sábado, 14 de novembro de 2020

O IRRACIONALISMO EXEGÉTICO CESSACIONISTA

por Yuri Schein

Muitos cessacionistas argumentam contra as manifestações pentecostais dizendo que quando as pessoas "caem", "giram" ou "falam alto" elas não estão cheias do Espírito Santo. Vincent Cheung já tem dito muito publicamente que esses cessacionistas blasfemam contra o Espírito Santo, pois atribuem uma obra do Espírito Santo ao diabo. Mas além deles cometerem o ato de Blasfemia, eles não sabem sequer interpretar um texto biblico.

Os Cessacionistas usam as recomendações de Paulo em 1 Co 14 para defender o que eles chamam de principio regulador de culto ou ordem do culto, porém eles abusam do texto e suas inferencias ultrapassam o que está escrito e nem podem ser deduzidas lógicamente do texto biblico. Por exemplo, frequentemente eles citam ""Mas tudo deve ser feito com decência e ordem." (1 Coríntios 14:40) para defender a tese de que todas as pessoas que caem, giram e pulam estão cheias de demonios ou só emocionadas. Porém, essa afirmação os colocam de fronte com o pecado de Blasfemia. Existem diversos erros nesse pensamento, as premissas deles não se seguem, mesmo a luz de 1 co 12 e 14.

1º O Primeiro motivo é que eles precisam provar que ordem e descencia necessáriamente é o mesmo que "não cair", ou agir de uma forma incomum, visto que a Escritura demonstra o dom profético agindo abundantemente dessas formas na Escritura como por exemplo:

1. Pessoas que estão sob influencia da presença de Deus podem cair 1 Rs 8.11
2. Podem ser levados pelo Espírito Santo a baterem as mãos e os pés tendo em vista algum sinal Ez 6.11
3. Podem pegar vestes de outra pessoa em forma profética par demonstrar o que acontecerá com ela, como Agabo fez (At 21.11)
4. O Espírito ordena que os profetas gritem (Jr 4.5, 6.16)

Assim, ordem e descencia em 1 Co 12 e 14 não se refere ao que pode ou não ser feito, como cair, rodar ou girar, mas sim o que o contexto mesmo diz que cada profeta deve profetizar em sua vez. (1 Co 14.31) e que as mulheres devem permanecer caladas na congregação (1 Co 14.34). Paulo não diz nada sobre cair, ou não cair, pular ou não pular, gritar ou não, a exegese cessacionista coloca a Escritura em contradição por pura tradição e ódio ao mover de Deus que eles não possuem e não podem controlar, isso os leva falar coisas que não entendem, é um dos motivos pelos quais Vincent Cheung afirma claramente que a maioria dos Cessacionistas cometeram o pecado de blasfemia contra o Espírito Santo.