terça-feira, 24 de maio de 2016

A Doutrina da Eleição (Predestinação)- Eleição Incondicional/Eleição Soberana:

A Doutrina da Eleição (Predestinação)- Eleição Incondicional/Eleição Soberana:



 E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas; 7 nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. 8 Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa. 9 Porque a palavra da promessa é esta: Por esse tempo, virei, e Sara terá um filho. 10 E não ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai. 11 E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), 12 já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço. 13 Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú. 14 Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum! 15 Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. 16 Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. 17 Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra. 18 Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz. 19 Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? 20 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? 22 Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, 23 a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, 24 os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? 25 Assim como também diz em Oséias: Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada; 26 e no lugar em que se lhes disse: Vós não sois meu povo, ali mesmo serão chamados filhos do Deus vivo.
Romanos 9:6-26
A doutrina da Eleição mostra que Deus escolheu pessoas para serem salvas antes da fundação do mundo, as quais ele irá alcançar por meio do evangelho:
Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna. Atos 13:48

Essa escolha de Deus não está baseada em nada que nós faríamos, em nenhuma obra nossa e em nenhum esforço humano:

E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama),Romanos 9:11

Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. Romanos 9:16

Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. 6 E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. 7 Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos, Romanos 11:5-7

Não existe nenhuma condição previa pelas quais Deus escolhe as pessoas, e se formos ver na nossa visão natural, veremos justamente o que Paulo expos:

Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; 27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; 28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; 29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. 30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, 31 para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. 1 Corintios 1:26-31

Este texto mostra claramente que não há condições para que alguém seja escolhido, o exemplo do próprio Apostolo Paulo, ele era soberbo e arrogante, religioso e perseguia a Igreja, bem como conhecedor de toda a teologia, porém Deus o Escolheu, isso significa que não existe um critério humano ou um padrão de escolha condicional que Deus faz, mas simplesmente um Padrão de Deus, ele escolheu certas pessoas, para demonstrar a sua glória.
Algumas pessoas podem dizer que essa ESCOLHA de Deus nada tem haver com a Salvação, mas não é isso que o texto bíblico mostra:
Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, 14 para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. 2 Tessalonicenses 2:13-14

Neste texto vemos claramente que Deus Escolhe para  a Salvação

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Romanos 8:29-30

Paulo mostra claramente que a Escolha de Deus tem haver claramente com a Justificação e Glorificação, claramente um aspecto direto da salvação.

Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, 2 na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos Tito 1:1-2

Paulo diz que todo seu sofrimento nas prisões e tribulações, era por causa dos eleitos, para que eles obtivessem a salvação.

Por esta razão, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória. 2 Timóteo 2:10

Jesus também falou da Eleição:
Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. João 6:37
 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:44
Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus. João 8:47
Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas .27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. João 10:26-29

Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. João 15:16

Muitos tentam fugir dessa verdade bíblica, porém a palavra de Deus esta repleta dessas afirmações, e no Livro de Efesios Paulo deixa bem claro que a Eleição (escolha de Deus) e predestinação está baseada puramente no BENEPLACITO DA VONTADE DE DEUS, ou seja simplesmente na VONTADE DELE. Ele escolheu aqueles que ELE QUIS:

assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, Efesios 1:3-5

nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, Efesios 1:11

Essa escolha de Deus está claramente ligada a sua soberania, Deus escolheu aqueles que Ele por sua SOBERANIA quis escolher. Estas pessoas escolhidas por Deus irão se salvar, e irão responder ao evangelho crendo em Cristo, sendo assim justificadas e por fim serão glorificadas.
Nenhuma das pessoas Eleitas por Deus se perderá:
Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:6

Algumas pessoas podem se perguntar “então a nossa vontade é totalmente anulada”?
A pergunta tem um certo sentido se pensarmos na ótica do homem, Deus faz um chamado, o homem tem então a responsabilidade de responder este chamado crendo em Cristo, como isso funciona com a doutrina da predestinação.
Por centenas de anos esse assunto foi debatido pelos teólogos, e continua sendo, mas fica evidente e claro que Deus tem os seus escolhidos e que eles irão ser salvos por ele, o texto que mais se aplica ao funcionamento da vontade do homem nesta situação é o texto de Filipenses:
Paulo diz aos Filipenses:
Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; Filipenses 2:12

Depois de Paulo fazer uma abordagem clara sobre a humildade de cristo, seu auto-esvaziamento, mostrando como deve ser o caráter do cristão (humilde, manso como o de Cristo).

Paulo diz aos filipenses que eles devem desenvolver essa salvação! Ou seja, eles tem a responsabilidade de fazer com que esses atributos de cristo, cresça dentro deles. – obviamente esse é o processo de transformação da alma (santificação) que todo o crente está passando.

Porém Paulo não para por ai mas demonstra, que apesar dos Filipenses terem a responsabilidade de fazê-lo, quem iria realizar essa obra neles era Deus:

 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13

Ou seja, o homem tem sempre a responsabilidade, mas quem efetua a salvação é Deus, o homem não consegue salvar a si mesmo e nem efetuar ou desenvolver a salvação, essa obra é plenamente de Deus.

Em efésios Paulo deixa bem claro que toda a obra da Salvação é feita completamente pela Graça de Deus, e não depende em nada do homem:

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
9 não de obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9

Todas as dadivas e toda a obra da regeneração é feita completamente por Deus, o homem é totalmente incapaz de responder a Deus no campo espiritual, se Deus não operar nele, por isso o texto de João deixa claro:

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:12-13

A vontade do homem é totalmente inútil para tomar decisões no campo espiritual, nós só cremos porque Deus nos concedeu a Fé, e porque ele efetuou essa fé, nós estávamos mortos nos nossos delitos e pecados, um morto não tem vontade alguma, assim um morto espiritual não possui vontade alguma e não pode tomar nenhuma decisão no campo espiritual:

Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Efesios 2:1-3

Porém Deus trabalhou em nós e nos reviveu e nos deu vida, nós não escolhemos ter vida, Deus nos deu vida! O morto não pode escolher ter vida, não pode escolher nada!

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; Efesios 2:5-6

Podemos ver Jesus dizendo claramente:

Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. João 5:21

Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. João 5:26