quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Soli Deo Gloria




 todo que é chamado pelo meu Nome, que criei para minha própria glória e alegria, e aos quais dei forma Isaias 43.7
Por amor de mim mesmo,
por amor de mim mesmo, eu faço isso.
Como posso permitir que
eu mesmo seja difamado?
Não darei minha glória a nenhum outro.
Isaías 48:11
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas.
A ele seja a glória
para sempre! Amém.
Romanos 11:36

Toda glória seja dada somente a Deus! Esse é o princípio do soli deo Glória, ele é a consequência última de todas as outras quatro solas, e a consequência a última de todo o plano de Deus desde a eternidade. Deus decidiu fazer tudo para a sua glória e revelando a sua glória, tudo que Deus criou' é para si mesmo pois ele é o único digno de todas as coisas e ele é a razão de todas as coisas. Tudo Encontra resposta última em Deus.

Jesus disse que não buscava a glória que vinha dos homens, assim também nós como cristãos devemos buscar apenas a glória de Deus e o louvor que vem dele

João 5.41

Te buscamos realmente louvor e glória de Deus devemos atribuir também a obra da nossa salvação completamente a Deus e não a nós.

John Piper diz algo a este respeito:

"Os cristãos amam a Deus ele é o nosso grande tesouro em nada pode ser comparado a ele. O importante catecismo antigo afirma " Deus é  Espírito, infinito, Eterno, imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, Justiça bondade, e verdade"

Sl 43.4

Por Deus ser infinito ele satisfaz todo nosso anseio por completude.

" não precisamos ter mais de nós mesmos mas devemos ser vazios de si e cheios de Deus"

Deus é eterno e isso satisfaz nosso Anseio por permanência

" pelo simples fato de Deus ser eterno que a salvação começa de uma eternidade e termina na outra, só podemos ter segurança da nossa salvação se reconhecermos que o autor dela foi Deus e nada tem haver com nós
 Mesmos"

E ele é imutável isso satisfaz nosso Anseio por estabilidade e segurança. Não há ninguém como Deus?, nada pode ser comparado a ele: riqueza, sexo, poder popularidade, Conquista, produtividade, grandes realizações, nada se compara a Deus.

Não podemos trocar nosso Deus por um ídolo nem que este ídolo sejam as nossas próprias obras. O soli deo Glória é o fim de Todo pensamento da reforma e das escrituras sagradas.

O próprio Lutero disse que depois que morrer se não queria que ninguém se chamasse luterano, pois quem é Lutero? Devemos reconhecer sim que existiram muitos homens de Deus usados, mas não devemos louvar o martelo pelo servico do carpinteiro.

Jesus diz que a vida eterna é conhecer à Deus João 17.3.
Quando não reconhecemos que o Senhor é o autor da nossa salvação, estamos montando um ídolo para nós, assim como quando pegamos partes das escrituras que gostamos e recusamos outras, estamos fazendo “um deus” negar a escritura é negar o Deus da bíblia e fazer “um deus” para si, nós não podemos fazer isso, quando defendemos que a salvação pode ser obtida por esforço humano é justamente isso que fazemos criamos um “deus” conforme a nossa imagem, e isso é heresia, na verdade a palavra heresia vem da palavra grega “escolha” ou seja escolher parte do ensino fora ou pequenas partes do ensinamento da palavra, foram assim que surgiram diversas seitas nos primeiros séculos depois da morte dos apóstolos. O Soli deo Gloria mostra o nosso Deus, e como ele é soberano e como ele não divide louvor e adoração com mais ninguém, mesmo que sejamos escorraçados por Pregar que Deus fez tudo para sua glória, não devemos deixar de falar. O ser humano odeia o governo do Deus soberano, quando falamos que Deus FAZ TUDO para sua glória, o homem natural diz que “Deus é um Egoista” eu digo que não! Mas mesmo que fosse, ele é o único que tem O DIREITO de Ser. Eu nunca vi na vida um autor de um filme tendo que dar explicações porque ele escreveu que personagem A ou B tivesse uma atitude, porém o ser humano, um mero personagem de toda a história divina, se levanta contra o oleiro e quer determinar o que Deus deve ou não fazer! Isso é um absurdo. Charles Spurgeon tem uma frase sobre isso:

Os homens permitem que Deus esteja em qualquer lugar, exceto em Seu trono. Permitem que Ele esteja em Sua oficina, moldando os mundos e criando as estrelas. Permitem que Ele esteja em Sua entidade filantrópica para dispensar Suas esmolas e conceder Suas generosidades. Permitem que Ele mantenha firme a terra e sustenha os pilares dela, ou que ilumine as lâmpadas do céu, ou governo as ondas do oceano inquieto; porém, quando Deus ascende ao Seu trono, Suas criaturas então rangem os dentes; e, quando proclamamos um Deus entronizado , e Seus direitos de fazer o que quiser com o que é Seu, de dispor de Suas criaturas como considerar melhor, sem consultá-las a respeito do assunto, então, nesse momento somos vaiados e execrados, e os homens tapam os ouvidos para nós, porque o Deus que está em Seu trono não é o Deus que eles amam. Eles O amam em qualquer lugar, exceto quando Ele se assenta no trono, com Seu cetro em Suas mãos e Sua coroa sobre a cabeça. Mas é um Deus entronizado que amamos pregar. É Deus sobre o Seu trono em quem confiamos. “

Nosso Deus decide as coisas, e faz tudo para sua glória, essa é a consequência FINAL dos Cinco Solas da Reforma, se voltar contra isso é se voltar contra Deus, negar isso é fazer um Deus diferente para si mesmo.

O Apostolo Paulo é muito duro com o interlocutor que tenta macular o caráter de Deus por fazer as coisas para sua Glória, ele diz:

Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
Romanos 9:20-24
O Apostolo Paulo não elogiou quem questionou a Deus, ele o repreendeu, Deus faz o que quiser com o que é dele, Jesus disse:

Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? Mateus 20:15

Deus distribui seus dons como bem entende, e Salva quem ele quiser, essa é a consequência ultima, não nos resta nada, questionar os seus propósitos é loucura! A bíblia afirma

Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor. Provérbios 21:30

Devemos nos curvar diante de Deus e reconhecer que todas as coisas ele fez para sua glória! E pregarmos o evangelho de Deus, para que está glória seja espalhada por toda terra!

Quando eu estava trabalhando com apologética (defesa da fé), administrava algumas paginas da internet, eu percebi que a maioria dos argumentos dos cristãos eram para dar explicações para os incrédulos, mas a bíblia não nos diz que os incrédulos precisam de explicações, ela nos diz que eles precisam se arrepender!

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, Atos 3:19

Essa é a necessidade natural do homem, tentando dar explicações aos incrédulos muitos saem das escrituras, e começam a crer em diversas coisas que a bíblia não ensina, embora devemos responder os incrédulos com sabedoria, não significa que devemos dar todas as explicações que eles queriam, Paulo não deu, Paulo censurou o homem que questionava a Deus.


Se olharmos assim, entenderemos o SOLI DEO GLORIA, toda a Glória em todas as coisas que fazemos deve ser atribuída a Deus e ninguém mais. Esse é o final de todo o homem “Glorificar a Deus e adora-lo para Sempre”!

Um comentário: