quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Soli Deo Gloria




 todo que é chamado pelo meu Nome, que criei para minha própria glória e alegria, e aos quais dei forma Isaias 43.7
Por amor de mim mesmo,
por amor de mim mesmo, eu faço isso.
Como posso permitir que
eu mesmo seja difamado?
Não darei minha glória a nenhum outro.
Isaías 48:11
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas.
A ele seja a glória
para sempre! Amém.
Romanos 11:36

Toda glória seja dada somente a Deus! Esse é o princípio do soli deo Glória, ele é a consequência última de todas as outras quatro solas, e a consequência a última de todo o plano de Deus desde a eternidade. Deus decidiu fazer tudo para a sua glória e revelando a sua glória, tudo que Deus criou' é para si mesmo pois ele é o único digno de todas as coisas e ele é a razão de todas as coisas. Tudo Encontra resposta última em Deus.

Jesus disse que não buscava a glória que vinha dos homens, assim também nós como cristãos devemos buscar apenas a glória de Deus e o louvor que vem dele

João 5.41

Te buscamos realmente louvor e glória de Deus devemos atribuir também a obra da nossa salvação completamente a Deus e não a nós.

John Piper diz algo a este respeito:

"Os cristãos amam a Deus ele é o nosso grande tesouro em nada pode ser comparado a ele. O importante catecismo antigo afirma " Deus é  Espírito, infinito, Eterno, imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, Justiça bondade, e verdade"

Sl 43.4

Por Deus ser infinito ele satisfaz todo nosso anseio por completude.

" não precisamos ter mais de nós mesmos mas devemos ser vazios de si e cheios de Deus"

Deus é eterno e isso satisfaz nosso Anseio por permanência

" pelo simples fato de Deus ser eterno que a salvação começa de uma eternidade e termina na outra, só podemos ter segurança da nossa salvação se reconhecermos que o autor dela foi Deus e nada tem haver com nós
 Mesmos"

E ele é imutável isso satisfaz nosso Anseio por estabilidade e segurança. Não há ninguém como Deus?, nada pode ser comparado a ele: riqueza, sexo, poder popularidade, Conquista, produtividade, grandes realizações, nada se compara a Deus.

Não podemos trocar nosso Deus por um ídolo nem que este ídolo sejam as nossas próprias obras. O soli deo Glória é o fim de Todo pensamento da reforma e das escrituras sagradas.

O próprio Lutero disse que depois que morrer se não queria que ninguém se chamasse luterano, pois quem é Lutero? Devemos reconhecer sim que existiram muitos homens de Deus usados, mas não devemos louvar o martelo pelo servico do carpinteiro.

Jesus diz que a vida eterna é conhecer à Deus João 17.3.
Quando não reconhecemos que o Senhor é o autor da nossa salvação, estamos montando um ídolo para nós, assim como quando pegamos partes das escrituras que gostamos e recusamos outras, estamos fazendo “um deus” negar a escritura é negar o Deus da bíblia e fazer “um deus” para si, nós não podemos fazer isso, quando defendemos que a salvação pode ser obtida por esforço humano é justamente isso que fazemos criamos um “deus” conforme a nossa imagem, e isso é heresia, na verdade a palavra heresia vem da palavra grega “escolha” ou seja escolher parte do ensino fora ou pequenas partes do ensinamento da palavra, foram assim que surgiram diversas seitas nos primeiros séculos depois da morte dos apóstolos. O Soli deo Gloria mostra o nosso Deus, e como ele é soberano e como ele não divide louvor e adoração com mais ninguém, mesmo que sejamos escorraçados por Pregar que Deus fez tudo para sua glória, não devemos deixar de falar. O ser humano odeia o governo do Deus soberano, quando falamos que Deus FAZ TUDO para sua glória, o homem natural diz que “Deus é um Egoista” eu digo que não! Mas mesmo que fosse, ele é o único que tem O DIREITO de Ser. Eu nunca vi na vida um autor de um filme tendo que dar explicações porque ele escreveu que personagem A ou B tivesse uma atitude, porém o ser humano, um mero personagem de toda a história divina, se levanta contra o oleiro e quer determinar o que Deus deve ou não fazer! Isso é um absurdo. Charles Spurgeon tem uma frase sobre isso:

Os homens permitem que Deus esteja em qualquer lugar, exceto em Seu trono. Permitem que Ele esteja em Sua oficina, moldando os mundos e criando as estrelas. Permitem que Ele esteja em Sua entidade filantrópica para dispensar Suas esmolas e conceder Suas generosidades. Permitem que Ele mantenha firme a terra e sustenha os pilares dela, ou que ilumine as lâmpadas do céu, ou governo as ondas do oceano inquieto; porém, quando Deus ascende ao Seu trono, Suas criaturas então rangem os dentes; e, quando proclamamos um Deus entronizado , e Seus direitos de fazer o que quiser com o que é Seu, de dispor de Suas criaturas como considerar melhor, sem consultá-las a respeito do assunto, então, nesse momento somos vaiados e execrados, e os homens tapam os ouvidos para nós, porque o Deus que está em Seu trono não é o Deus que eles amam. Eles O amam em qualquer lugar, exceto quando Ele se assenta no trono, com Seu cetro em Suas mãos e Sua coroa sobre a cabeça. Mas é um Deus entronizado que amamos pregar. É Deus sobre o Seu trono em quem confiamos. “

Nosso Deus decide as coisas, e faz tudo para sua glória, essa é a consequência FINAL dos Cinco Solas da Reforma, se voltar contra isso é se voltar contra Deus, negar isso é fazer um Deus diferente para si mesmo.

O Apostolo Paulo é muito duro com o interlocutor que tenta macular o caráter de Deus por fazer as coisas para sua Glória, ele diz:

Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
Romanos 9:20-24
O Apostolo Paulo não elogiou quem questionou a Deus, ele o repreendeu, Deus faz o que quiser com o que é dele, Jesus disse:

Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? Mateus 20:15

Deus distribui seus dons como bem entende, e Salva quem ele quiser, essa é a consequência ultima, não nos resta nada, questionar os seus propósitos é loucura! A bíblia afirma

Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor. Provérbios 21:30

Devemos nos curvar diante de Deus e reconhecer que todas as coisas ele fez para sua glória! E pregarmos o evangelho de Deus, para que está glória seja espalhada por toda terra!

Quando eu estava trabalhando com apologética (defesa da fé), administrava algumas paginas da internet, eu percebi que a maioria dos argumentos dos cristãos eram para dar explicações para os incrédulos, mas a bíblia não nos diz que os incrédulos precisam de explicações, ela nos diz que eles precisam se arrepender!

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, Atos 3:19

Essa é a necessidade natural do homem, tentando dar explicações aos incrédulos muitos saem das escrituras, e começam a crer em diversas coisas que a bíblia não ensina, embora devemos responder os incrédulos com sabedoria, não significa que devemos dar todas as explicações que eles queriam, Paulo não deu, Paulo censurou o homem que questionava a Deus.


Se olharmos assim, entenderemos o SOLI DEO GLORIA, toda a Glória em todas as coisas que fazemos deve ser atribuída a Deus e ninguém mais. Esse é o final de todo o homem “Glorificar a Deus e adora-lo para Sempre”!

Solus Christus



Solus Christus, (às vezes usado como  Solo Christo), é um dos cinco solas propostos pelos protestantes para resumir as crenças fundamentais do cristianismo. Esta expressão latina refere-se ao termo: "salvação somente por Cristo". Incrível que ainda hoje existem pessoas que se denomina O Cristão e procura consolação e salvação em outra pessoa que não seja Cristo, as escrituras nos ensinam que não existe nenhum outro que possa nos salvar:

11. Este Jesus é ‘a pedra que foi rejeitada por vós, os construtores, a qual foi posta como pedra angular’. 12. E, portanto, não há salvação em nenhum outro ente, pois, em todo universo não há nenhum outro Nome dado aos seres humanos pelo qual devamos ser salvos!” (Atos, 4) 9.

