É triste, mas eu perdoo aqueles que duvidam, pode ser que else se arrependam. Eu mesmo já fiquei dominado pela dúvida, todos nós chegamos a dúvidar do que a bibia ensina uma hora ou outra. Por exemplo quando o Tourinho usa de sofismas e diz que Deus não causa que o homem pense x ou y e fala um monte de verborragia é fácil ser tentado a duvidar de que Deus causa tudo e ficar perdendo tempo pensando nisso, mas podemos simplesmente citar textos onde Deus causa o homem a fazer ou pensar x ou y (Jz 14.1-4, Ez 14.9, Ap 17.17, Pv 21.1). Podemos também citar os textos que dizem que Deus causa todas as coisas (Ec 11.5, Ef 1.11) e demonstrar a fortiori que o texto quer dizer "todas absoutamente, desde de uma queda de um pardal 'Mt 10.29' até mesmo o endurecimento do coração de homens 'Ex 4, 10, Dt 2', podemos demonstrar que até Adão é um vaso ou para ira ou para a misericórdia 'Rm 9' portanto até as caracteristicas que ele foi adquirindo durante a sua existencia vieram das mãos de Deus, demonstrar que tanto Satanás como Adão estavam nas mãos de Deus de maneira que ele controlaria se Adão seria enganado ou não 'Jó 12.16', podemos demonstrar que quem faz algum plano pensando que Deus não vê, na verdade não sabe que essas coisas vem diretamente da mão do oleiro 'Is 29.15-16', Podemos demonstrar que em Isaias 45.5-7, o texto não se refere apenas a calamidades e guerras, mas ao mal no sentido geral pelo próprio contexto de calamidades e guerras, pelo principio da primeira menção da palavra "RA" em hebraico que aparece lá em Genesis 3 "arvore da ciencia do bem e do mal", pelas outras diversas ocrrencias dessa palavra na biblia apresentando isso, e melhor ainda, pelo fato de Deus no próprio contexto estar negando o dualismo, pois ele diz "Eu sou Deus e não há outro" ou seja, não há outro que cause todas as coisas, mas a pessoa pode não aceitar o a fortiori biblico e dar dezenas de motivos por Deus não ser o causador do mal tanto calamitoso quanto moral, e pode resistir que Deus fará toda a sua vontade "Is 46.9-10" e insistir que algumas coisas que acontecem não são a vontade de Deus apenas outras, mas isso contrária o Senhor Jesus Cristo 'Mt 10.29', essas pessoas podem dizer que algumas coisas Deus permite apenas e deixa que acontecem a seu contragosto, mas a biblia diz que ele faz tudo de acordo com o beneplácito da sua vontade 'Ef 1.11', enfim, a soberania exaustiva é algo que somente Deus, e não eu, não Cheung, não Clark, não Calvino, nem ninguém, Somente Deus o Espírito da Verdade pode revelar. Eu não vou tentar provar aquilo que é óbvio, todos nós temos carnalidade e resistimos a verdades da Escritura por um tempo, mas depois de exposto a tamanha luz retroceder é algo terrivel, a resposta que a pessoa quer ela só vai encontrar na fé e no testemunho interno do Espírito Santo.
Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Provérbios 4:18
sábado, 17 de outubro de 2020
Deus controla os pensamentos e ações dos homens (por Gordon H. Clark)
por Gordon H. Clark
"Assim deveria acontecer” são os
importantes palavras. Jesus tinha acabado de ser traído. Pedro, então
aprendemos com João, desembainhou sua espada e cortou a orelha de um servo.
Então Jesus repreendeu Pedro e disse-lhe que ele, Jesus, poderia convocar doze
legiões de anjos; mas se ele fez isso, como as Escrituras poderiam ser
cumpridas que disse: "assim deve acontecer" A palavra, portanto,
inclui a traição de Judas, a prisão e, por implicação, os julgamentos e a
crucificação. Estes as coisa tinham que ser como ocorreram; Deve-se pensar
cuidadosamente sobre as implicações da profecia com referência à extensão da
atividade causal de Deus. Não é o ato profetizou que sozinho em sua
individualidade é fixado e determinado por Decreto de Deus. Todos os detalhes que
antecederam o evento e o tornaram tanto o possível quanto o real tiveram que
ser incluídos, caso contrário, o evento não teria acontecido. Judas foi
escolhido por seu repreensível papel, mas em antecipação os pais de Judas
tiveram que ser escolhidos. Faz qualquer um pensar que Deus poderia ter
escolhido Judas e poderia ter profetizado que assim deve ser, sem saber quem
foram os pais de Judas? Se assim for, então foi determinado que o
Sumo-sacerdote deve empregar um certo homem como servo e mandá-lo para fora
aquela noite. O homem não poderia ter ficado doente à tarde e levado para a
cama, pois deve ser assim. Ao mesmo tempo, Jesus repreendeu o oficiais. Por que
o abordaram à noite com um traidor? Poderia eles não o prenderam durante o dia
quando ele estava ensinando abertamente no templo? Isso, é claro, indica o
covarde caráter dos padres, mas os padres eram covardes e os oficiais vieram à
noite e "tudo isso foi feito para que as Escrituras de os profetas podem
ser cumpridos. ” Os próximos seis versículos contêm, pelo menos em grego, a
palavra determinar. Cada um deles indica algum aspecto da determinação de Deus.
