domingo, 18 de outubro de 2020

UM CURTO DIÁLOGO COM UM MOLINISTA

por (Yuri Schein)

[Molinista] Deus cria circunstâncias sabendo o que a criatura livremente fará e assim usa suas ações para o bem e o cumprimento de seus propósitos. Não há conflito entre a providência divina e o livre arbítrio
[Eu]: A Biblia nao diz isso, isso é uma postulação tua
[Molinista]: Ela não nega o livre arbítrio, Deus tem conhecimento médio contrafactual, o homem não é uma marionete como Cheung ensina.
[Eu]: A doutrina do conhecimento médio é uma saida pela tangente.
[Molinista]: Há textos que não podem ser explicados sem o conhecimento contrafactual
[Eu]: Os textos onde se utilizam para postular ela não são sistemas doutrinários para estabelecer uma doutrina metafísica e sim uma criatura se relacionando com o criador em sua manifestação IMANENTE. O conhecimento meramente médio é impossivel, Deus é onisciente e não absorve conhecimento da criação, ele não pode progredir em conhecimento adquirindo o conhecimento a partir do que ele saberia o que a criatura faria em x ou y circunstancia, ele sabe o que a criatura faria em x ou y circunstancia pois ele faria ela fazer x ou y em tal ou tal circunstancia, do contrário você estaria defendendo que Deus progride em conhecimento ao analisar a criação e passa a conhecer o que a criautra faria no sentido contrafractual. Então você teria que postular que Deus aprendeu. Em contra partida, quando a biblia associa a onisciencia divina com os planos e ações humanas ela associa isso a determinação (Is 29.15-16, At 2.23, 4.27-28).
Você disse: "Há textos que não podem ser explicados sem o conhecimento contrafactual"
Acabei de provar o contrário.
Fim do debate

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