domingo, 18 de outubro de 2020

UM CURTO DIÁLOGO COM UM MOLINISTA

por (Yuri Schein)

[Molinista] Deus cria circunstâncias sabendo o que a criatura livremente fará e assim usa suas ações para o bem e o cumprimento de seus propósitos. Não há conflito entre a providência divina e o livre arbítrio
[Eu]: A Biblia nao diz isso, isso é uma postulação tua
[Molinista]: Ela não nega o livre arbítrio, Deus tem conhecimento médio contrafactual, o homem não é uma marionete como Cheung ensina.
[Eu]: A doutrina do conhecimento médio é uma saida pela tangente.
[Molinista]: Há textos que não podem ser explicados sem o conhecimento contrafactual
[Eu]: Os textos onde se utilizam para postular ela não são sistemas doutrinários para estabelecer uma doutrina metafísica e sim uma criatura se relacionando com o criador em sua manifestação IMANENTE. O conhecimento meramente médio é impossivel, Deus é onisciente e não absorve conhecimento da criação, ele não pode progredir em conhecimento adquirindo o conhecimento a partir do que ele saberia o que a criatura faria em x ou y circunstancia, ele sabe o que a criatura faria em x ou y circunstancia pois ele faria ela fazer x ou y em tal ou tal circunstancia, do contrário você estaria defendendo que Deus progride em conhecimento ao analisar a criação e passa a conhecer o que a criautra faria no sentido contrafractual. Então você teria que postular que Deus aprendeu. Em contra partida, quando a biblia associa a onisciencia divina com os planos e ações humanas ela associa isso a determinação (Is 29.15-16, At 2.23, 4.27-28).
Você disse: "Há textos que não podem ser explicados sem o conhecimento contrafactual"
Acabei de provar o contrário.
Fim do debate

OCASIONALISMO NA BÍBLIA por Yuri Schein

 OCASIONALISMO NA BÍBLIA 

por Yuri Schein


Este é um pequeno sumário de proporções bíblicas que vai lhe ajudar a manter em mente o fato de que Deus controla de maneira ativa toda a criação

1. DETERMINISMO DEDUZIDO DAS ESCRITURAS:

I. Deus causa tudo o que acontece (Ec 11.1-5, Sl 115.1-3, Is 46.9-10, Is 53, Mt 10.29, At 2.23, 4.27-28 Ef 1.11)

O controle de Deus sobre as suas criaturas é como o de

        a) Um escritor sobre uma obra (Sl 139.16)

Nenhum personagem se uma obra tem a liberdade em relação ao Escritor

        b) Um lenhador sobre o Machado (Is 10.15-16)

Nenhum Machado pode produzir, sustentar, e se mover por si mesmo

        c) Um oleiro sobre o barro (Is 29.15-16, 45.9, 64.6, Jr 18.6, Rm 9.6-24)

Nenhum pedaço de barro tem liberdade alguma em relação ao oleiro

        d) O mesmo controle exercido sobre os homens é exercido sobre os exércitos do céu (Dn 4.35)

II. A Biblia afirma que Deus faz com que os homens tenham pensamentos falsos ou pecaminosos (Jz 14.1-4, Ez 14.9, Ap 17.17, Ex 4, Ex 10, Rm 9.14-26)

De tal maneira que Jó diz que nas mãos de Deus estão tanto o enganador quanto o enganado (Jó 12.16)

III. A Bíblia afirma que todo o conhecimento que o homem tem é causado por Deus (Pv 20.27, Jo 1.9)

Apenas o fato de que Deus causa todas as coisas no ponto 1 impossibilita logicamente o livre-árbitro humano, e também impossibilita a ideia tomista de que Deus causa X fazer "?" Ou seja, Deus move x para que X escolha entre a, b, c, ou d. Deus causa x fazer o que ele estabeleceu, isso é como a Bíblia apresenta os termos. 


2. RESUMO ORGANIZADO DO OCASIONALISMO BÍBLICO 

I.   Deus é a única causa transcedental de todos os eventos

II.  Deus causa a criatura fazer x

III. A criatura faz x

Se X acontece, acontece porque Deus me fez fazer x ou y, mesmo que eu tenha praticado x ou y, Deus causou eu fazer isso. A questão principal aqui é que Deus causa a criatra fazer x ou y ativamente, não se trata da criatura não fazer realmente x ou y. Inclusive a relação da criatura com x e y é mantida por Deus. 

O concorrentismo postula que Deus não causa x fazer y, mas que Deus causa x fazer ? sendo que quem define se x fará y ou w é o próprio x, e como Tourinho falou Deus apenas atualiza que x faça y ou w. 

Resumindo: Isso é um salto lógico que a Escritura não ensina. Ela não ensina que Deus cause x para que x então decida se fará p ou y, mas que Deus causa x decidir fazer p ou y. A decisão da causa x é causada por Deus, de maneira que x não é uma causa real, mas apenas aparente.

