quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Solus Christus



Solus Christus, (às vezes usado como  Solo Christo), é um dos cinco solas propostos pelos protestantes para resumir as crenças fundamentais do cristianismo. Esta expressão latina refere-se ao termo: "salvação somente por Cristo". Incrível que ainda hoje existem pessoas que se denomina O Cristão e procura consolação e salvação em outra pessoa que não seja Cristo, as escrituras nos ensinam que não existe nenhum outro que possa nos salvar:

11. Este Jesus é ‘a pedra que foi rejeitada por vós, os construtores, a qual foi posta como pedra angular’. 12. E, portanto, não há salvação em nenhum outro ente, pois, em todo universo não há nenhum outro Nome dado aos seres humanos pelo qual devamos ser salvos!” (Atos, 4) 9.

 Por isso, Deus também o exaltou sobremaneira à mais elevada posição e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; 10. para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, 11. e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Filipenses, 2) Único mediador: 5. Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem. (1 Timóteo, 2) O Solus Christus é a doutrina que está permeada em toda a biblia, Se você começar por Gênesis e terminar em apocalipse Jesus estará lá, ele estará em cada livro da Bíblia, todos os profetas e homem de Deus apontaram para ele, os santos homens de Deus não são nada mais do que setas que apontam para Cristo. Jesus mesmo afirmou que ele era "o caminho a verdade e a vida" J

Jesus é a resposta final para todas as coisas, Paulo diz que: 15. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação; 16. porquanto nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou dominações, sejam governos ou poderes, tudo foi criado por Ele e para Ele. 17. Ele existe antes de tudo o que há, e nele todas as coisas subsistem. 18. Ele é a cabeça do Corpo, que é a Igreja; Ele é o princípio e o primogênito dentre os mortos, a fim de que em absolutamente tudo tenha a supremacia. 19. Porquanto foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, 20. e por intermédio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue vertido na cruz. (Colossenses, 1

 João também afirma a DEIDADE de Cristo: 1. No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. 2. Ele, a Palavra, estava no princípio com Deus. 3. Todas as coisas foram feitas através dele, e, sem Ele, nada do que existe teria sido feito. 4. Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens; 5. e a luz resplandece nas trevas, mas as trevas não a venceram. (João, 1) 9. A Palavra é a luz verdadeira que, vinda ao mundo, ilumina a toda a humanidade. 10. Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito através dele, mas o mundo não o reconheceu. 11. Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. 12. Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que crêem no seu Nome; 13. os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14. E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade. (João, 1) 17. Porquanto a Lei foi dada por intermédio de Moisés; mas a graça e a verdade vieram através de Jesus Cristo. 18. Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou. (João, 1)

Jesus é o próprio Deus, digno de adoração e louvor: Hb 1.3-6 Toda pessoa que nega a divindade de Cristo é anticristo, não devemos tratar como cristão ninguém que nega a divindade do nosso senhor Jesus Cristo.

Solus Christus demonstra que a obra de Cristo é a única ponte que liga Deus ao homem. Na eternidade passada Deus decidiu glorificar o seu filho Jesus Cristo, fazendo dele Salvador e Senhor da nossa vida. Nós não somos salvos por Nossas obras, somos salvos inteiramente pela OBRA DE CRISTO.
Remover esta verdade é algo muito sério, pois toca na glória que o pai deu para Cristo. Qualquer pessoa que acrescente algo a salvação fora a obra de Cristo na cruz é um anticristo e prega outro evangelho. 
Galatas 1.8-9

A obra de Cristo foi completa na cruz do Calvário, acrescentar nossos méritos a obra de Cristo é uma blasfêmia e heresia.

Isso é o solus Christus, e para que a obra da salvação seja completamente de Deus e ele receba totalmente a sua glória, o Senhor Jesus pagou todos os nossos pecados, Lutero chamava este ensino de a grande troca:

2 Cor 5.21, Romanos 5.8

Era Deus que estava ali em Cristo sofrendo e derramando o seu sangue:
Atos 20.28

Diminuir a obra da Cruz não é brincadeira, quando pregamos a salvação por meio do esforço humano que seja estamos anulando a obra da Cruz.

20. Fui crucificado juntamente com Cristo. E, desse modo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E essa nova vida que agora vivo no corpo, vivo-a exclusivamente pela fé no Filho de Deus, que me amou e se sacrificou por mim. 21. Não torno inútil a Graça de Deus; porquanto, se a justiça pudesse ser estabelecida pela Lei, então, Cristo teria morrido em vão!”
(Gálatas, 2)

Todas as vezes que pregamos a lei ou misturamos a obra da cruz com a lei estamos pervertendo o evangelho de Jesus Cristo.

A salvação só é possível por meio da fé que vem pela pregação do evangelho de Jesus, quando acrescentamos algo a obra de Cristo, Estamos dando outra coisa as pessoas ao invés do Evangelho, isso é muito grave! Que o senhor tenha misericórdia de todas as igrejas e líderes que acrescentam algo a obra de Cristo, pois isso é algo muito grave.

Em resumo o solus Christus significa que somente Jesus Cristo e por meio do seu sacrifício que podemos receber a salvação. Solus Christus mulher leva até o outro ponto Sola Gratia , e culmina no soli deo Glória. O Evangelho é um plano somente de Deus, não podemos anexar nossas ideias e pensamentos a este plano. Devemos ter temor e tremor pregarmos o Evangelho com todo zelo e dedicação de acordo com o que a palavra de Deus nos ensina.

Por fim a obra de Cristo na cruz foi concluída desde a fundação do mundo, pois Deus não falha em suas promessas e em seus propósitos,  Já havíamos sido Escolhidos por Deus para crer no Evangelho da Cruz.

Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores. 
Romanos 5.8


Nenhum comentário:

Postar um comentário