 Por isso, Deus também o exaltou sobremaneira à mais elevada posição e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; 10. para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, 11. e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Filipenses, 2) Único mediador: 5. Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem. (1 Timóteo, 2) O Solus Christus é a doutrina que está permeada em toda a biblia, Se você começar por Gênesis e terminar em apocalipse Jesus estará lá, ele estará em cada livro da Bíblia, todos os profetas e homem de Deus apontaram para ele, os santos homens de Deus não são nada mais do que setas que apontam para Cristo. Jesus mesmo afirmou que ele era "o caminho a verdade e a vida" J

Jesus é a resposta final para todas as coisas, Paulo diz que: 15. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação; 16. porquanto nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou dominações, sejam governos ou poderes, tudo foi criado por Ele e para Ele. 17. Ele existe antes de tudo o que há, e nele todas as coisas subsistem. 18. Ele é a cabeça do Corpo, que é a Igreja; Ele é o princípio e o primogênito dentre os mortos, a fim de que em absolutamente tudo tenha a supremacia. 19. Porquanto foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, 20. e por intermédio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue vertido na cruz. (Colossenses, 1

 João também afirma a DEIDADE de Cristo: 1. No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. 2. Ele, a Palavra, estava no princípio com Deus. 3. Todas as coisas foram feitas através dele, e, sem Ele, nada do que existe teria sido feito. 4. Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens; 5. e a luz resplandece nas trevas, mas as trevas não a venceram. (João, 1) 9. A Palavra é a luz verdadeira que, vinda ao mundo, ilumina a toda a humanidade. 10. Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito através dele, mas o mundo não o reconheceu. 11. Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. 12. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que crêem no seu Nome; 13. os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14. E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade. (João, 1) 17. Porquanto a Lei foi dada por intermédio de Moisés; mas a graça e a verdade vieram através de Jesus Cristo. 18. Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou. (João, 1)

Jesus é o próprio Deus, digno de adoração e louvor: Hb 1.3-6 Toda pessoa que nega a divindade de Cristo é anticristo, não devemos tratar como cristão ninguém que nega a divindade do nosso senhor Jesus Cristo.

Solus Christus demonstra que a obra de Cristo é a única ponte que liga Deus ao homem. Na eternidade passada Deus decidiu glorificar o seu filho Jesus Cristo, fazendo dele Salvador e Senhor da nossa vida. Nós não somos salvos por Nossas obras, somos salvos inteiramente pela OBRA DE CRISTO.
Remover esta verdade é algo muito sério, pois toca na glória que o pai deu para Cristo. Qualquer pessoa que acrescente algo a salvação fora a obra de Cristo na cruz é um anticristo e prega outro evangelho. 
Galatas 1.8-9

A obra de Cristo foi completa na cruz do Calvário, acrescentar nossos méritos a obra de Cristo é uma blasfêmia e heresia.

Isso é o solus Christus, e para que a obra da salvação seja completamente de Deus e ele receba totalmente a sua glória, o Senhor Jesus pagou todos os nossos pecados, Lutero chamava este ensino de a grande troca:

2 Cor 5.21, Romanos 5.8

Era Deus que estava ali em Cristo sofrendo e derramando o seu sangue:
Atos 20.28

Diminuir a obra da Cruz não é brincadeira, quando pregamos a salvação por meio do esforço humano que seja estamos anulando a obra da Cruz.

20. Fui crucificado juntamente com Cristo. E, desse modo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E essa nova vida que agora vivo no corpo, vivo-a exclusivamente pela fé no Filho de Deus, que me amou e se sacrificou por mim. 21. Não torno inútil a Graça de Deus; porquanto, se a justiça pudesse ser estabelecida pela Lei, então, Cristo teria morrido em vão!”
(Gálatas, 2)

Todas as vezes que pregamos a lei ou misturamos a obra da cruz com a lei estamos pervertendo o evangelho de Jesus Cristo.

A salvação só é possível por meio da fé que vem pela pregação do evangelho de Jesus, quando acrescentamos algo a obra de Cristo, Estamos dando outra coisa as pessoas ao invés do Evangelho, isso é muito grave! Que o senhor tenha misericórdia de todas as igrejas e líderes que acrescentam algo a obra de Cristo, pois isso é algo muito grave.

