sábado, 17 de outubro de 2020

Aqueles que retrocedem

 É triste, mas eu perdoo aqueles que duvidam, pode ser que else se arrependam. Eu mesmo já fiquei dominado pela dúvida, todos nós chegamos a dúvidar do que a bibia ensina uma hora ou outra. Por exemplo quando o Tourinho usa de sofismas e diz que Deus não causa que o homem pense x ou y e fala um monte de verborragia é fácil ser tentado a duvidar de que Deus causa tudo e ficar perdendo tempo pensando nisso, mas podemos simplesmente citar textos onde Deus causa o homem a fazer ou pensar x ou y (Jz 14.1-4, Ez 14.9, Ap 17.17, Pv 21.1). Podemos também citar os textos que dizem que Deus causa todas as coisas (Ec 11.5, Ef 1.11) e demonstrar a fortiori que o texto quer dizer "todas absoutamente, desde de uma queda de um pardal 'Mt 10.29' até mesmo o endurecimento do coração de homens 'Ex 4, 10, Dt 2', podemos demonstrar que até Adão é um vaso ou para ira ou para a misericórdia 'Rm 9' portanto até as caracteristicas que ele foi adquirindo durante a sua existencia vieram das mãos de Deus, demonstrar que tanto Satanás como Adão estavam nas mãos de Deus de maneira que ele controlaria se Adão seria enganado ou não 'Jó 12.16', podemos demonstrar que quem faz algum plano pensando que Deus não vê, na verdade não sabe que essas coisas vem diretamente da mão do oleiro 'Is 29.15-16', Podemos demonstrar que em Isaias 45.5-7, o texto não se refere apenas a calamidades e guerras, mas ao mal no sentido geral pelo próprio contexto de calamidades e guerras, pelo principio da primeira menção da palavra "RA" em hebraico que aparece lá em Genesis 3 "arvore da ciencia do bem e do mal", pelas outras diversas ocrrencias dessa palavra na biblia apresentando isso, e melhor ainda, pelo fato de Deus no próprio contexto estar negando o dualismo, pois ele diz "Eu sou Deus e não há outro" ou seja, não há outro que cause todas as coisas, mas a pessoa pode não aceitar o a fortiori biblico e dar dezenas de motivos por Deus não ser o causador do mal tanto calamitoso quanto moral, e pode resistir que Deus fará toda a sua vontade "Is 46.9-10" e insistir que algumas coisas que acontecem não são a vontade de Deus apenas outras, mas isso contrária o Senhor Jesus Cristo 'Mt 10.29', essas pessoas podem dizer que algumas coisas Deus permite apenas e deixa que acontecem a seu contragosto, mas a biblia diz que ele faz tudo de acordo com o beneplácito da sua vontade 'Ef 1.11', enfim, a soberania exaustiva é algo que somente Deus, e não eu, não Cheung, não Clark, não Calvino, nem ninguém, Somente Deus o Espírito da Verdade pode revelar. Eu não vou tentar provar aquilo que é óbvio, todos nós temos carnalidade e resistimos a verdades da Escritura por um tempo, mas depois de exposto a tamanha luz retroceder é algo terrivel, a resposta que a pessoa quer ela só vai encontrar na fé e no testemunho interno do Espírito Santo.

Deus controla os pensamentos e ações dos homens (por Gordon H. Clark)

 



por Gordon H. Clark


 O próximo versículo novamente não é especificamente um caso de mal, mas também de bom ou mal como as circunstâncias indicam. É, no entanto, uma afirmação específica que Deus controla os pensamentos dos homens. Provérbios 21: 1 diz: "O rei o coração está nas mãos do Senhor como os rios das águas: Ele o inclina para onde ele quiser. ” Este versículo afirma o princípio geral, e um exemplo particular é encontrado em Esdras 7: 6, “E o rei [da Pérsia] concedeu-lhe [Esdras] todo o seu pedido, de acordo com a mão do Senhor seu Deus sobre ele. ” Deus controla todas as decisões politicas e governamentais. Deus não só fez com que Faraó odiasse os israelitas, ele fez com que Ciro enviasse os cativos de volta para construir Jerusalém. Ele também fez com que Adolph Hitler marchasse para a Rússia e fez com que Lyndon Johnson para escalar uma guerra no Vietnã. Deus transforma a mente de um governante em qualquer direção que ele quiser. Se agora temos hesitado em dizer isso Provérbios 16: 1 afirma que Deus controla os pensamentos do homem, bem como seu discurso, Provérbios 21: 1, diz isso claramente. Deus controla o pensamentos, planos e decisões dos homens. O próximo é Isaías 19:17, que diz: “E a terra de Judá será a terror para o Egito ... por causa do conselho do Senhor dos Exércitos, que ele determinou contra isso. ” Não há nada particularmente novo neste versículo; é apenas mais um que atribui a Deus o determinação de causar problemas a uma nação Jeremias 13: 13-14 são semelhantes, mas mais completos: “Assim diz o Senhor: Eis Eu preencherei todos os habitantes desta terra, até mesmo os reis que se sentam O trono de Davi, os sacerdotes, os profetas e todos os habitantes de Jerusalém com a embriaguez. E eu vou esmagá-los um contra outro. ” Aqui a destruição determinada não é dirigida contra uma nação meramente mencionada pelo nome e em geral, mas especificamente contra indivíduos. Deus vai preencher essas pessoas com embriaguez e jogá-los uns contra os outros. Para concluir esta série de versos do Antigo Testamento, é apropriado citar Lamentações 3:38: “Não é da boca do Altíssimo que vêm tanto as desgraças como as bênçãos?" Aqui Jeremias confronta o objetor que pensa que Deus envia apenas o bem e não o mal. Isto é um incompreensão fundamental da natureza e atividade divinas. Deus é a causa original de tudo. De sua boca procedem ambos o bem e o mal. Agora é hora de nos voltarmos para o Novo Testamento e, mais uma vez, uma série de versículos serão selecionados, começando em Mateus e indo em direção a o fim. Com exceção do primeiro versículo, todos eles contêm o palavra e a ideia de determinação. O primeiro verso contém a ideia mas não a própria palavra. "Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?" (Mt 26.53-54)

 

"Assim deveria acontecer” são os importantes palavras. Jesus tinha acabado de ser traído. Pedro, então aprendemos com João, desembainhou sua espada e cortou a orelha de um servo. Então Jesus repreendeu Pedro e disse-lhe que ele, Jesus, poderia convocar doze legiões de anjos; mas se ele fez isso, como as Escrituras poderiam ser cumpridas que disse: "assim deve acontecer" A palavra, portanto, inclui a traição de Judas, a prisão e, por implicação, os julgamentos e a crucificação. Estes as coisa tinham que ser como ocorreram; Deve-se pensar cuidadosamente sobre as implicações da profecia com referência à extensão da atividade causal de Deus. Não é o ato profetizou que sozinho em sua individualidade é fixado e determinado por Decreto de Deus. Todos os detalhes que antecederam o evento e o tornaram tanto o possível quanto o real tiveram que ser incluídos, caso contrário, o evento não teria acontecido. Judas foi escolhido por seu repreensível papel, mas em antecipação os pais de Judas tiveram que ser escolhidos. Faz qualquer um pensar que Deus poderia ter escolhido Judas e poderia ter profetizado que assim deve ser, sem saber quem foram os pais de Judas? Se assim for, então foi determinado que o Sumo-sacerdote deve empregar um certo homem como servo e mandá-lo para fora aquela noite. O homem não poderia ter ficado doente à tarde e levado para a cama, pois deve ser assim. Ao mesmo tempo, Jesus repreendeu o oficiais. Por que o abordaram à noite com um traidor? Poderia eles não o prenderam durante o dia quando ele estava ensinando abertamente no templo? Isso, é claro, indica o covarde caráter dos padres, mas os padres eram covardes e os oficiais vieram à noite e "tudo isso foi feito para que as Escrituras de os profetas podem ser cumpridos. ” Os próximos seis versículos contêm, pelo menos em grego, a palavra determinar. Cada um deles indica algum aspecto da determinação de Deus.

 

Lucas 22:22 diz: “O Filho do homem vai, como foi determinado: mas ai daquele homem por quem ele é traído!” Este versículo [e uma previsão de Cristo, enquanto ainda sentado à mesa no cenáculo, que Judas estava prestes a traí-lo. A ser notado é o fato de que o que foi prestes a acontecer foi determinado. Não foi Judas quem determinou o qestava para acontecer. Judas, sem dúvida, pretendia trair Cristo, mas ele pode ter falhado. Não foi ele quem controlou todos os circunstâncias. Só Deus pode determinar o futuro. Deus determinou como o Filho do homem deve ir.

 

Da mesma forma, o próximo versículo, Atos 2:23, diz: Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz. (Atos 2:23)  O verso é semelhante em pensamento, mas mais explícito. No versículo anterior, era necessário para concluir que o poder determinante era Deus, eliminando todas as outras possibilidades. Aqui não apenas Deus é mencionado explicitamente, mas há ênfase adicionada nas palavras "conselho determinado e presciência." Isso indica um planejamento deliberado. Como este evento, a morte de Cristo, foi pré-ordenada, então também todo evento é pré-ordenado porque Deus é onisciente; e nenhum detalhe, nem mesmo o número de cabelos na cabeça, escapa de sua presciência e deliberado conselho. Tudo faz parte de seu plano. De tudo que Deus diz, “Assim deve ser.” Talvez o versículo mais explícito e enfático ao longo dessas linhas é Atos 4:28.

Atos 4: 27-28 diz: “Por uma verdade contra o teu santo filho Jesus, a quem ungiste, tanto Herodes como Pôncio Pilatos, com os gentios e o povo de Israel, estavam reunidos, em a fim de fazer tudo o que sua mão e seu conselho determinaram antes de ser feito. ”

Observe a quantidade de detalhes específicos nesta passagem. O contexto de os dois versos são uma oração espontânea por parte de uma grupo de crentes a quem Pedro e João relataram sua experiência com o Saduceus. O povo agradece a Deus pela libertação do apóstolos. Eles glorificam a Deus como criador. Eles reconhecem que ele falou através de David sobre a inimizade dos pagãos contra Deus. E eles particularizam essa inimizade na recente crucificação de Cristo. “Em verdade”, eles dizem em sua oração, “nesta cidade” (uma frase omitida na versão King James), “contra o seu santo servo Jesus ”(servo, em vez de filho, em referência a Isaías 42: 1; 43:10; 52:13 e versículos semelhantes) "a quem ungiste" e separa para um propósito específico, "Herodes e Pôncio Pilatos vieram junto com os gentios e o povo de Israel para fazer o que quer que sua mão e seu conselho préordenaram que aconteceria. ” Aqui diz em uma palavra "qualquer coisa" que Deus preordenou ou predeterminou a crucificação de Cristo com todas as circunstâncias que o acompanham. Mencionado explicitamente circunstâncias eram os dois homens, Herodes e Pôncio Pilatos.

 

Não posso supor que Deus desde toda a eternidade pré-ordenou o crucificação para acontecer em uma determinada data - a plenitude do tempo, não quando sua hora ainda não havia chegado (João 7:30, 8:20), mas somente quando sua hora já tinha chegado (João 13: 1, 17: 1) - e então esperou que alguém apareceria para crucificar Cristo. Muito pelo contrário, Herodes e Pôncio Pilatos foram incluídos individualmente no plano eterno; e porque eles foram tão preordenados que se reuniram para fazer tudo o que Deus tinha antes decidido. A palavra é “preordenado” ou “predeterminado”. Não deveriam aqueles que dizem que Deus não predestina atos maus agora abaixar a cabeça de vergonha? A ideia de que um homem pode decidir o que ele fará, como Pilatos decidiu o que fazer com Jesus, sem que decisão de ser eternamente controlada e determinada por Deus faz absurdo de toda a Bíblia.

 

Versos suficientes já foram citados, mas, para tornar a matriz mais massiva, alguns versos de menor importância serão adicionados. Atos 10:42 dá outro exemplo da decisão determinante de Deus. O verso

diz: “É ele [Jesus] que foi ordenado por Deus para ser o Juiz de vivos e mortos. ” Nenhum comentário é necessário. A próxima passagem é Atos 17: 24-26, que diz: “Deus ... tem determinou os tempos antes indicados e os limites de seus habitação." Alguém fica mais impressionado com a força deste versículo se alguém estudou as andanças dos povos. A maioria dos alunos do ensino médio saber das invasões da Ásia que varreram a Europa ao redor os séculos sétimo e oitavo. Eles também podem se lembrar do invasões bárbaras durante as quais Roma foi saqueada em 410 d.C. Mais tarde, os normandos invadiram a França e os anglos invadiram Inglaterra. Também é dito que os habitantes da França ou da Gália emigrou para a Galácia. E por que os camponeses lituanos podem entende frases simples em sânscrito? Embora possa demorar erudição cuidadosa e longa pesquisa para traçar os caminhos desses migrações e fixar suas datas, a causa de todas elas, na data, em limite geográfico, e nas decisões humanas que iniciaram estes movimentos, é o decreto de Deus. É Deus quem decidiu qual as pessoas devem se mover, quando devem se mover e precisamente para onde eles devem escolher parar de se mover. Que esses versos sejam suficientes para o momento.

 

Fonte: Gordon H. Clark, Predestination, The Trinity Foundation, p. 65-70

Tradução: Yuri Andrei Schein