quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Sola Gratia



Você não contribuiu em nada para sua salvação, EXCETO com o PECADO que a fez necessária. — Jonathan Edwards

A Graça é o ponto central do Evangelho, a Graça é tudo aquilo que os apóstolos pregaram, não existe mensagem do evangelho se ela não for baseada puramente na Graça, a Graça é a própria Cruz, a Graça é a oferta de Deus para todo que crê, a Graça é uma das expressões do amor de Deus, Deus é o Autor da Graça, assim como é o Autor e consumador da nossa fé:

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Hebreus 12:2

Sola gratia. Durante a Reforma Protestante, os líderes protestantes e os teólogos geralmente concordavam que a doutrina da salvação da Igreja Católica Romana seria uma mistura de confiança na graça de Deus e confiança no mérito de suas próprias obras, comportamento este chamado pelos protestantes de sinergismo.  Porém os reformadores rejeitaram esse ensinamento, demonstrando que tudo é devido a graça de Deus, para que em tudo ele receba o louvor, a Obra da Salvação é uma obra completamente de Deus.

A confiança na capacidade humana é um produto da natureza humana decaída. A biblia diz que tudo que o homem confia é nada, se a confiança dele vem nele mesmo, então ele está perdido! O pensamento de auto-ajuda e méritocrácia humana infelizmente tem recheado as igrejas evangelicas e produzido os piores tipos de ensinos, um deles é a famosa Teologia da Prosperidade, esse mesmo pensamento que apoia a salvação no mérito do homem tem levados diversos cristãos à se afastarem cada vez mais da doutrina biblica, tudo isso faz calar a doutrina da justificação, regeneração (novo nascimento), santificação, é como uma gota de veneno que contamina o copo inteiro.

A graça de Deus em Cristo não só é necessária como é a única causa eficaz da salvação. Confessamos que os seres humanos nascem espiritualmente mortos e nem mesmo são capazes de cooperar com a graça salvadora.

Nós cristãos regenerados adoramos cantar sobre a graça salvadora de Deus, e com razão. João nos diz que de Jesus “todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça” (João 1:16). Muitas das cartas do Novo Testamento começam e terminam com os escritores expressando seu desejo de que a graça de Jesus estivesse com o seu povo. Inclusive ás últimas palavras da Bíblia são: “A graça do Senhor Jesus seja com todos. Amém” (Apocalipse 22:21).

Todos os homens de Deus que estavam envolvidos com a reforma protestante, exaltaram e glorificaram a Graça de Deus.E um dos temas decorrentes de sua linha de raciocinio foi o ensino da Reforma: sola gratia, que é o latim para “somente pela graça”, resumindo o ensinamento de que os cristãos são salvos somente pela graça de Deus.

Infelizmente muitas igrejas hoje que se denominam protestantes estão mais próximas do catolicismo romano do que dos reformadores no seu entendimento do que é a doutrina da Salvação pela Graça.

Os reformadores sustentavam que o pecador não possui habilidade nenhuma para se salvar, sendo salvo única e exclusivamente pela graça de Deus, nada que o pecador fizer pode trazer-lhe o mérito para obter a graça de Deus, e que o pecador não coopera com Deus, a fim de merecer a sua salvação, nenhum esforço do homem pode obter a salvação. A salvação, do começo ao fim, é o dom soberano de Deus para os indignos e não merecedores, piores dos homens, Isso ressoa o ensino de Paulo aos cristãos de Corinto que estavam cheios de orgulho: “Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?” (1 Coríntios. 4:7). Ninguém pode estar diante de Deus e dizer: “Olhe para mim e veja o que eu fiz!” Deus não é devedor de ninguém, nem mesmo em matéria de salvação (Romanos 11:35).

Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.
6 Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.
Romanos 11.5-6

Uma passagem da Escritura na qual a doutrina da salvação somente pela graça mais se sobressai é Efésios 2:1-10, esa passagem tem sido uma pancada sobre qualquer tentativa humana de destruir essa doutrina de salvação pela Graça, Paulo não está falando com uma igreja imatura, pelo contrário durante três anos ele esteve ensinando os Efésios (Atos 20:31), O Livro de atos também diz que Paulo dedicou-se diligentemente a pregar e ensinar a Palavra de Deus para eles (Atos 19:8-10, 20:20-21).

