quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O Que é Graça? (Comum, Irresistivel e Evanescente)

O que é Graça?



Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos. Romanos 5:15

No conceito bíblico: Graça é um favor imerecido, é algo que não merecemos que nos é dado gratuitamente, é um favor exercido por alguém em nosso beneficio. Graça significa receber aquilo que não merecemos. Exemplo: Nós não merecíamos salvação, mas recebemos por Graça.
Graça pode ser comparada a um presente, porém é muito mais profundo do que isso, no caso da Salvação, pelo fato do homem ser inimigo de Deus e orgulhoso, ele não aceitaria nunca o presente, o orgulho do homem é tão grande que, se dependesse dele, ele não aceitaria a oferta de Deus, então Deus o salva de maneira soberana, colocando nele um coração regenerado:

Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; Ezequiel 11:19

Está obra é chamada de Regeneração, é uma obra feita por Deus “POREI DENTRO DELES ESPIRITO NOVO”, Deus é quem efetua esta obra, então Colocando assim no homem esse coração e inclinação para receber esse favor.
Existem três maneiras conhecidas na doutrina reformada, para que Deus manifeste Graça, embora eu não saiba de todas as respostas, irei colocar as maneiras de acordo com a doutrina reformada, pois mais se assemelha aquilo que eu creio que sejam manifestações, tanto do reflexo do homem em relação à graça, quanto à graça concedida.

O que é Graça Comum?

O primeiro tipo de manifestação de Graça que vemos na doutrina reformada é a graça comum; está Graça Comum, segundo o Calvinismo, esta sobre toda a raça humana, é o que faz com que o homem não manifeste totalmente a sua depravação, ela age como uma forma de freio que restringe o homem a cometer maiores atrocidades (acredite se quiser) do que ele já vem cometendo, embora o homem já esteja totalmente atolado no pecado, sem a manifestação da graça comum o homem se revolveria mais ainda na lama espalhando ela pra todo lado (Ficaria mais evidente o pecado), uma das formas da manifestação da graça comum, são os grupos civis, não governamentais e governamentais que restringem o homem através de uma ética comum, outras corporações: Policia governo legislativo e outros, são manifestações da benção de Deus, da Graça comum, não é á toa que Paulo diz:

Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. 2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. 3 Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, 4 visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. 5 É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. 6 Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. 7 Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. 8 A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o  próximo tem cumprido a lei. Romanos 13:1-8

Paulo nos mostra aqui que as autoridades foram colocadas por Deus para o nosso beneficio e proteção, esta é uma operação, segundo os reformados, da Graça Comum. E de fato se não houvesse instituições como a policia, exercito e outras a situação estaria muito pior.

A Graça comum também opera de maneira sobrenatural impedindo que o pecado venha se manifestar e ser operado totalmente da maneira que ele pode ser manifestado. Até mesmo a manifestação do espírito do anticristo é retardada e restringida pela manifestação da Graça de Deus:

Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; 8 então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. 2 Tessalonicenses 2:7-8

A Graça comum também se manifesta por meio de talentos musicais, dons artísticos, apreciação da natureza e reconhecimento de Deus através das coisas criadas, o conhecimento de Deus manifesto a todo ser humano é uma manifestação da Graça comum.

 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; 21 porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Romanos 1:20-21

O Sol, a chuva, os alimentos, a prosperidade, a oportunidade que todo homem tem de trabalhar prosperar e viver uma vida digna, as bênçãos que Deus dá as pessoas, saúde e outros inúmeros exemplos que poderíamos listar aqui:

Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Mateus 5:44-45

O que é Graça Irresistível?

A segunda manifestação mais conhecida, que é também um dos pontos do Calvinismo, se chama Graça Irresistível, ou Graça Salvadora, é a graça concedida por Deus para os eleitos.

Na doutrina reformada a Graça Irresistível não significa que a pessoa não possa resistir ao Espírito Santo, mas sim que a manifestação e operação do Espírito Santo para Salvação do Escolhido, quebra todas as barreiras e resistências existentes no homem, logo a Operação do Espírito Santo é Irresistível, mesmo que a pessoa queira resistir com todas as suas forças, pois o homem já está em estado de depravação e se ele pudesse resistir com toda sua força e ódio ele resistiria, então Deus sendo rico em misericórdia, vence todas as barreiras e resistências na vida daquele que Ele escolheu para a Salvação.

