sábado, 14 de dezembro de 2019

Irracionalismo teológico x Escrituralismo

[Cristão Pós-moderno]: — "Se nós pegarmos todos os atributos de Deus e batermos num liquidificador cósmico sai o Amor"

[Cristão Escrituralista]: — Introduzimos a UNIDADE de Deus por implicação. Ao contrário dos seres humanos, Deus não é dividido em partes, mas existe como um todo eterno com todos os seus atributos como uno e inseparável. Algumas vezes isso é chamado de sua SIMPLICIDADE, visto que Deus não é complexo, ou dividido em partes. Por exemplo: Em 1 João 1.5 diz: “Deus é luz”, e 1 João 4.16 diz: “Deus é amor”. Logo, Deus não é um ser que é amor com luz como um atributo, ou vice-versa; antes, é ele amor e luz, tanto quanto seus outros atributos.

[Cristão Pós-moderno]: — Mano, vc não quer entender o que foi dito, apenas isso.

[Cristão Escrituralista]:  — Não meu caro, Deus não é menos amor do que Luz, não é menos amor do que Verdade, etc... Você não precisa pegar a Luz que Deus é, a Verdade que Deus é misturar, pois o AMOR que Deus é, é ao mesmo tempo LUZ e VERDADE. É desnecessário misturar luz e verdade para ter amor, o Amor é Luz e Verdade, assim podemos dizer de tudo aquilo que Deus É.

[Cristão Pós-moderno]: — O problema é vc achar que a teologia sistemática explica Deus. O próprio Cristo disse que quem o vê, vê o pai, certo? Disse tbm que tudo resume-se em 2 princípios, amar a Deus e ao próximo. Ou seja, Deus requer o que ele é mano, Amor.

[Cristão Escrituralista]: — De onde você tirou essas proposições [amar a Deus e ao próximo]? Da escritura. Logo seu argumento de que não podemos explicar Deus com implicações das escrituras (Teologia Sistemática) se auto-refuta. Isso que você está fazendo já é uma sistematização, mesmo que irracional, das escrituras.

[Cristão Pós-moderno]: — Mano, você é Ilário... Não usei sistemática, eu usei Jesus... Cristo explica Deus...

[Cristão Escrituralista]: — Não, você usou a Bíblia e sistematizou uma proposição da escritura criada para subverter todo o ensino a ela. Cristo está em toda a Escritura, não só nos evangelhos. Cristo é o próprio LOGOS, Você tem que abandonar esse irracionalismo... Essas suas premissas não podem se auto sustentar sem a Escritura como autoevidentes, logo seu sistema precisa de uma verdade autoautenticadora (a Escritura) e depende da teologia sistemática, da inerrancia e inspiração bíblica para ser aceito. Eu conheço bem o irracionalismo que nega sistematização, conheço vários adeptos e averso a teologia, isso só vai cair em uma outra sistematização, mas que ainda vai depender dos nossos princípios (da teologia ortodoxa) para se sustentar, do contrário vai cair em autosolipismo. Você disse: "Disse tbm que tudo resume-se em 2 princípios, amar a Deus e ao próximo. Ou seja, Deus requer o que ele é mano, Amor." Porém como você saberá o que é amor a parte da revelação bíblica? E como definirá o amor sem usar analogia fidei para descobrir pela própria bíblia o que é amor, toda a palavra precisa de uma definição e definir "amor" à partir das Escrituras já é uma tarefa teológica.

[Cristão Pós-moderno]: — humm. Er... temos como revelação de Deus a natureza, a escritura, Jesus. Sendo ele a maior revelação é o norte, é através dele que interpretamos não só as escrituras mas à vida. Sistemática tem sua importância, mas não é o fim, Jesus é o fim de tudo. Não o contrário...

[Cristão Escrituralista] — Jesus está em toda a escritura, e toda escritura é Jesus que é o Logos de Deus, tudo que a escritura ensina são instruções de Jesus, a não ser que você divida Jesus do Logos divino o que é uma heresia.

[Cristão Pós-moderno]: — A escritura deve ser interpretada tendo Jesus como chave hermenêutica.

[Cristão Escrituralista]: — Jesus usa a chave hermenêutica da inerrancia escritura per si como chave e não apenas ele mesmo.

Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses? Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e A Escritura NAO PODE ERRAR - João 10.34-35

E em vários outros textos ele nos aponta outros princípios. Um outro princípio hermenêutica que Jesus nos ensina é o princípio da Revelação completa ele diz que quando o Espírito Santo viesse ele terminaria de revelar aos apóstolos coisas que eles naquele momento não poderiam suportar.

Isso se chama PRINCÍPIO DA REVELACAO COMPLETA:

Tenho ainda muito para lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora.  Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouvir e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer.  Ele me glorificará, porque vai receber do que é meu e anunciará isso a vocês. - João 16:12‭-‬14

Nós podemos deduzir de Jesus várias outras CHAVES HERMENEUTICAS que ele mesmo usou. Assim como podemos deduzir dos apóstolos com autoridade de Jesus pelo princípio da Revelação completa.

Esse foi um debate real que eu tive com um seguidor do Caio Fábio em 15/03/2019. Yuri Schein