quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

O Jesus que zomba de religiosos e reis

O Jesus que ZOMBA dos Religiosos

Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome, entraram a colher espigas e a comer. Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado. Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi  quando ele e seus companheiros tiveram fome?  Como entrou na Casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhes era lícito  comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes?  Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado  e ficam sem culpa? Pois eu vos digo:  Mas, se vós soubésseis  o que significa:  Misericórdia quero e não holocaustos,   não teríeis condenado inocentes.  Porque o Filho do Homem é senhor do sábado.
Mateus 12:1‭-‬5‭, ‬7‭-‬8

"Nunca lestes" Ué... vocês não leem a bíblia não?

Esta é uma resposta muito comum que Jesus usa quando ele está debatendo com os religiosos (Mateus 12: 5, 19: 4, 21: 6, 21:42, 22:31). O Evangelho de Mateus é escrito para Judeus e ele chama a atenção para o uso que Cristo faz dessa frase porque ele sabe que eles entendem a zombaria e intenção dele.

Jesus esta dizendo isso aos fariseus, cujo poder repousava sobre um conhecimento superior das Escrituras [eles alegavam e eram mestres da Lei]. Quando Jesus pergunta se eles "já leram as Escrituras" antes de explicar, é uma provocação de zombaria [por acaso vocês não leem as escrituras]. Eles leram; eles simplesmente não entenderam ou ignoraram o fato completamente por puro legalismo e ignorância. Este sarcasmo não é apenas zombaria mas também é estratégia. O modo público com que os fariseus confrontam Jesus é um jogo de poder destinado a dar-lhes a vantagem e estabelecer seu domínio. E ao provocar eles, Jesus assegura a todos os presentes que Ele não se intimida pela "autoridade" dos fariseus.

O Jesus que ZOMBA dos Religiosos a segunda vez

Por causa de qual bom trabalho você me pune? (João 10)

Os judeus pegaram pedras novamente para apedrejá-lo. Jesus respondeu: “Mostrei-lhe muitas boas obras do Pai; por qual deles me apedrejais? ”- João 10: 31–32

Jesus tinha acabado de afirmar que Ele e Deus eram um [ou seja que ele não era apenas um homem qualquer; nas o filho de Deus e o próprio Deus], e os judeu pegaram pedras para apedrejá-lo. É aí que Jesus se levanta com uma pergunta bastante atrevida "por qual das minhas boas obras voces vão me apedrejar?" Eles já estavam procurando oportunidade para pegar Jesus em um erro e a afirmação de Jesus de que ele era Deus deu a eles motivos para isso, então Cristo os lembra das muitas maneiras pelas quais Ele já estabeleceu quem Ele é. Se eles querem testar a veracidade de sua declaração, há muitas testemunhas que viram o que ele fez. Então, por causa de qual bom trabalho você planeja me matar? É um desdém bastante ousado para alguém que enfrenta uma multidão.

O Jesus que ZOMBA de Reis

Naquele momento alguns fariseus se aproximaram, dizendo a ele: “Vá embora, saia daqui, porque Herodes quer matar você.” E Ele disse a eles: “Vá e diga àquela raposa: 'Eis que eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã, e no terceiro dia eu alcanço meu objetivo. ' No entanto, devo viajar hoje, amanhã e no dia seguinte; porque não pode ser que um profeta pereça fora de Jerusalém. - Lucas 13:33

Jesus chama Herodes “aquela raposa”. Ele não chamou ele de raposa porque o considerou inteligente. As raposas eram destrutivas e impuras para os Judeus. Herodes reinou sobre os judeus e fingiu ser solidario com eles, mas era um homem perigoso, ardiloso e venenoso. Nosso Senhor não estava falando gentilmente. Este parece ser um bom momento para falar sobre o tom. Quando os cristãos falam sobre outros cristãos ou alguém com cargo importante, eles são frequentemente castigados por outros cristãos por causa da suposta "desonra". É como se a polidez para eles fosse a mais alta virtude cristã. Aqui vemos Jesus resumindo o caráter de Herodes com um epíteto, e se você ler as cartas de Paulo, Ele freqüentemente está chamando pessoas e grupos (leia Gálatas 5).

Você não pode proteger as ovelhas acariciando lobos.

Jesus continua fazendo uma das piadas mais secas e melancólicas de toda a Bíblia quando diz: “Não obstante, devo viajar hoje, amanhã e no dia seguinte; pois não pode ser que um profeta pereça fora de Jerusalém ”. Ele está basicamente dizendo:“ Eu sei que vocês judeus adoram matar seus profetas. Longe de mim não voltar a Jerusalém para lhe dar a oportunidade.

Jesus aqui zombou de Herodes duas vezes

1) Quando o chamou de raposa

2) Quando disse que nenhum profeta morria fora de Jerusalém [o que é sarcasmo, pois as vezes morriam sim] ele está dizendo que vai pra Jerusalém pois sabe que os Judeus iriam matar ele e ele irá lhes dar essa oportunidade.

Demolidor "Matt Murdock" e a Soberania divina



"O plano de Deus é como uma linda tapeçaria, e a tragédia de ser humano é que só conseguimos vê-los por trás, com todos os fios esfarrapados e, as cores turvas e que só temos um lampejo da verdadeira beleza que seria revelada caso pudéssemos ver todo o padrão do outro lado, como Deus é."
- Murdock, Matt. O Demolidor

O Silmarillion e a Soberania Divina




"Então, falou Ilúvatar e disse: - Poderosos são os Ainur, e o mais poderoso dentre eles é Melkor; mas, para que ele saiba, e saibam todos os Ainur, que eu sou Ilúvatar, essas melodias que vocês entoaram, irei mostrá-las para que vejam o que fizeram E tu, Melkor, verás que nenhum tema pode ser tocado sem ter em mim sua fonte mais remota, nem ninguém pode alterar a música contra a minha vontade. E aquele que tentar, provará não ser senão meu instrumento na invenção de coisas
ainda mais fantásticas, que ele próprio nunca imaginou."
O Silmarillion (Trecho da Canção dos Ainur)

Quem conhece na Teologia a doutrina da Soberania Exaustiva de Deus vai perceber que essa é uma Alusão

Iluvatar como sendo Deus, Os Ainur são os anjos, e Melkor é um tipo de Satanás, Iluvatar está dizendo que nem mesmo os planos Malignos de Melkor estão fora dos seus propósitos.

- Yuri Schein
[Repostagem de 2017]