Em resumo o solus Christus significa que somente Jesus Cristo e por meio do seu sacrifício que podemos receber a salvação. Solus Christus mulher leva até o outro ponto Sola Gratia , e culmina no soli deo Glória. O Evangelho é um plano somente de Deus, não podemos anexar nossas ideias e pensamentos a este plano. Devemos ter temor e tremor pregarmos o Evangelho com todo zelo e dedicação de acordo com o que a palavra de Deus nos ensina.

Por fim a obra de Cristo na cruz foi concluída desde a fundação do mundo, pois Deus não falha em suas promessas e em seus propósitos,  Já havíamos sido Escolhidos por Deus para crer no Evangelho da Cruz.

Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores. 
Romanos 5.8


Sola Gratia



Você não contribuiu em nada para sua salvação, EXCETO com o PECADO que a fez necessária. — Jonathan Edwards

A Graça é o ponto central do Evangelho, a Graça é tudo aquilo que os apóstolos pregaram, não existe mensagem do evangelho se ela não for baseada puramente na Graça, a Graça é a própria Cruz, a Graça é a oferta de Deus para todo que crê, a Graça é uma das expressões do amor de Deus, Deus é o Autor da Graça, assim como é o Autor e consumador da nossa fé:

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Hebreus 12:2

Sola gratia. Durante a Reforma Protestante, os líderes protestantes e os teólogos geralmente concordavam que a doutrina da salvação da Igreja Católica Romana seria uma mistura de confiança na graça de Deus e confiança no mérito de suas próprias obras, comportamento este chamado pelos protestantes de sinergismo.  Porém os reformadores rejeitaram esse ensinamento, demonstrando que tudo é devido a graça de Deus, para que em tudo ele receba o louvor, a Obra da Salvação é uma obra completamente de Deus.

A confiança na capacidade humana é um produto da natureza humana decaída. A biblia diz que tudo que o homem confia é nada, se a confiança dele vem nele mesmo, então ele está perdido! O pensamento de auto-ajuda e méritocrácia humana infelizmente tem recheado as igrejas evangelicas e produzido os piores tipos de ensinos, um deles é a famosa Teologia da Prosperidade, esse mesmo pensamento que apoia a salvação no mérito do homem tem levados diversos cristãos à se afastarem cada vez mais da doutrina biblica, tudo isso faz calar a doutrina da justificação, regeneração (novo nascimento), santificação, é como uma gota de veneno que contamina o copo inteiro.

A graça de Deus em Cristo não só é necessária como é a única causa eficaz da salvação. Confessamos que os seres humanos nascem espiritualmente mortos e nem mesmo são capazes de cooperar com a graça salvadora.

Nós cristãos regenerados adoramos cantar sobre a graça salvadora de Deus, e com razão. João nos diz que de Jesus “todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça” (João 1:16). Muitas das cartas do Novo Testamento começam e terminam com os escritores expressando seu desejo de que a graça de Jesus estivesse com o seu povo. Inclusive ás últimas palavras da Bíblia são: “A graça do Senhor Jesus seja com todos. Amém” (Apocalipse 22:21).

Todos os homens de Deus que estavam envolvidos com a reforma protestante, exaltaram e glorificaram a Graça de Deus.E um dos temas decorrentes de sua linha de raciocinio foi o ensino da Reforma: sola gratia, que é o latim para “somente pela graça”, resumindo o ensinamento de que os cristãos são salvos somente pela graça de Deus.

Infelizmente muitas igrejas hoje que se denominam protestantes estão mais próximas do catolicismo romano do que dos reformadores no seu entendimento do que é a doutrina da Salvação pela Graça.

Os reformadores sustentavam que o pecador não possui habilidade nenhuma para se salvar, sendo salvo única e exclusivamente pela graça de Deus, nada que o pecador fizer pode trazer-lhe o mérito para obter a graça de Deus, e que o pecador não coopera com Deus, a fim de merecer a sua salvação, nenhum esforço do homem pode obter a salvação. A salvação, do começo ao fim, é o dom soberano de Deus para os indignos e não merecedores, piores dos homens, Isso ressoa o ensino de Paulo aos cristãos de Corinto que estavam cheios de orgulho: “Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?” (1 Coríntios. 4:7). Ninguém pode estar diante de Deus e dizer: “Olhe para mim e veja o que eu fiz!” Deus não é devedor de ninguém, nem mesmo em matéria de salvação (Romanos 11:35).

Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.
6 Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.
Romanos 11.5-6

Uma passagem da Escritura na qual a doutrina da salvação somente pela graça mais se sobressai é Efésios 2:1-10, esa passagem tem sido uma pancada sobre qualquer tentativa humana de destruir essa doutrina de salvação pela Graça, Paulo não está falando com uma igreja imatura, pelo contrário durante três anos ele esteve ensinando os Efésios (Atos 20:31), O Livro de atos também diz que Paulo dedicou-se diligentemente a pregar e ensinar a Palavra de Deus para eles (Atos 19:8-10, 20:20-21).

A carta aos Efésios nos mostra que tipo de ensinamento Paulo havia passado para eles de maneira tão diligente, imagine por três anos ouvindo Paulo falar sobre o evangelho, a Carta de Efesios nos proporciona a ter um vislumbre daquilo que Paulo os ensinava, já no primeiro Capitulo o Aposto leva-nos para os “lugares celestiais” (1:3). Ele nos mostra o plano do Pai para salvar os pecadores através da obra de seu Filho, uma obra que é aplicada e garantida pelo Espírito. Este plano é um plano generoso – o Pai “nos abençoou em Cristo com todas as bênçãos espirituais” (v. 3). Acima de tudo, Paulo enfatiza como esse plano de redenção redunda em louvor da gloriosa graça de Deus (vv. 6, 12, 14).

Depois Paulo passa a falar de todas as bençãos espirituais, incluindo a Eleição e Predestinação divina 1:3-14, por fim ele nos mostra o trabalho da Graça de Deus na nossa salvação 2:1-10. Ele destaca duas vezes o fato de que “pela graça sois salvos” (2:5, 8). Como é a graça de Deus evidente na salvação? Nós vemos a graça de Deus em evidência, Paulo diz, quando Deus faz com que o morto viva em Cristo. Nesse ensino Paulo diz que TODOS estavamos mortos nos nossos delitos e pecaos, essa é a condição de todos os homens, mulheres e crianças da Raça humana, que herdaram por Adão.

Paulo também nos aponta para a obra de Deus nos versículos 5-6: “Deus nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça sois salvos – e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar com ele nos lugares celestiais em Cristo Jesus”. Deus ressuscitou Cristo dentre os mortos e o fez assentar-se à sua direita (1:18-20), e ele nos fez algo incrível em nossa união com Cristo. Deus, Paulo disse que DEUS fez os mortos viverem! Isso é o que evoca a exclamação de Paulo: “Pela graça sois salvos” (2:5).

O Apostolo também nos aponta para a motivação de Deus. "Não foi por causa de nossas obras", Paulo diz no versículo 9, nem as obras que fizemos antes de nos tornarmos cristãos, nem as obras que temos feito depois que nos tornamos cristãos. Caso contrário, poderíamos ter motivo para “nos gloriar” (v. 9). Em vez disso, Paulo diz, Deus nos deu vida por causa de sua “misericórdia”, de seu “grande amor com que nos amou” (v. 4). Paulo sai do seu caminho para incutir em nós que o próprio amor e a misericórdia de Deus são a fonte da nossa salvação.

Por fim o apostolo nos aponta para o propósito de Deus. Com que propósito Deus fez o morto reviver? Paulo diz no versículo 7, foi para que possamos colocar em exposição, tanto agora como na eternidade, as “riquezas imensuráveis da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus”. 

Através da exposição em nossas vidas da obra prima de nosso Criador e Redentor - fomos “criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (v. 10).

Nós somos salvos, então, sola gratia – somente pela graça de Deus. 