A carta aos Efésios nos mostra que tipo de ensinamento Paulo havia passado para eles de maneira tão diligente, imagine por três anos ouvindo Paulo falar sobre o evangelho, a Carta de Efesios nos proporciona a ter um vislumbre daquilo que Paulo os ensinava, já no primeiro Capitulo o Aposto leva-nos para os “lugares celestiais” (1:3). Ele nos mostra o plano do Pai para salvar os pecadores através da obra de seu Filho, uma obra que é aplicada e garantida pelo Espírito. Este plano é um plano generoso – o Pai “nos abençoou em Cristo com todas as bênçãos espirituais” (v. 3). Acima de tudo, Paulo enfatiza como esse plano de redenção redunda em louvor da gloriosa graça de Deus (vv. 6, 12, 14).

Depois Paulo passa a falar de todas as bençãos espirituais, incluindo a Eleição e Predestinação divina 1:3-14, por fim ele nos mostra o trabalho da Graça de Deus na nossa salvação 2:1-10. Ele destaca duas vezes o fato de que “pela graça sois salvos” (2:5, 8). Como é a graça de Deus evidente na salvação? Nós vemos a graça de Deus em evidência, Paulo diz, quando Deus faz com que o morto viva em Cristo. Nesse ensino Paulo diz que TODOS estavamos mortos nos nossos delitos e pecaos, essa é a condição de todos os homens, mulheres e crianças da Raça humana, que herdaram por Adão.

Paulo também nos aponta para a obra de Deus nos versículos 5-6: “Deus nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça sois salvos – e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar com ele nos lugares celestiais em Cristo Jesus”. Deus ressuscitou Cristo dentre os mortos e o fez assentar-se à sua direita (1:18-20), e ele nos fez algo incrível em nossa união com Cristo. Deus, Paulo disse que DEUS fez os mortos viverem! Isso é o que evoca a exclamação de Paulo: “Pela graça sois salvos” (2:5).

O Apostolo também nos aponta para a motivação de Deus. "Não foi por causa de nossas obras", Paulo diz no versículo 9, nem as obras que fizemos antes de nos tornarmos cristãos, nem as obras que temos feito depois que nos tornamos cristãos. Caso contrário, poderíamos ter motivo para “nos gloriar” (v. 9). Em vez disso, Paulo diz, Deus nos deu vida por causa de sua “misericórdia”, de seu “grande amor com que nos amou” (v. 4). Paulo sai do seu caminho para incutir em nós que o próprio amor e a misericórdia de Deus são a fonte da nossa salvação.

Por fim o apostolo nos aponta para o propósito de Deus. Com que propósito Deus fez o morto reviver? Paulo diz no versículo 7, foi para que possamos colocar em exposição, tanto agora como na eternidade, as “riquezas imensuráveis da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus”. 

Através da exposição em nossas vidas da obra prima de nosso Criador e Redentor - fomos “criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (v. 10).

Nós somos salvos, então, sola gratia – somente pela graça de Deus. 

O grande compositor de hinos, Isaac Watts, capturou bem o ponto de Paulo quando escreveu em seu hino “Quando eu vejo a maravilhosa cruz”: “Se toda a criação me pertencesse, ainda assim seria um presente muito pequeno, se comparado ao amor tão incrível, tão divino, que exigiria a minha alma, a minha vida, o meu tudo”. 

O homem estende a mão vazia para receber, não a mão cheia para oferecer. Não tem nada a oferecer em troca de sua salvação. Tampouco pode cooperar com a graça divina para salvar-se. Está morto em seus delitos e pecados. Somente se dispõe a receber o favor de Deus. 
O conceito de só pela graça é um golpe mui severo ao orgulho humano. Aqui não há lugar para a auto-suficiência, nem para a arrogância do que pretende salvar-se a si mesmo e a outros, mesmo por meio de esforços que aos olhos da sociedade parecem mui nobres e heróicos. 

Deus é sempre ‘o Deus de toda a graça’(1 Pe 5.10). A salvação sempre foi, é e sempre será pela graça. Mas esta graça vem em plenitude na pessoa de Jesus Cristo (Jo 1.17). Cristo é o dom inefável de Deus ao mundo. O homem pode salvar-se em Cristo, não à parte de Cristo. 

Para que A GLÓRIA seja totalmente de Deus, a Salvação é uma OBRA TOTALMENTE DELE TAMBÉM, a bíblia diz que há 24 anciões diante de Deus eles ATIRAM as coroas aos seus pés e reconhecer que ele é o único digno de TODA A GLÓRIA




10 Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
11 Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
Ap 4

Havera reconhecimento no Céu de que a Salvação é inteiramente pela Graça e tudo isso para a Glória de Deus.

E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus;Apocalipse 19:1




Fazemos nós a mesma coisa quando afirmamos que a Salvação é Inteiramente pela graça, vamos glorificar a Deus agora, e exalta-lo por sua obra Soberana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário