quarta-feira, 15 de maio de 2019

Debate entre a Apologética Pressuposicionalista x Ateísmo

Nosso amigo Carlos Henry demonstra irracionalidade não-cristã


—ATEU:

O padrão ideal seria um mundo de pessoas sem necessidade de religião! 😇
Porém devido ao desenvolvimento da constituição do lobo cerebral frontal humano isto é quase que impossível. A solução então é a formação de religiões não discriminatórias, fato que já está ocorrendo com a mutação do cristianismo nos dias atuais.
Devido ao desenvolvimento científico, lentamente estão sendo deixados para trás fábulas que antes eram tidas como reais: ex.: cobra falante, inferno, etc.
(obs : este fenômeno de mutação da religião não ocorre em países onde ela detém o controle de quem está no poder).

—CARLOS HENRY:

Como você justifica esse padrão ideal? Porque ele deve ser ideal e quem estabelece que ele é ideal?

Quando você souber me chame.

—OUTRO CRISTÃO:

Quem definiu o padrão ideal Valter?

—ATEU:

Levando em consideração os milhões de homens e de animais mortos até hoje no mundo conhecido devido às religiões, chegamos a conclusão lógica de que o ideal seria um mundo sem religião.
A religião atrasou em séculos o desenvolvimento científico no ocidente. No oriente, onde controla o governo, aínda atrasa.

—OUTRO CRISTÃO:

Humm. A sua opinião então é que a lógica definiu esse padrão ideal?

—ATEU:

Sim. Porém entenda que como mencionei anteriormente este é um pensamento utópico (ideal), pois o homem primitivo não tinha o conhecimento científico de que dispomos hoje.

O que estamos vivendo é que aquele autoritarismo do cristianismo antigo está indo embora progressivamente.
É a adaptação ao novo mundo.

—OUTRO CRISTÃO:

Vejamos. Não é possível a lógica científica tratar de um tema religioso. Então, na verdade, é a sua opinião, a qual vc deve possivelmente ter encontrado respaldo em crenças de autores que pensam como vc (ou vc pensa como eles). Sua opinião é uma crença.

Sobre animais: infinitamente mais animais são mortos para alimentação. No cristianismo a prática foi abolida, devido o avanço da revelação de Deus em Cristo.

Sobre homens mortos: no cristianismo, a revelação progressiva de Deus também deu cabo a morte por motivo religioso. As mortes que ocorreram (e ocorrem) por motivo religioso, desde a revelação de Deus em Cristo, não estão de acordo com o propósito de Deus revelado.

Sua teoria sobre o "autoritarismo do cristianismo antigo estar indo embora" devido a "adaptação ao novo mundo" está errada. O que deve fazer parte e o que não deve, no comportamento e atitudes cristãos, são os mesmos desde Cristo e os apóstolos. O que ocorrem são entendimentos errôneos dos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos, levando-se a posicionamentos autoritários em determinadas comunidades cristãs do passado ou do presente.

—ATEU:

1- O conhecimento científico está eliminando aos poucos as lendas do cristianismo.
2- A proibição da prática de sacrifício de animais foi iniciada, nos tempos de Jesus, devido a dominação romana.
3- Jeová não tinha vergonha alguma de mandar matar quem discordasse dele. No cristianismo as mortes só terminaram quando ouve um descolamento da sua influência junto aos governantes.
4- Os estudiosos demoraram dois mil anos para entender que tudo não passa de costumes.

Um dia, quem sabe talvez, você compreenda que a religião é uma das criações da mente humana que mais causou e ainda continua causando divisões e guerras no mundo.
Note porém que esta compreensão da realidade pode ter um impacto muito grande (positivo ou negativo) na mente de uma pessoa, podendo ser uma coisa boa ou não.
Espero que o diálogo que tenho com você tenha um efeito positivo.

"...quando se questionam as bases da cosmovisão de uma pessoa, na verdade o que está se questionando não são meras teorias ou ideias, mas a referência última que, por um lado, domina o coração da pessoa e, por outro, serve-lhe de base para construir o mundo em que vive (...) Se a referência última cai, o que cai não é uma teoria ou uma ideia, mas, sim, o mundo em que a pessoa vive."
Jonas Madureira


Para finalizar: com o avanço da ciência, cada vez mais serão abandonados os dogmas das religiões, havendo uma migração gradual para a espiritualidade individual.

—OUTRO CRISTÃO:

Sobre essa sua finalização ATEU, veja sobre qual base o verdadeiro Cristianismo está sustentado:

"Daquela hora em diante, muitos dos discípulos [de Jesus] voltaram atrás e deixaram de seguí-lo.  Jesus perguntou aos doze: “Vocês também não querem ir?”
João 6:66‭-‬67

Abçs.

—ATEU:

O ensinamento real (filosofia de vida) de Jesus ninguém segue mais.
Sobraram somente alguns dos costumes judeus que interessam as elites das igrejas.

"Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério."

"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam"

"Os discípulos vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. "

"Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me."


Abraços.

—OUTRO CRISTÃO:

Há deficiência de entendimento de sua parte no que Cristo ensinou? Ou é má fé mesmo?

1-Quem repudia sua mulher não sendo por causa de fornicação e casa com outra COMETE ADULTÉRIO
 O que casar com a repudiada, COMETE ADULTÉRIO. Cada um dará conta de seus atos diante de Deus.

2-A enormidade dos cristãos que convivo só possuem o necessário para sua sobrevivência. Os que assim não fazem, desobedecem o ensino do Mestre.

3-Ali foi uma conseqüência direta do derramamento do Espírito Santo ocorrido nos versículos imediatamente anteriores. Ainda que a maioria dos cristãos atuais não vendam suas únicas casas que possuem para morar (dá-se a entender pelo texto que quem vendeu duas propriedades não ficou sem moradia por ex., é possível que tinham outras propriedades além de suas casas em que moravam), os cristãos na história e atualmente cuidam de outros cristãos em suas necessidades, começando pelas mais basicas.

4-Jesus falou estas palavras ao jovem rico, que tinha seu coração (por conseguinte, sua vida) amarrado às riquezas.

Vc, por não ser cristão, não compreende as coisas espirituais, busca compreendê-las por sua parca razão e as teoriza baseado em sua própria opinião.

—ATEU:

🙄

—CARLOS HENRY:

Você está falando que a religião é ruim por causa dos animais que morreram em nome da religião. Mas porque matar esses animais seria errado? Como você estabelece o quê é certo e o que é errado?

Você se baseia tanto na ciência mas se esqueceu que ela é cheia de falhas e sem uma auto-autenticação. Tanto nos modos de se fazer análises quanto nas deduções empíricas a ciência só pode funcionar baseada em uma uniformidade e lógica. Mas a ciência não justifica isso, pois esse é um calcanhar de Aquiles científico, os chamados argumentos transcendentais tais como lógica, uniformidade da natureza, moralidade etc... Só encontram sustentação com a existência do Deus cristão. A ciência está se atualizando e volta e meia mudando de opinião, isso mostra que ela não possui a verdade, pois se assim fosse ela não precisaria mudar suas teorias e nem "evoluir". Pois a verdade é um valor absoluto e imutável, por isso ela não pode ser alterada, coisa que a ciência faz constantemente.

—ATEU:

Carlos 1- cite um argumento lógico ou moral ou natural para o sacrifício de animais a Deus.

Carlos 2- o que vemos hoje: celulares, carros, aviões, religiões, etc são uma criação da mente humana.
Seu ponto de partida, a bíblia, também é uma criação humana.
Ora, utilizar um livro como sendo verdade única e utilizar-se deste mesmo livro para autenticar sua veracidade não tem lógica.
Como você explica isto?

—CARLOS HENRY:

Deus ordenou sacrificar animais para o seu culto no antigo testamento, logo, o sacrifício de animais era correto.
Agora cite você um argumento válido para ele está errado?

1° A bíblia diz que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, e deu capacidade ao homem de realizar determinadas funções como por exemplo criar carros, motos etc...
2° O fato de a bíblia ter sido escrita por homens não significa que ela foi inventada por homens, pois ela mesmo fala de sua autoria e inspiração divina. Somente as Escrituras Sagradas explicam o mundo, a moral, a lógica e todas as demais coisas de forma consistente, pois ela reivindica um Deus soberano, onisciente, onipresente e onipotente que garante a criação do mundo, dos homens e sua sustentação.
3° como você valida a lógica sem Deus? Quem criou as coisas de forma lógica? Como você sabe que a lógica existe? Como você sabe o que você sabe? Qual é a base da sua epistemologia?

Até agora você não respondeu as minhas perguntas que fiz lá em cima.
SEJA HOMEM E RESPONDA

Você não abandona seus pressupostos na hora de debater com alguém, e exige que um cristão abandone os dele. Não pense que você é uma pessoa neutra que está caminhando tentando descobrir a verdade das coisas. A bíblia diz que todo não cristão é Tolo, pois o salmo 14 fala "Diz o tolo no seu coração, não há Deus". A bíblia fala que todo não cristão está em rebelião contra Deus e é seu inimigo. Diz que Deus criou todas as coisas e que "Os céus proclamam a glória de Deus e a terra anuncia as obras das suas mãos". A sua falta de consistência e falta de justificação demonstram que você é um tolo rebelde. Não consegue justificar a moral, não consegue justificar sua epistemologia e muito menos a ciência.

—ATEU:

Carlos você não respondeu a minha pergunta. Pedi um motivo lógico, moral ou natural e você me deu um motivo religioso para o sacrifício de animais... 🙄

Como você deve saber a prática de sacrifício de animais já era feita a milhares de anos antes e por diversos povos antes de Jeová seguir o mesmo caminho.

Porque o Deus de Israel copiou o que era já feito por outros deuses?

—CARLOS HENRY:

1° Você não justificou a moralidade. Não dei um motivo religioso, dei um motivo moral, pois a moralidade é justificada pelo Deus das Escrituras Sagradas.

2° O fato de outras nações fazerem isso é uma deturpação do verdadeiro princípio relatado em Gênesis. Se a bíblia fala que desde quando o primeiro casal foi expulso do paraíso Deus já tinha matado um animal para cobrir a nudez do homem e da mulher (que representa Cristo) e que institui sacrifícios, segue-se que não foi os judeus que imitaram os outros povos, mas os outros povos que deturparam uma prática legítima e aplicaram a uma falsa religião.

3° Vou perguntar pela terceira vez, Porque matar animal seria errado? E como você justifica a moralidade? E o que é certo e errado? Você tem capacidade para me responder ou não?

Você não consegue ao menos me responder, não sabe justificar suas crenças, não sabe justificar sua moralidade e nem sua epistemologia, só sabe perguntar a mesma coisa, e responder que é bom nada

—OUTRO CRISTÃO**:

O Deus de Israel não copiou nada dos outros deuses, ele apenas corrigiu os erros. Se estudasse as religiões e mitologias saberia disso.

O problema nos seus argumentos é que vc tenta usar a ciência ao seu favor, mas nem consegue provar que ela é verdadeira. A ciência mostra que tal coisa é verdade, mas daqui a 100 anos isso que era verdade se tornou uma mentira, porque descobriram outra verdade. A verdade na ciência é mutável mas na lei de Deus, que é o nosso padrão, não muda.

—ATEU:

Carlos comentei isto porque na realidade o sacrifício de animais era uma prática comum a outros povos antigos e que foi adotada por Jeová. Muitas práticas religiosas eram comuns a várias religiões.

Como você sabe a religião egípcia é muito anterior ao culto de Israel e que os hebreus tiveram contato com os egípcios.

Olhando as fotos abaixo você acha correto Moisés ter feito a arca da aliança de Deus copiando o modelo dos deuses egípcios?



—CARLOS HENRY:

1° O sacrifício de animais ordenado por Deus é anterior tanto a nação de Israel quanto a nação egípcia, como eu já falei citando Gênesis. O fato deles sacrificarem animais a falsos deuses é uma deturpação a prática legítima.

2° Porque eu devo adotar as fotos como sendo verdadeiras e explicativas ao seu argumento?

Quando você vai responder pelo menos uma das minhas objeções?

Apela para a lógica e moralidade, mas não consegue justifica-lás. Sendo que a lógica e a moralidade só existem em detrimento ao Deus da Bíblia. Como você lida com o argumento transcendental? Até agora você não me respondeu porque sacrificar animais seria errado.

Como você prova cientificamente que a ciência é verdadeira?

Se historicamente as Escrituras Sagradas é o livro mais bem atestado no mundo em referência ao número de cópias porque sua veracidade não é aceitável?

Debater com ateu é igual a debater com criança... Eles não conseguem te responder e ficam só fazendo perguntas tolas e redundantes como subterfúgio para correrem da realidade. E a realidade é que os ateus são tolos e não conseguem justificar sua incredulidade.

—ATEU:

Outro cristão** você acredita em Adão e Eva igual ao Carlos?

—CARLOS HENRY:

Vai responder as objeções ou não?

—ATEU:

Carlos confesso que não consigo responder aos seus argumentos... 😔

—CARLOS HENRY:

Eu sei que não, pois a epistemologia e cosmovisão cristã é a única coerente. Os cristãos atuais estão muito mal na apologética, isso faz com que os ateus façam eles de gato e sapato. Isso porque quando se debate os cristãos geralmente abandonam seus pressupostos e aceitam os pressupostos dos ateus como verdadeiros, assim eles acabam se enrolando. Mas quando o cristão aceita a palavra de Deus como seu axioma, e parte pra uma apologética pressuposicionalista, o cristão percebe que nada pode ir contra a Revelação e os princípios do Deus das Escrituras Sagradas.

—ATEU:


Carlos agora que está mais calmo, como você analisa as mudanças de costumes radicais vistas nas igrejas nestes últimos anos.

—CARLOS HENRY:

O problema dessas perversões é o pecado. O homem pecador rejeita a Deus e coloca sempre alguma coisa no lugar, ou é um ídolo, ou uma falsa religião, ou a ciência ou a si mesmo. Hoje em dia o antropocentrismo tem tomado conta das igrejas, as pessoas rejeitam a revelação de Deus e fazem um deus de acordo com o seu ego, então você sempre vai ver pessoas distorcendo que Jesus era feminista, socialista, anti-religião, negro, gay etc... Agora sempre houve esse tipo de coisa, pessoas pervertendo a revelação, a questão é que isso não coloca a verdadeira Revelação em desconsideração.

As Escrituras falam sobre isso, na época do profeta Elias o povo se perverteu em adoração a Baal, mas Deus disse que tinha reservado 7 mil homens para que não dobrassem seus joelhos a Baal, ou seja, mesmo no meio de apostasia e pervesão, Deus guarda o seu povo, ele sempre tem um remanescente fiel

 Romanos 1
18. Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. 19. Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lhe manifestou. 20. Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; 21. porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 22. Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, 23. e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. 24. Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; 25. pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. 26. Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; 27. semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. 28. E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; 29. estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; 30. sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais; 31. néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; 32. os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.


Deus se revelou aos gentios através da criação, os gentios rejeitaram essa Revelação. Através da criação os homens deveriam saber que essas coisas não vieram do nada e do acaso, mas que um ser Divino que é distinto da sua criação criou essas coisas pelo seu eterno poder. Então os homens em vez de buscarem esse Deus eles pensaram nessas coisas sem levar a Deus em consideração, então o coração se obscureceu, se rogaram por sábios mas na verdade eram loucos.
Depois Paulo diz que eles rejeitaram Deus mas fizeram deuses para si,a imagem das coisas criadas. Então por causa disso Deus os castigou.

A lógica é, eles desonraram a Deus, então Deus os entregou para desonrarem seus corpos entre si. Eles rejeitaram o conhecimento de Deus, então Deus os entregou a um conhecimento reprovável.

 Consequências - 
 
1° Especularam sem levar Deus em conta e seu raciocínio se tornou nulo
2° coração obscurecido.
3° Falsas religiões, eles rejeitam a Deus mas criam um deus pra si, pois o homem é inerentemente religioso.
4° Imoralidade.
5° Aprovar essa imoralidade mesmo sabendo que está errado.

Conclusão, os homens estão perdidos e a ira de Deus está sobre eles, e todos são indesculpáveis diante de Deus. Pois Deus se revelou mas os homens o rejeitaram