O grande compositor de hinos, Isaac Watts, capturou bem o ponto de Paulo quando escreveu em seu hino “Quando eu vejo a maravilhosa cruz”: “Se toda a criação me pertencesse, ainda assim seria um presente muito pequeno, se comparado ao amor tão incrível, tão divino, que exigiria a minha alma, a minha vida, o meu tudo”. 

O homem estende a mão vazia para receber, não a mão cheia para oferecer. Não tem nada a oferecer em troca de sua salvação. Tampouco pode cooperar com a graça divina para salvar-se. Está morto em seus delitos e pecados. Somente se dispõe a receber o favor de Deus. 
O conceito de só pela graça é um golpe mui severo ao orgulho humano. Aqui não há lugar para a auto-suficiência, nem para a arrogância do que pretende salvar-se a si mesmo e a outros, mesmo por meio de esforços que aos olhos da sociedade parecem mui nobres e heróicos. 

Deus é sempre ‘o Deus de toda a graça’(1 Pe 5.10). A salvação sempre foi, é e sempre será pela graça. Mas esta graça vem em plenitude na pessoa de Jesus Cristo (Jo 1.17). Cristo é o dom inefável de Deus ao mundo. O homem pode salvar-se em Cristo, não à parte de Cristo. 

Para que A GLÓRIA seja totalmente de Deus, a Salvação é uma OBRA TOTALMENTE DELE TAMBÉM, a bíblia diz que há 24 anciões diante de Deus eles ATIRAM as coroas aos seus pés e reconhecer que ele é o único digno de TODA A GLÓRIA




10 Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
11 Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
Ap 4

Havera reconhecimento no Céu de que a Salvação é inteiramente pela Graça e tudo isso para a Glória de Deus.

E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus;Apocalipse 19:1




Fazemos nós a mesma coisa quando afirmamos que a Salvação é Inteiramente pela graça, vamos glorificar a Deus agora, e exalta-lo por sua obra Soberana.

Sola Fide (Somente a Fé)





Você consegue imaginar a escuridão do período antes da Reforma? A religião pregava que a salvação vinha por penitencias, boas obras diversas e indulgencias, no meio dessa confusão toda lendo a Epistola de Romanos Lutero le “Porque no evangelho é revelada, a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: O justo viverá da fé.” Romanos 1.17, foi como se uma luz tivesse adentrado dentro dele! Esse versículo juntamente com toda a epístola de Romanos, influenciou Lutero, a pregar que a Salvação de Deus não pode ser obtida por boas obras, ou qualquer coisa que o crente faça, mas somente pela fé!
Lutero não negava que o crente deveria fazer boas obras, mas que essas boas obras são consequências da Fé, esse é o mesmo pensamento de Paulo em Efesios 2.8-10 (As boas obras são consequência e não o meio pelo qual adquirimos a salvação).
O Sola Fide foi um pé inicial a reforma protestante, foi nesse ponto que todos os demais pontos (depois do Sola Scriptura) se desenvolveram.
Sem o Sola Fide, nossa religião se torna uma filantropia humanista onde barganhamos com Deus para alcançarmos aperfeiçoamento e salvação.

Sola fide nas escrituras:
Em Efesios 2.8-9, Lemos “8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;”
O texto está dizendo que todo o processo A GRAÇA e A FÉ são dons de Deus, não são obtidos por esforço humano, é ai que desenvolvemos o pensamento da reforma, a fé não é força de vontade humana, pelo contrário ela é um DOM GRATUITO de Deus. O homem não pode se gloriar por sua fé, pois ela é dadiva de Deus.

Outros textos da bíblia nos demonstram que a fé é um dom exclusivo de Deus.
Tiago afirma que "toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes" (Tg 1:17), reforçado por Pedro que escreve "o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade" (2Pe 1:3) a ponto de Paulo perguntar "que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, porque te glorias como se não o houveras recebido?" (1Co 4:7). E isto certamente inclui a fé.

