho e independência do pecado, essa não é a solução, pois muitos vão responder sinceramente “no fundo eu não consigo me render, não quero” essa afirmação é verdadeira, mesmo nós crentes temos em nós o querer fazer o bem, mas não o efetuar em nós mesmos (Romanos 7) é Deus que deve operar em nós o querer e o Realizar (Fp 2.13).

Cristo disse a Nicodemos “O que é Nascido da Carne é Carne e o que é nascido do Espirito é Espirito” João 3.6 e Paulo diz Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” Romanos 8.8, veja não é uma questão de vontade, não é uma questão de QUERER ou não, é uma questão de SER e ESTAR, ou você é e está na Carne ou você é e está no Espirito. A Natureza da Carne é simbolizada pelo nosso coração endurecido e incircunciso:
Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. Atos 7.51

A Circuncisão é o sinal que Deus havia dado ao seu povo, em sentidos simples significa – Remover a carne, para que nós possamos ser sensíveis ao Espirito Santo, a carne deve ser removida.

A Criança chegava ao sacerdote com 8 dias de vida, e tinha o seu prepúcio removido com um instrumento cortante, assim a carne era tirada fora, Paulo diz que isso acontece conosco também quando cremos em Cristo, o interessante é que assim como a criança não pode tirar o seu próprio prepúcio, nós também não temos nenhuma capacidade de remover a nossa própria força natural é o Espirito Santo que gera isso em nós através da pregação da Palavra. A palavra é como uma espada, uma lamina que remove a nossa carne e o Espirito Santo é como o Sacerdote que opera isso em nós.

No final de tudo é Deus quem molda o vaso, ele que endurece quem quer e se compadece de quem ele quer, o vaso não tem o poder sobre o Oleiro.

18 Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. 19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade? 20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? 22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; 23 Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, 24 Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
Romanos 9

 Yuri Schein