sexta-feira, 21 de julho de 2017

José um tipo de Cristo

José foi um dos tipos mais perfeitos de Cristo, pois a biblia não menciona nenhum pecado cometido por ele, ele também foi traído por seus irmãos e vendido.

Eu encontro muitos cujo suas interpretações permitem deduzir que José não tinha pecado algum. O que vai contra o ensinamento do novo testamento sobre o pecado, que todos os homens estão em estado de pecado, embora José demonstre pela sua vida, uma vida vencendo o pecado, ele o fez pois Deus assim o Escolheu, como a qualquer outro homem de Deus no antigo testamento, a prova disso são os seus sonhos, que demonstravam o propósito de Deus em sua vida, e que realmente esse propósito se cumpriu sem que José "move-se uma palha" para a direção do Egito e o trono de Faraó. O que vemos é que muitos hoje estão querendo alcançar o propósito de Deus por meio do esforço humano, estes tropeçarão na pedra de tropeço.

Já afirma o Apostolo Paulo:

"Não depende de quem quer nem de quem corre, mas de Deus usar a sua misericórdia" Romanos 9.16
ein Yuri Sch

Não destrua o Santuario de Deus




 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
1 Cor 3.17

Eu vi pessoas usarem esse texto para dizer que a pessoa que peca: fumando, bebendo, praticando imoralidades esta destruindo o templo de Deus e nisso ocorrera repentina destruição.

Bom o texto nao se refere a nenhum CRENTE que esteja praticando tal coisa, embora em 1 Cor 6 Paulo fala sobre a Imoralidade sexual, ele diz que Somos templos do Espírito Santo, ele não faz esse mesma exortação "Se alguem destruir o santuaria de Deus, Deus também o destruirá". A exortação de 1 Cor 6 contra a Imoralidade é diferente:

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
1 Coríntios 6:19,20

Contudo essa de 1 Cor 3.17 parece ser bem mais forte, e de fato é mais forte, atentemos a frase de novo:
"Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo."

O que será que pode causar tamanha ruína para um homem?

Bom devemos começar pelo contexto do capítulo, nos versículos 1-3 Paulo diz que a Igreja de Corinto ainda é "carnal" ainda é infantil e que Paulo criou ela com "leite" e não com comida "forte" por causa dessa carnalidade.

Nos versículos 4-9 Paulo demonstra que ele e Apolo eram apenas trabalhadores na Edificação da Igreja, mas que essa lavoura era de Deus. Não pertencia nem a Ele nem a Apolo, nos versos subsequentes ele fala sobre o único fundamento da Igreja "Jesus Cristo" e sobre a edificação, ele demonstra que quem edificar sobre esse fundamento: coisas preciosas,recebe galardão, porém quem edifica coisas desprezíveis receberá dano de parte de Deus. Não vou me ater muito a esses versículos, mas já notamos que Paulo está falando da Igreja de Deus e da sua edificação? O que ele quis dizer com Destruir o Santuario de Deus? Devemos atender bem para isso pois essa é uma forte exortação.

Certamente Destruir o santuário de Deus não é a mesma coisa que edificar:"Palha, Madeira e feno" pois essas obras serão queimadas, todavia o tal será salvo "como que Pelo fogo", edificar Palha, madeiro e feno é edificar Obra Humana, aponta para obra Humana, na força do braço, essa obra irá ser queimada pois não serve para Deus, mas a pessoa ser a salva como que através do fogo.
Então o que seria "destruir o santuário de Deus"? O único texto que me vem a mente é o de 2 Pedro 2.1 quando ele fala que haveria falsos mestres que dissiminariam "Heresias destruidoras" esses falsos mestres no contexto de 2 Pedro (pode ler na sua biblia), São cheios de Avareza e Ganância, e pregam doutrinas libertinas, não possuem nenhuma piedade das ovelhas. Logo "destruir o santuário de Deus" seria a tentativa dos falsos mestres de destruir a "igreja" por meio de falsas doutrinas e heresias, causando dor atraves de suas doutrinas avarentas e gananciosas e também não criando nenhuma prática espiritual de piedade. Isso seria "destruir o santuário de Deus" nos sabemos que a Igreja não pode ser destruída, mas as heresias destroem as vidas, e podem deixar marcas e dor profundas por longos anos na Igreja. Também o legalismo pode aflingir uma alma e tal maneira que ela "definhe". Assim como a libertinagem pode acabar destruindo relacionamentos e famílias. Sabemos porem que Deus irá sempre preservar a sua Igreja, não ha possibilidade dessa promessa de Deus falhar, porem a exortacao para todo o pregador que ousar de alguma forma "destruir o santuario de Deus" trazendo ensinos da sua mente e não através de uma inspiração do Espírito Santo e nem das escrituras permanece.

Que os expoentes da palavra de Deus possam servir na obra com "reverência e Santo Temor" e com amor pelas almas que São na verdade o próprio tabernáculo de Deus.


Yuri Schein, com reverência e Santo Temor.