quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O Fruto da Luz

O Fruto da Luz



(porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), Ef 5:9


Neste texto Paulo nos mostra uma manifestação diferente do fruto do espírito, no original temos (καρπος του πνευματος) Fruto do Espirito, porém Paulo nos mostra ele no contexto como Sendo Luz. Vamos fazer uma comparação breve com o Fruto do Espirito que aparece em Galatas e o Fruto do Espirito (chamaremos de Fruto da Luz como na A.R.A) que aparece no contexto de Efesios.


1 - O Fruto do Espirito em Galatas é operado através da NOVA NATUREZA regenerada:

Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22,23

2 – Já o Fruto da Luz (no contexto de Efesios 5) vem da nossa santificação e resposta a operação do Espírito, veja o contexto.

pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz {pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade}, provando o que é agradável ao Senhor; e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; Efésios 5:8-11

Veja aqui o fruto da Luz se manifesta quando reprovamos e repulsamos as trevas! Sendo assim para produzirmos este Fruto da Luz possuímos responsabilidade de nos posicionarmos contra ás trevas.

Fruto do Espírito na carta Gálatas tem haver com a Natureza de nova criatura regenerada que vai fluir através da operação do Espírito na vida de todo regenerado,não necessita de esforço, porém se você ler todo o capitulo 5 de Efésios você vai ver que o Fruto da Luz é manifesto com nossa responsabilidade.

Vou lhes falar algo sobre as cartas do novo testamento, principalmente as epistolas de Paulo.

• As epistolas de Paulo geralmente trazem uma revelação Gradual, por exemplo:


a) Em Romanos começamos com o homem caído, depois vem a obra da Regeneração e a vida como Igreja.

b) Em Efésios começamos com a Eleição e o Homem já regenerado, vemos como Deus nos assentou a direita de Cristo e como estamos com ele assentados juntamente com ele nas alturas, a destra de Cristo Jesus. Terminamos Efésios no Capitulo 6, com a Batalha Espiritual e a Glorificação.

A revelação trazida por Paulo é gradual. Talvez isso ajude você a entender melhor.

Na epistola de Galatas nós vemos o homem legalista sendo trazido de volta a Luz manifestando assim o Novo Nascimento através da Graça. A Obra da Salvação é toda feita por Deus, os Frutos do Espírito são todos manifestos por Deus. E a Epistola acaba falando desta maravilhosa Graça.

Na Epistola de Efésios temos do Capitulo 1 ao 3 Paulo fala sobre as Bênçãos Espirituais que nós como Igreja temos recebidos (Então já passamos esta fase da Igreja de Gálatas e Romanos, e estamos assentados a destra de Cristo), no Capitulo 4 e 5, Paulo nos fala agora da necessidade de nos Santificar, veja como começa o Capitulo 5:

Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados;
e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, Efésios 5:1-3
                                         
Paulo faz uma forte exortação para que nós seguimos a santificação, agora já passamos a parte do Leite Espiritual, Paulo nos diz que devemos se portar como Filhos da LUZ, e é ai que entra o termo Fruto da Luz (ou do Espirito manifesto na Luz).

Este tipo de Fruto é o Fruto que somente o filho maduro pode dar, não se trata de algo que vai ser manifesto sem esforço, mas é algo que é manifesto pelo o Espirito ATRAVÉS DA NOSSA PARTICIPAÇÃO, Paulo nos diz para REPROVARMOS AS TREVAS, Palavrões, Brincadeiras e Zombarias.

Aquele crente que ainda não abandonou os palavrões, e as zombarias, está sempre fazendo gracinha e zombando de outras pessoas, ainda é imaturo e precisa agora vir para o Capitulo 5 de Efésios, começar a exercer e MANIFESTAR O FRUTO DA LUZ. Os frutos da Luz são da mesma natureza que do Espírito, porém Paulo usa três palavras: BONDADE, JUSTIÇA E VERDADE.
Por que Paulo usou apenas estas três Palavras? Pois a Luz é algo que não fica escondida, mas algo que é manifesta, o fruto da Luz serve para ser Manifesto ao Mundo, e o mundo só vai enxergar estes frutos se PRATICARMOS a Bondade a Justiça e a Verdade. Não se trata de Salvação e Novo Nascimento, se trata da Manifestação destes frutos, agora como filhos maduro.


Ilustração:


Suponhamos que você tem uma macieira em Casa, você leva seu vizinho lá e diz: “Estas maçãs são muito doces!” Mas não oferece a Ele para que experimente, você guarda a maçã na Macieira, pois não quer ter o TRABALHO E ESFORÇO, de subir nela e comer do Seu Fruto.

Assim são os frutos do Espírito, eles são para serem manifestos e quando estiverem maduros serão frutos da Luz (ou seja, você deve apresentar eles ao mundo).

O Fruto da Luz se manifesta em nossa vida, quando deixamos todo o procedimento das trevas que ainda existe em nossas vidas, e temos revelação que já estamos a direita de Cristo, na Luz como Ele também esta! Sendo assim abandonamos de Vez todas as trevas em nossas vidas: - Palavrões, Explosões de Ira, Zombarias e todo tipo de coisa que são OBRAS DAS TREVAS:

e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as;
Efésios 5:11

Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz.
Efésios 5:13

Quando Manifestamos o Fruto da Luz, CONDENAMOS AS OBRAS DAS TREVAS, quando deixamos de MENTIR e começamos falar a Verdade estamos manifestando o fruto da Luz.

Por fim, muitas pessoas querem ir para o Capitulo 6 de Efésios, ir para a Guerra espiritual, contra os demônios, principados e potestades “amarram demônio fulano”, “expulsam demônio ciclano”, “repreendem o próprio Belzebu”, porém nunca passaram pelo Capitulo 5 de Efésios manifestando o Fruto da Luz.


Estas pessoas até expulsam os demônios em nome de Jesus (Pois os demônios se sujeitam ao nome dEle), porém eles sempre voltam e encontram uma brecha. Você sabe por que?


É porque as trevas só são banidas de vez das suas vidas quando há Luz! Não se expulsa trevas com uma luz momentânea, se você ligar a luz hoje e amanha apagar ela, as trevas vão voltar, porém se a luz estiver acesa e você andar na Luz como ele andou, as trevas serão completamente banidas.


mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. 1 João 1:7


Não se trata de salvação, nós como Igreja cremos e a bíblia nos mostra que quando uma pessoa nasce de novo ela não tem como perder mais a salvação. Porém existem certas obras que tiram o brilho do Reino de Cristo em nossas vidas. Que possamos praticar essa verdade.


Yuri Andrei Schein
17/02/2016