sexta-feira, 27 de outubro de 2023

A Modéstia ou decência é um mandamento tanto para homens quanto mulheres


O texto de 1 Timóteo 3:2 instrui que um bispo deve ser “moderado” ou “sóbrio” em seu comportamento 1. Em outras palavras, um bispo deve ser um exemplo de modéstia e decência¹. Além disso, somos instruídos a imitar nossos pastores em Hebreus 13:7 2. Portanto, podemos deduzir que devemos imitar a modéstia e decência² dos nossos pastores, assim como eles são instruídos a serem moderados e sóbrios.


Podemos resumir essa dedução em um silogismo:


Premissa Maior: Bispos devem ser moderados (modestos) e sóbrios (1 Timóteo 3:2)¹.

Premissa Menor: Devemos imitar nossos pastores (Hebreus 13:7).

Conclusão: Devemos imitar a modéstia¹ e decência dos nossos pastores.


¹ informação adicional: A palavra grega usada em 1 Timóteo 3:2 para “moderado” ou “sóbrio” é “sophron”, que também é usada em 1 Timóteo 2:9 para descrever a modéstia que é esperada das mulheres . Portanto, podemos concluir que a modéstia é uma virtude que se aplica tanto a homens quanto a mulheres.


² A palavra “decência” é frequentemente usada como sinônimo de “modéstia” na Bíblia. Em 1 Timóteo 2:9, Paulo instrui as mulheres a se vestirem com modéstia e decência. A palavra grega usada para “decência” é “aidos”, que significa “vergonha” ou “modéstia” 1. Portanto, podemos concluir que a decência é uma virtude que se aplica tanto a homens quanto a mulheres.


³ Uma definição do Dicionário Modestia: Em concordância com as regras morais e éticas de uma sociedade; decência


A definição do Dicionário concorda com a ideia de alguns teólogos de que a modéstia é relativa de acordo com a cultura e contexto social: Paul Tilich e James Fowler.


Já as definições de modéstia para grupos diferentes de Cristãos são distintas, há grupos que não permitem nem que a mulher exponha as canelas, e homens não exponha o tórax, e outros grupos defendem que a mulher exponha até os joelhos, e homens andem sem camisa, porém a modéstia nos tempos do apóstolo Paulo incluía a mulher e homem cobrir quase todo o corpo, esse debate é importante, pois nosso contexto social presente pode ser vergonhoso de mais para ser tolerado pelos cristãos e isso esbarraria em outro preceito divino: devemos glorificar a Deus em tudo o que fazemos (1 Co 10.31)

Pós milenismo/ preterismo parcial

 No pós-milenismo de linha preterista parcial defendemos que Jesus veio em juízo contra Jerusalém no primeiro século (Mt 24.34) que o anticristo veio naquele mesmo século (24.15) essa vinda Marcou a transferência do Reino Judeu para o gentílico (Mt 21.43) que Satanás foi despojado (Lc 11.21-28, Cl 2.15) aniquilado (Hb 2.14-15) e preso (Ap 20.2-3) no sentido de sua influência sobre a terra ser enfraquecida até que o Reino de Deus cubra toda a terra (Daniel 2.35, 44) todos os inimigos da história foram, estão e serão colocados aos pés de Cristo (1 Co 15.25-27) e o Reino de Jesus avançará gradativamente o fermento colocado na farinha leveda ela (Mt 13.33) então Jesus voltará, os mortos ressuscitarão e os crentes serão transformados, haverá o Juízo final, novos céus e nova terra.

REFUTANDO A CRENÇA CRENÇA EM UM MILÊNIO LITERAL:

 

1. O Reino de Cristo descrito como milênio aparece APENAS em Apocalipse que é um livro repleto de FIGURAS.   

2. Quando a bíblia usa números para se referir a algo profético ou poético nem sempre se refere a esses números literais 

Salmos 50:10 Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre MILHARES de montanhas.

Salmos 68:17 Os carros de Deus são vinte milhares, milhares de milhares. O Senhor está entre eles, como em Sinai, no lugar santo. 

3. Quando Cristo se refere ao seu Reino ele diz que ele não é visível, mas e ESPIRITUAL E INVISÍVEL 

Lucas 17:20 E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus NAO VEM COM APARÊNCIA EXTERIOR. 21 Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está dentro de vós.

4. Paulo ensina que o Reino de Cristo que já estava em vigor (Cl 1.13) "TERMINA"¹ com a ressurreição dos mortos (1 Coríntios 15) isso implica que já há mais de MIL anos que estamos no Milênio.

5. Argumento histórico: O Segundo Concílio Ecumênico (381 d.C) condenou o ensinamento de Apolinário sobre o reino de mil anos literais de Cristo. E para pôr fim a novas tentativas de introduzir este ensino, os pais do Concílio inseriram no Credo as palavras sobre Cristo: “Seu reino não terá fim” (Lc 1.33)


¹O Reino de Cristo não terá fim, mas ele terá uma etapa distinta final quando o Filho se sujeitar ao Pai, e isso é o "término" dos MIL ANOS citados em Apocalipse

REFUTANDO O ARREBATAMENTO SECRETO

 

1. UM SERÁ LEVADO E OUTRO DEIXADO

O texto de Mateus 24.40 que diz que "um SERÁ LEVADO e outro deixado" frequentemente é usado pra sustentar a ideia de um arrebatamento secreto, mas O Senhor Jesus compara "SER LEVADO" ao dilúvio, ou seja, ser levado aqui é algo negativo e não positivo, ele diz "³⁸ Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, ³⁹ E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e OS LEVOU A TODOS, assim será também a vinda do Filho do homem" Mateus 24:38,39

2. VINDO COMO UM LADRÃO E O GALARDÃO 

O fato de Jesus ter vindo naquela geração estabeleceram seu Reino Espiritual (Mt 24.34) de uma maneira repentina de maneira que compara sua vinda como um ladrão não implica que os crentes iriam desaparecer, antes, aqueles que perseveram na fé quando ele veio escaparam da condenação e confirmam suas obras ganhando assim o Galardão prometido a todos os crentes, pois todos os crentes vencem o mundo (1 Jo 5.4) e isso implica que vencerão o Diabo e a carne, não há perda de galardões, pois Deus não é injusto para anular todas as boas obras da fé que um crente produziu (Hb 6.10-12) e não há fé verdadeira que não produza obras (Tg 2) antes a fé atua pelo amor (Gl 5.6) a muitas recompensas para os crentes que vencerem (Apocalipse capítulos 1 ao 3) e como vemos todos nascidos de Deus vencem o mundo (1 Jo 5.4) 

3. UMA RESSURREIÇÃO FINAL E UM ARREBATAMENTO NO ÚLTIMO DIA

O texto didático de 1 Tessalonicenses sobre a Vinda de Jesus deixa claro que ele virá ainda no último dia ressuscitaria os crentes mortos e levará os crentes vivos (1 Ts 4.13-18) não há nada sobre Jesus não ser visto, antes a promessa de Deus é que os limpos de coração verão a Deus (Mt 5.8) isto é os crentes (At 15.9) pois a perfeita imagem de Deus virá e seremos como ele e o veremos ele face a face (1 Co 13, 2 Co 3, 1 Jo 4) A Bíblia diz que Deus e Jesus Cristo há de julgar os vivos e mortos por meio de sua MANIFESTAÇÃO, por meio de Seu Reino (1 Tm 4.1) ela não diz que seu Reino iniciará quando ele julgar vivos e mortos, antes que ele julgará eles por meio de seu Reino, ela também demonstra que o Reino de Cristo embora não tenha um fim definitivo (Lc 1.33), tem uma etapa de administração onde ele entrega o Seu Reino ao Pai, e é nessa etapa que os mortos ressuscitam (1 Co 15) ele continuará reinando pelos séculos dos Séculos, mas agora com o Reino entregue ao Pai. Tal evento ocorre no "final" do Reino estabelecido por Deus para Cristo na Terra, também conhecido como milênio que é o momento em que os mortos ressuscitam (compare Apocalipse 20 com 1 Co 15) esse evento é chamado de Ressurreição do Último Dia (João 6.39, 40, 44, 54, 12.47-48) esse último Dia também chamado de última hora é o momento em que crentes e ímpios ressuscitarão e serão julgados (João 5.25-26, 29) o crente não entra em Juízo nesse tribunal (5.29) mas recebe sua recompensa e louvor ali (1 Co 3.8, 4.5, 2 Co 5.10) essa Vinda será gloriosa e visível como vimos quando Jesus vier julgar os vivos e mortos sem exceção (1 Tm 4.1)

