quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Expiação para quem crê

 A Expiação de Jesus é destinada a todos os que crêem,

(Yuri Schein), portanto:


1. Cristo morre por todo aquele que nEle crê (João 3.16)

2. Apenas os eleitos crêem em Cristo:


I) Apenas as ovelhas dadas a Cristo pelo Pai crêem nEle (João 10.26-30) 

II) Os que são destinados a vida eterna (Atos 13.48)

III) aqueles que fazem isso pela graça (At 18.27)

IV) aqueles que Deus escolheu para serem ricos na fé (Tg 2.5),

V) aqueles que Deus fez para a misericórdia (Rm 9.19-24) 

VI) os quais alcançam misericórdia não por querer ou esforço humano (9.16)

VII) os que Deus concede arrependimento (2 Tm 2.25)

VIII) Os que Deus concede que creiam (Fp 1.29)

IX) Os que recebem o dom da Fé (Ef 2.8-9), pois 

X) Todo o dom do alto vem do pai das luzes (Tg 1.17)

XI) Pois nenhum homem pode receber coisa alguma sem antes isso lhe for dado do céu (Jo 3.27)

XII) Deus opera em nós tanto o querer quanto o realizar (Fp 2.13)

XIII) Todos aqueles que crêem em Cristo não nascem pela vontade da carne, mas da vontade divina (Jo 1.13)

XIV) Apenas os que são de Deus ouvem as Palavras de Deus (Jo 8.47)

XV) Apenas os que são da Verdade ouvem a Voz de Jesus Cristo (Jo 18.27)

XVI) O Pai e o Filho só se revelam a quem eles querem (Mt 11.25-27)

XVII) Até mesmo a capacidade de pensar alguma coisa referente ao evangelho vem de Deus (2 Co 3.5)

XVIII) Para que uma pessoa creia com o coração (Rm 10.8-12) ela precisa receber um coração de carne (Ez 36.26-27)

XIX) Para que uma pessoa receba olhos, ouvidos e coração para entender, Deus deve conceder isso (Dt 29.3-4)

XX) Crer é uma obra de Deus (Jo 6.29)

XXI) A Fé é fruto do Espírito Santo (Gl 5.22 ACF)

XXII) A Fé que temos é a fé DO FILHO de Deus (Gl 2.20 ACF)

XXIII) É Deus quem da um único coração ao seu povo e um espirito novo neles para que os obedeçam (Ez 11.18-19)

XXIV) Ninguém pode ir até Cristo se não for levado até ele pelo Pai (Jo 6.44) e se isso não for concedido pelo Pai (6.65)

XXV) Somente os predestinados são justificados, portanto somente os predestinados crêem (Rm 8.30)

XXVI) Deus que começou a obra nos crentes e ele também terminará (Fp 1.6)

XXVII) Jesus é o Autor e Consumador da Fé (Hb 12.2)


3. Conclusão: Portanto, Jesus morre somente pelos eleitos (crentes)

Calvinista de 4 pontos?

 O Calvinista de 4 pontos ensina que Cristo morreu por alguém que ele não quis salvar. Ou seja, o intento da morte de Cristo pelos reprovados não foi tirar eles do inferno. Qual seria então a intenção da morte de Cristo nesse caso? Alguns defendem que a morte de Cristo aumenta a punição sobre os reprobos por causa da sua recusa ao perdão dos pecados. Todavia, se Cristo morreu pelos reprovados então eles receberão a punição de seus pecados no inferno e Cristo recebeu a punição dos seus pecados na cruz, não é atoa que muitos calvinistas de 4 pontos negam a substituição penal.

Universalismo Hipotético 1

 Outro problema com a redenção universal em que os calvinistas de 4 pontos tem derrapado é que os textos bíblicos que eles usam para tentar defender um resgate, expiação ou propiciação POTENCIAL, não corroboram com a ideia de potencialidade, mas de eficácia. Por exemplo:

"No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". João 1:29


Preste atenção, João não diz que o cordeiro de Deus "PODE TIRAR" o pecado do mundo, mas que Ele de fato faz: O CORDEIRO TIRA O PECADO DO MUNDO. Isso não é potencialidade, isso é um efeito certo, ou como John Owen diz "IPSO FACTO", a mesma coisa podemos ver em:


"Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." 1 João 2:2


A mesma coisa acontece aqui, João não diz que Cristo pode ser a propiciação do mundo todo, mas que Ele é DE FATO a propiciação pelos pecados. 


Talvez você não saiba, mas propiciar a ira de Deus é afastar a ira divina, se Cristo afastou de FATO a ira de Deus sobre o mundo todo então como em João 3.36 é dito que quem não crê já está condenado e sobre ele PERMANECE a Ira de Deus?