Lucas 22:22 diz: “O Filho do homem vai, como foi determinado: mas ai daquele homem por
quem ele é traído!” Este versículo [e uma previsão de Cristo, enquanto
ainda sentado à mesa no cenáculo, que Judas estava prestes a traí-lo. A ser
notado é o fato de que o que foi prestes a acontecer foi determinado. Não foi
Judas quem determinou o qestava para acontecer. Judas, sem dúvida, pretendia
trair Cristo, mas ele pode ter falhado. Não foi ele quem controlou todos os circunstâncias.
Só Deus pode determinar o futuro. Deus determinou como o Filho do homem deve
ir.
Da mesma forma, o próximo versículo, Atos 2:23, diz: Este homem lhes foi entregue
por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de
homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz. (Atos 2:23) O verso é semelhante em pensamento, mas
mais explícito. No versículo anterior, era necessário para concluir que o poder determinante era Deus,
eliminando todas as outras possibilidades. Aqui não apenas Deus é mencionado
explicitamente, mas há ênfase adicionada nas palavras "conselho determinado e presciência." Isso indica um planejamento deliberado. Como este
evento, a morte de Cristo, foi pré-ordenada, então também todo evento é
pré-ordenado porque Deus é onisciente; e nenhum detalhe, nem mesmo o número de cabelos
na cabeça, escapa de sua presciência e deliberado conselho. Tudo faz parte de
seu plano. De tudo que Deus diz, “Assim
deve ser.” Talvez o versículo mais explícito e enfático ao longo dessas
linhas é Atos 4:28.
Atos 4: 27-28 diz: “Por uma verdade contra o teu santo filho Jesus,
a quem ungiste, tanto Herodes como Pôncio Pilatos, com os gentios e o povo de
Israel, estavam reunidos, em a fim de fazer
tudo o que sua mão e seu conselho determinaram antes de ser feito. ”
Observe a quantidade de detalhes
específicos nesta passagem. O contexto de os dois versos são uma oração
espontânea por parte de uma grupo de crentes a quem Pedro e João relataram sua
experiência com o Saduceus. O povo agradece a Deus pela libertação do apóstolos.
Eles glorificam a Deus como criador. Eles reconhecem que ele falou através de
David sobre a inimizade dos pagãos contra Deus. E eles particularizam essa
inimizade na recente crucificação de Cristo. “Em verdade”, eles dizem em sua
oração, “nesta cidade” (uma frase omitida na versão King James), “contra o seu
santo servo Jesus ”(servo, em vez de filho, em referência a Isaías 42: 1;
43:10; 52:13 e versículos semelhantes) "a quem ungiste" e separa para
um propósito específico, "Herodes e Pôncio Pilatos vieram junto com os
gentios e o povo de Israel para fazer o
que quer que sua mão e seu conselho préordenaram que aconteceria. ” Aqui
diz em uma palavra "qualquer coisa"
que Deus preordenou ou predeterminou a crucificação de Cristo com todas as circunstâncias
que o acompanham. Mencionado explicitamente circunstâncias eram os dois homens,
Herodes e Pôncio Pilatos.
Não posso supor que Deus desde toda a
eternidade pré-ordenou o crucificação para acontecer em uma determinada data -
a plenitude do tempo, não quando sua hora ainda não havia chegado (João 7:30,
8:20), mas somente quando sua hora já tinha chegado (João 13: 1, 17: 1) - e
então esperou que alguém apareceria para crucificar Cristo. Muito pelo
contrário, Herodes e Pôncio Pilatos foram incluídos individualmente no plano
eterno; e porque eles foram tão preordenados que se reuniram para fazer tudo o
que Deus tinha antes decidido. A palavra é “preordenado” ou “predeterminado”. Não deveriam aqueles que dizem que Deus não
predestina atos maus agora abaixar a cabeça de vergonha? A ideia de que um
homem pode decidir o que ele fará, como Pilatos decidiu o que fazer com Jesus,
sem que decisão de ser eternamente controlada e determinada por Deus faz absurdo de toda a Bíblia.
Versos suficientes já foram citados,
mas, para tornar a matriz mais massiva, alguns versos de menor importância
serão adicionados. Atos 10:42 dá outro exemplo da decisão determinante de Deus.
O verso
diz: “É ele [Jesus] que foi ordenado por Deus para ser o Juiz de vivos e
mortos. ” Nenhum comentário é necessário. A próxima passagem é Atos 17:
24-26, que diz: “Deus ... tem determinou
os tempos antes indicados e os limites de seus habitação." Alguém fica
mais impressionado com a força deste versículo se alguém estudou as andanças
dos povos. A maioria dos alunos do ensino médio saber das invasões da Ásia que
varreram a Europa ao redor os séculos sétimo e oitavo. Eles também podem se
lembrar do invasões bárbaras durante as quais Roma foi saqueada em 410 d.C. Mais
tarde, os normandos invadiram a França e os anglos invadiram Inglaterra. Também
é dito que os habitantes da França ou da Gália emigrou para a Galácia. E por
que os camponeses lituanos podem entende frases simples em sânscrito? Embora
possa demorar erudição cuidadosa e longa pesquisa para traçar os caminhos
desses migrações e fixar suas datas, a causa de todas elas, na data, em limite
geográfico, e nas decisões humanas que iniciaram estes movimentos, é o decreto
de Deus. É Deus quem decidiu qual as pessoas devem se mover, quando devem se
mover e precisamente para onde eles devem escolher parar de se mover. Que esses
versos sejam suficientes para o momento.
Fonte: Gordon H. Clark, Predestination,
The Trinity Foundation, p. 65-70
Tradução: Yuri Andrei Schein