O concorrentista deve provar que Deus não faz com que x faça k ou p, e sim que x pode decidir fazer k ou p. Não sou eu que devo provar isso, visto que a Escritura abundantemente afirma que k ou p foi feitos por x pois Deus causou isso (modus ponens)

3. DETERMINISMO DEDUZIDO A PARTIR DA TELEOLOGIA BÍBLICA

Como eu já disse diversas vezes: o homem e o diabo são os agentes pecaminosos, podendo ser chamados de causas secundárias se você manter a verdade de que todas as ações e pensamentos deles foram controlados ativamente por Deus, pois não há concorrência com Deus e o homem para que se forme o evento da realidade. A Bíblia afirma que Herodes e Poncio Pilatos, os judeus e os romanos mataram Jesus (AGENTES), mas também afirma que fizeram isso pela mão de Deus (CAUSA REAL) Atos 4.27-28

Assim, você tem a Bíblia afirmando que Deus moeu a Cristo (Isaías 53), e ao mesmo tempo você tem os homens fazendo isso como agentes. Não há contradição alguma. Quando Judas vende Jesus por 30 moedas de prata ele está sendo um agente, mas ele não era livre para escolher fazer isso por 29 ou por 31 moedas de prata, nem os judeus eram livres (no sentido lógico e não ontológico) para comprarem Cristo por uma quantia maior ou menor que essa, pois Zacarias já havia escrito que essa seria a quantia que pela qual Cristo seria vendido (Zc 11.12). Os soldados romanos não eram livres para quebrar as pernas ou sequer um osso de Jesus, pois ele era o cordeiro pascal cujos os ossos não poderiam ser quebrados (Ex 12.46, Sl 34.20, Jo 19.32-36) não haveria nenhuma possibilidade LÓGICA disso acontecer, nem mesmo um romano, Pilatos ou o diabo poderia de forma alguma alterar tal coisa pelo fato disso ser ontológicamente "possível". A mesma coisa podemos dizer sobre Jesus quando disse que "poderia" chamar 12 legiões de anjos e ao mesmo tempo afirma que se fosse o caso "como se cumpririam as Escrituras Sagradas?" (Mt 26.53-54) presumir que textos ensinam que Deus não causa ativamente cada evento pela linguagem descritiva é ignorar a linguagem decretal ativa da Bíblia.

O Diálogo entre um arminiano e Deus

 Deus diz "Colocarei o meu temor em seus corações para que nunca se apartem de mim" (Jr 32.40)


Armena: O texto não diz que eles não se apartarão, apenas diz que fará isso para que não se apartem

Deus diz "Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis." (Ez 36.27)

Armena: O texto não diz que o crente vai obedecer sempre e não pecar contra Deus apostatando ou cometendo o pecado imperdoavel.

Deus diz: "Aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado... não pode viver pecando porque é nascido de Deus" (1 João 3.9"

Armena: Tudo bem, ele não pode viver pecando, nem da pratica do pecado, mas em um momento de deslize ele pode apostatar de uma vez só e blasfemar

Deus diz sobre o pecado para a morte: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge. (1 João 5.18)

Armena: Pode ser que o nascido de novo não blasfeme, mas ele ainda pode apostar (Hb 6.4-6)

Deus diz: "Sairam de nosso meio, mais não eram dos nossos, porque se fossem dos nossos permaneceriam conosco" (1 João 2.19)

Armena: Esses ai são falsos profetas, eles não eram dos lideres

Deus diz "As minhas ovelhas OUVEM A MINHA VOZ E ME SEGUEM, eu lhes dou a vida eterna JAMAIS PERECERÃO... NINGUÉM AS ARRANCARÁ DA MINHA MÃO" (João 10.26-30)

Armena: Ninguém pode arrancar mas eles podem sair das mãos por livre arbitrio,

Deus: Qual parte do "OUVEM A MINHA VOZ E ME SEGUEM" Você não entendeu?

Armena: Mas eles podem apostatar.

Deus diz: "Aos que de antemão conheceu predestinou... E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou" (Romanos 8.29-30)

Armena: "Esses que ele predestinou são aqueles que ele previu que creria"

Deus diz "Creram todos os que estavam destinados a vida eterna", "os que não creem não fazem isso pois não são das minhas ovelhas", "Pela graça sois salvos, por meio da fé e isto NÃO vem de vós, é dom de Deus", "vos foi concedido crer em Cristo" (At 13.48, Jo 10.26, Ef 2.8-9, Fp 1.6)

Armena "Mas o crer é operado por nós até o fim"

Deus diz: "Deus opera em vocês tanto o querer como o realizar segundo a sua vontade" (Fp 2.13)

Armena "mas... eu posso apostatar"

Deus "Já que você não crê nas minhas promessas queime no fogo do inferno!"

Armena "Eu vim parar aqui por meu próprio livre-arbitrio, então estou certo"

Yuri Schein