Alguns irmãos vão dizer que a Ira de Deus só permanece porque eles não se colocaram de baixo da propiciação, mas onde o texto diz isso? Em nenhum lugar. Porém, ao analisar o caráter de ira e ódio divino na Bíblia, você percebe duas coisas 


1. Deus odeia os reprobos antes de fazerem qualquer coisa, boa ou má (Rm 9.13)

2. Deus faz os vasos para que recebam essa ira (Rm 9.19-23)


Alguém pode objetar que Deus convida todos a participarem do arrependimento e crerem em Cristo, de fato, porém, Deus também convidou Faraó a deixar o seu povo ir, porém já havia decidido o endurecer e não providenciou uma páscoa para os egípcios, mas antes apenas para o seu povo escolhido.


Você pode comparar a linguagem de João em 1 João 2.2 com João 11.52 na língua original, e perceber que os versos são praticamente paralelos:


João 11.52:

... και ούχ υπέρ του έθνους μόνον αλλ' ίνα και τα τέκνα του θεού τα διεσκορπισμένα συναγάγη εις έν.


"e não somente pela nação, mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos"


1 João 2.2:

και αυτός ιλασμός εστιν περί των αμαρτιών ημών, ου περί των ημετέρων δε μόνον αλλά και περί όλου του κόσμου,


Por fim, no seu último escrito o apóstolo João em Apocalipse diz:


"E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; terra". Apocalipse 5:9-10


"Mas essa linguagem não é apenas de João mas apostólica, em sua epístola Pedro deixa claro que: 


"Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" 1 Pedro 2:9


E Paulo a Éfeso:


"Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio Sangue" Atos 20:28


E diversas outras passagens.


Finalmente um dos últimos textos que apresentarei que usam para provar uma possível expiação universal é esse:


"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição."

2 Pedro 2:1


Perceba novamente o erro que os calvinistas de 4 pontos e arminianos incorrem, Pedro não diz que essas pessoas são POTENCIALMENTE resgatadas, mas que elas foram resgatadas, se eles defendem que Cristo morreu por cada pessoa do mundo, então eles não podem dizer que ele morreu para POTENCIALMENTE os resgatar do pecado, mas sim que os resgatou, e se ele de fato resgatou eles dos seus pecados então nós caímos na negação da substituição penal e no universalismo, não hipotético, mas real, e isso significaria 


1. Ou que pessoas que são REALMENTE LIBERTAS e COMPRADAS por Cristo vão para o inferno (Negação da substituição penal). Isso significaria um universalismo incipiente, pois todas as pessoas estariam verdadeiramente salvas, até o momento em que elas rejeitassem a Cristo. 


2. Ou que nenhuma pessoa do mundo vai perecer no inferno (Universalismo)


Porém, 2 Pedro 2 nos diz que essas pessoas foram resgatadas da concupiscência do mundo por meio do CONHECIMENTO de Jesus Cristo e não por meio do sangue dele. O que as "resgatou" foi conhecerem o evangelho, depois voltaram para trás. Por que? O texto diz que eles eram porcos e cães (2 Pedro 2.22).


Ok, mas quando o texto do próprio Pedro diz que o povo adquirido é NAÇÃO SANTA e SACERDÓCIO REAL (1 Pedro 2.7) ou quando O Senhor Jesus diz que ele morre pelas OVELHAS (João 10.11-30) e não por porcos ou cães, e Paulo diz que Cristo derramou seu sangue para PURIFICAR sua Igreja pela lavagem de água pela Palavra (Ef 5.25-27) e apresentar ela SANTA e sem defeito, Igreja essa que é Eleita e predestinada para SER SANTA (Ef 1.4-11), fica evidente que há uma quebra na visão universalista a respeito do intento e caráter do resgate de Cristo pela Igreja, quando Pedro aplica figuradamete a Palavra resgate para esses falsos mestres, perceba também Paulo quando diz:


Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,

nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

1 Coríntios 6:9-11


Paulo diz que todos esses foram santificados e justificados, em nome Jesus e no Espirito Santo, e Paulo diz que eles foram RESGATADOS PELO SANGUE DE CRISTO:


Porque fostes COMPRADOS por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo. (1 Coríntios 6:20)


Paulo diz que foram resgatados (a mesma palavra grega para comprados), ele diz que antes os irmãos ERAM: Ladrões, etc... agora não são mais, ele não diz que eles podem voltar a ser o que eram, mas diz que foram unidos ao Senhor de maneira que não podem mais ser separados (1 Co 6.17). Paulo também diz que eles foram JUSTIFICADOS, e sabemos pelo mesmo apóstolo que todos os que são justificados serão Glorificados (Rm 8.30)