O ARMAGEDOM JÁ ACONTECEU E A REBELIÃO DE GOGUE E MAGOGUE SE TRATA DO JUÍZO FINAL

 

1. GOGUE E MAGOGUE NÃO SÃO DOIS POVOS DISTINTOS 

Algumas pessoas podem pensar nisso, mas Magogue era um rei do povo de Gogue (Reino)

Ezequiel 38:2 Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, TERRA de Magogue, PRÍNCIPE e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele.

Assim, não são dois povos que vão se unir contra Israel como já vi algumas interpretações de Apocalipse.

2. GOGUE E MAGOGUE FORAM ELIMINADOS

Alguns textos demonstram que o cenário dessa guerra só pode se passar em um tempo que já aconteceu, observe: 

a) O Exército de Gogue vem montado em Cavalos (Ez 38.15)

b) Gogue sobe contra um povo sem muro nem portais, ou seja, sem defesas, Israel hoje tem o Domo de Ferro, e talvez o exército mais treinado do planeta (Ez 38.11)

c) O texto fala que esse exército usava escudos e espadas (Ez 38.4-5)

d) Os Israelitas que foram congregados de Volta a Israel atacados por Gogue depois do Exílio adquiriram gados, prata e ouro, isso mais uma vez é um cenário de tempos antigos (Ez 38.12)

3. O ARMAGEDOM ACONTECEU NO PRIMEIRO SÉCULO

Podemos associar GOGUE e MAGOGUE com vários inimigos de Israel, mesmo assim, há uma ligação deles com o império Romano, então defender que o ARMAGEDOM se trata de uma batalha que aconteceu no primeiro século da Era Cristã quando o império Romano destruíu Jerusalém e o Templo Judaico, tal batalha pode ser vista em Mt 24.15-22 e Ap 16.13-16 em Lucas 21:20-24: Nesse trecho, Jesus alerta seus discípulos sobre os sinais da destruição de Jerusalém, dizendo que quando vissem Jerusalém cercada de exércitos, saberiam que a sua desolação estava próxima. Ele também diz que haveria grande aflição na terra e ira sobre este povo, e que cairiam ao fio da espada, e seriam levados cativos para todas as nações. Essas palavras se cumpriram com a invasão romana, que matou milhares de judeus e dispersou os sobreviventes pelo mundo

Um Argumento simples é esse: visto que o capítulo 20 de Apocalipse se cumpriu no primeiro século com a Vinda de Cristo para julgar a nação judaica (Mt 24.34) a guerra do Armagedom (Ap 16) já aconteceu também naquele mesmo século

3. GOGUE E MAGOGUE SE REFERE AOS ÍMPIOS QUE RESSUSCITARÃO NO JUÍZO FINAL PARA SEREM CONDENADOS

O texto de Apocalipse diz que eles "subiram a largura da terra" (Ap 20.9) o termo 'subir" aqui se refere a ressurreição dos Ímpios, pois essa ressurreição acontece no último dia, o mesmo dia da ressurreição dos crentes que ocorre no fim do milênio quando Satanás foi solto e engana as nações (ver 20.5-7) resumindo:

Os mortos vão reviver fisicamente depois do milênio (Ap 20.5) 

GOGUE e MAGOGUE surgem DEPOIS DO MILÊNIO que é o último dia quando os mortos ressuscitam

Se trata de inimigos mortos por Deus no passado, portanto eles vão subir (ressuscitar) para esse evento

4. O FOGO QUE DESCE DO CÉU

A bíblia diz que quando eles subirem contra o povo de Deus desce fogo do céu e os devora (Ap 20.7-15), "subir" é uma referência a ressurreição como vimos o próprio contexto fala sobre ela (20. 5-7) e o fogo que desce do céu é uma referência ao juízo divino, nesse caso o juízo final com qual os ímpios serão julgados, no mesmo texto várias referências ao fogo falam do juízo final: o Diabo, a Besta e o Falso profeta são lançados no Lago de Fogo (Ap 20.10), todos os que não estão escritos no livro da Vida são lançados no Lago de fogo (20.15)