quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Ocasionalismo cheunguiano casualidade

 Ocasionalismo Cheunguiano resumido


1. Deus é a única causa transcedental de todos os eventos

2. Eu faço x ou y

3. Deus me causou a fazer x ou y


Se X acontece, acontece porque Deus me fez fazer x ou y, mesmo que eu tenha praticado x ou y, Deus causou eu fazer isso. A questão principal aqui é que Deus causa a criatra fazer x ou y ativamente, não se trata da criatura não fazer realmente x ou y. Inclusive a relação da criatura com x e y é mantida por Deus. 


O concorrentismo postula que Deus não causa x fazer y, mas que Deus causa x fazer ? sendo que quem define se x fará y ou w é o próprio x, e como Tourinho falou Deus apenas atualiza que x faça y ou w. 


Resumindo: Isso é um salto lógico que a Escritura não ensina. Ela não ensina que Deus cause x para que x então decida se fará p ou y, mas que Deus causa x decidir fazer p ou y. A decisão da causa x é causada por Deus, de maneira que x não é uma causa real, mas apenas aparente.


O concorrentista deve provar que Deus não faz com que x faça k ou p, e sim que x pode decidir fazer k ou p. Não sou eu que devo provar isso, visto que a Escritura abundantemente afirma que k ou p foi feitos por x pois Deus causou isso (modus ponens)


Yuri Schein