Ademais, a Bíblia afirma que "a fé vem pelo ouvir" (Jo 10:17), indicando que antes da pregação do evangelho não há fé no homem. Aos romanos Paulo fala "da fé que Deus repartiu a cada um" (Rm 12:3), aos efésios da "fé da parte de Deus Pai" (Ef 6:23)

Algumas pessoas dizem que Deus nos dá a fé mas é nossa responsabilidade Crermos, essa afirmação não está de toda errada, mas na verdade até o ato de Crermos em Deus é efetuado e nos dado Gratuitamente por Deus: e aos filipenses disse "a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente CRER nele, como também padecer por ele" (Fl 1:29).

No final toda a obra da Salvação embora seja responsabilidade do homem, é feita completamente por Deus:

Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13

Esse pensamento e estrutura é um golpe fatal no Orgulho humano, Deus recompensa o homem apenas pela fé e nada mais, e essa fé não é algo inerente do próprio homem mas uma dadiva de Deus NO HOMEM, em Galatas 2.20 na Versão Corrigida e Fiel diz:

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé DO FILHO DE DEUS, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”

Ou seja, essa fé nos é dada, embora seja “nossa” ela nos foi concedida.

Não existe nada que o homem possa fazer para se gloriar, por isso, é que Paulo diz “Para que ninguém se glorie” os homens criam e repetem métodos evangelísticos, mas a salvação continua sendo uma obra completamente de Deus, e Deus vai salvar todos aqueles que ele quiser, por meio da Fé.

O Sola Fide foi uma pedra de tropeço para todos os inimigos da Reforma, todos os reformadores usaram ele como Baluarte, e mesmo que muitas pessoas durante a época da Reforma tentam colocar versículos bíblicos contra isso, Paulo foi enérgico em Falar que a Salvação vem somente pela Fé e a consequência dessa fé são as obras. Isso aniquilou totalmente o evangelicalismo da Igreja Catolica, e quebrou a “banca” de todos os homens que quiseram explorar a fé dos fieis. Lutero combateu isso veementemente, e com a ajuda de Deus prevaleceu.

Infelizmente isso não é o que vemos hoje nas igrejas, as pessoas preferem apoiar a sua fé em objetos consagrados feitos em larga escala, e preferem viver a vida baseando-se em atos proféticos e em sua própria força de vontade, mas fé não é força de vontade, Fé não é ficar Gritando pro demônio sair, não é usar a força de vontade e ficar pisoteando no chão, fé não é ficar dizendo “eu declaro e eu decreto” embora a verdadeira fé possa ter manifestações assim, a fé é em primeiro lugar CONFIANÇA em DEUS, e uma vida PIEDOSA com reverencia a Deus, existe muita agitação em nosso meio, mas isso não significa que esses movimentos sejam reais, nós podemos enganar muitos irmãos, mas não podemos enganar a Deus, pois foi ele mesmo que Deu a Fé aos seus eleitos:

Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade," Tito 1:1

Embora a fé não possa ser copiada ou fingida ela é acompanhada de Arrependimento, Piedade, e muita PERSEVERANÇA, Deus não nos destinou para destruição, e nem nos deu a fé para retrocedermos, mas para avançar, a Grande marca de quem recebeu a Fé é a perseverança, vamos ler todos juntos:

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé. Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; E daí também em figura ele o recobrou. Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras. Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão. Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos. Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram. Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias. Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias. E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados." Hebreus 11:1-40

3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4 Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,
5 Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,
6 Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,
7 Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
8 Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;
9 Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.
1 Pedro  3-9

Os verdadeiros crentes embora caiam muitas vezes, não ficam prostrados, pois receberam o Espirito da Fé, essa fé que vence o mundo:

E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos. " 2 Coríntios 4:13

Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. " 2 Timóteo 1:7


Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" 1 João 5:4

Fé não é emoção, não é razão humana, não é vontade humana, isso tudo é ego, a Fé é um dom de Deus, é espiritual, ela nos leva a perseverar e Crer em Deus, e vem através da pregação da palavra de Deus, ela não pode ser gerada pelo homem.

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." Romanos 10:17

Temos que romper com o espirito religioso da nossa época, e tomar a mesma postura dos reformadores e cremos em Deus, mesmo que não sintamos, não vemos, não tocamos, não entendemos devemos continuar crendo em Deus, essa é a obra DE DEUS em Nós: Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. " João 6:29


Yuri Schein