Nós vemos que todo ser humano pode “resistir” fazer uma barreira, não querer, se opor, vemos isso no livro de Atos:

"Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo! Atos 7:51

Porém a Graça Irresistível, que opera nos Eleitos de Deus, Significa que Deus quando quer salvar alguém ele rompe qualquer tipo de resistência e barreira, por isso o termo irresistível, não que o ser humana não possa resistir, mas pelo fato da Graça e o amor de Deus serem muito mais poderosos que a força do homem: e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. 1 Coríntios 1:25”

Ou seja, por maior que seja a resistência dos homens contra a Graça de Deus, se Deus o escolheu, o Senhor irá quebrar todas as barreiras e resistências e irá concluir o seu propósito. Logo quando Deus quer salvar independente do que nós fazemos ou da nossa resistência, ele irá concluir seu desejo, assim como Paulo também, lutava e era ferrenho contra os cristãos, combatia, prendia e açoitava muitos crentes: Fp 3:6, 1 Cor 15:9, Gal 1:13-14, 1 Tm 1:13.

E Mesmo com toda essa resistência, barreiras e oposição a Deus, Jesus apareceu para ele e ouviu a voz:

"E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?  E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. Atos 9:4-5

"Recalcitrar" significa confrontar, resistir, e "aguilhão" é uma espécie de espeto de ferro, de bronze ou até de prata, com o qual os carroceiros prendem o gado para puxar a carroça.

Jesus estava colocando aqui Paulo como a figura do Boi bravo que resistia contra os aguilhões, mesmo assim, vemos que quando Deus Escolhe, no final a Graça é Irresistível, pois ela vence nossa força. Vemos aqui que Deus quebranta completamente Paulo, podemos ver que quando há um propósito de Deus não existe maneira alguma de resistir, essa Graça é Irresistível, Deus tem todo o poder de fazer com que seus Eleitos sejam completamente convertidos a ele, o próprio Paulo responde a qualquer objeção:

Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz. 19 Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? 20 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Romanos 9:18-20

O que é sentimento evanescente?

Por fim a terceira e último exemplo.

Para o sentimento evanescente, podemos usar o exemplo aqui de Judas, são pessoas que tiveram toda a oportunidade de conhecer o evangelho plenamente, receberam dons, operaram milagres, aproveitaram e tiveram toda sorte de privilégios, expulsaram demônios, foram usados com manifestações espirituais, chegam na porta da salvação e não entram, o Escritor de Hebreus diz que “provaram o dom celestial”, a palavra Grega é γευσαμενους, da a ideia de uma pessoa que coloca na boca e experimenta algo mas não necessariamente ingere, ou seja, a pessoa teve todas as oportunidades para se salvar. A mesma palavra grega γευσαμενους, aparece quando dão vinagre a Jesus na Cruz e ele recusa.

“deram-lhe a beber vinho com fel; mas ele, provando-o, não o quis beber.” Mt 27:34

É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, 5 e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, 6 e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia. Hebreus 6:4-6

Desta forma, segundo o sentimento evanescente, os que "caem da Graça", não são eleitos, mas sim aqueles que a experimentaram, porém não ingeriram totalmente ela para dentro de si.

A Pessoa coloca na boca, mas não ingere, chegou a experimentar a Luz externa divina mas não tomou para dentro de si, A pessoa vai até certo ponto, mas não chega ao novo nascimento, muitas vezes este tipo de pessoa parece que a pessoa é Eleita e que nasceu de novo, inclusive pelas manifestações de poder espiritual e dons, ela teve revelação superior as que apenas experimentaram a graça comum, pois tiveram acesso total e apostataram, abandonando assim a fé, que estavam começando a proferir. Este tipo de pessoa, expulsou demônio, curou até enfermos, mas nunca nasceu de novo, nunca ficou conhecida do Senhor:

Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. Mateus 7:22-23

Porém a bíblia diz:

Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor. 2 Tm 2:19

Obviamente estes do texto (Hb 6) não eram propriedade do Senhor.

Nisso difere o sentimento evanescente com a Graça Irresistível: a Eleição de Deus.

Estas são as manifestações mais conhecidas da graça na doutrina reformada e o sentimento evanescente

Yuri Schein