segunda-feira, 12 de março de 2018

Exposição de 1 Pedro 2.9-10

Lendo agora a primeira epístola de Pedro no versos 1-2 do primeiro Capítulo o Apóstolo diz:

"Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da *Dispersão* no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas"
1Pedro 1:1‭-‬2

E no verso 9 e 10 do Capítulo 2 ele diz:

"Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, *não éreis povo*, mas, agora, *sois povo de Deus*, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia."
1Pedro 2:9‭-‬10

O primeiro pensamento que vem se ler apenas esses dois versos do Capítulo 2, é que ele  estaria falando com gentios aqui porque ele fala dos que _não eram nem povo_.

Mas analisando o primeiro Capítulo quado ele se refere a dispersão, ele está se referindo ao momento em que os judeus começaram a sair de Jerusalém, e também os judeus que estavam dispersos antes mesmo da destruição de Jerusalém. Ou seja, a carta não é para gentios apenas (como podemos ouvir argumentos por aí) mas sim com todos os cristãos [Judeus e Gentios].

Veja agora a observação de Pedro:

*Não eram nem povo* ele está usando o fato desses dispersos não terem cidade própria  alguma aqui na terra e nenhum vínculo mais próximo com os religiosos judeus que residiam em Jerusalém. Porém essa analogia é usada no sentido de que AGORA ELES SÃO POVO DE DEUS, sendo eles judeus ou não, antes eles não eram povo, mas agora que Deus os chamou *das trevas para sua maravilhosa luz* em Cristo eles são povo de Deus. O que distingue esses dispersos dos outros judeus é o _chamado_ de Deus. Isso mostra que Deus chama pessoas específicas para serem seu povo.

*Não haviam recebido a misericórdia, mas agora alcançaram* Mesmo que eles fizessem parte da linhagem sanguínea judaica, Deus não havia derramado misericórdia sobre eles ainda (Rm 9.11-24) e pouco importava para isso ter linhagem sanguínea judaica (Jo 1.13), logo a misericórdia divina aqui se manifesta individualmente, mesmo para os dispersos judeus ou gentios (para os quais muito provavelmente foi escrita a carta).

Pedro os estava lembrando que a sua Pátria era celestial mesmo que eles não tivessem Pátria alguma aqui nessa terra, Isto é algo muito plausível, pois a perseguição a igreja era forte nesta época, os cristãos muitas vezes foram desterrados, perseguidos e mortos.

Isso demonstra que essa carta não é especificamente para os gentios cristãos, mas também, e talvez principalmente, para judeus cristãos, você pode me dizer:
- Ok! Yuri, mas o que tem haver.

- Tudo!

Pedro está demonstrando que os judeus também necessitavam ser resgatados das Trevas para a maravilhosa luz evangelho, também precisavam ser transformados em povo de Deus, e também careciam da sua misericórdia. E significa que a interpretação sinergista de Romanos 9 diz que Deus Resolveu ter misericórdia da massa gentilica em si, e a eleição estaria falando de nações e não de indivíduos, não faria sentido nenhum, Pedro chamá-los (os judeus da dispersão desta carta) de Eleitos (1 Pe 1.2), chamados (1 Pe 2.9) não era um povo mas agora são povo (1 Pe 2.10), não haviam alcançado misericórdia mas agora alcançaram (1 Pe 2.10).
Este texto vai contra o entendimento de que a eleição é de nações ou de povos, pois *tanto judeus quanto gentios não eram nem povo*.
Ou seja, nenhum homem antes de ser chamado por Deus possuía luz, pelo contrário, Pedro diz antes eles estavam em Trevas, nem sequer mesmo os judeus eram um povo sem antes ser enxertado em Cristo, e nem mesmo os judeus antes haviam recebido misericórdia, mas estes eleitos segundo a presciência de Deus pai receberam 1 Pe 1.1-2; 1 Pe 2.9-10


*Yuri Schein, exposição de 1 Pedro 2.9-10*