quarta-feira, 21 de outubro de 2020

1 Coríntios 1.8

por Yuri Schein 

A bíblia é cheia de promessas que demonstram que um crente verdadeiro nascido de novo não pode perder a salvação. Em 1 Corintios 1.8, o Apóstolo Paulo diz o seguinte:

"ὃς καὶ βεβαιώσει ὑμᾶς ἕως τέλους ἀνεγκλήτους ἐν τῇ ἡμέρᾳ τοῦ Κυρίου ἡμῶν Ἰησοῦ Χριστοῦ"

A pronuncia seria assim:

"hos kai bebaiōsei hymas heōs telous anenklētous en tē hēmera tou Kyriou hēmōn Iēsou Christou"

A versão Almeida Corrigida e Fiel trás esse verso assim:

"O qual vos CONFIRMARÁ também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo"

Aqui a palavra grega βεβαιώσει (bebaiōsei) foi traduzida como confirmar, isso se dá a entender que Deus que confirmará a obra que ele começou, todavia devido a falta de habilidade de muitos, essa tradução não é preferivel, além de ser imprecisa quando se refere a essa expressão por parecer vaga, por exemplo a Bíblia Interlinear traduz "βεβαιώσει" bebaiōsei como SUSTENTAR:

"que também irá SUSTENTÁ-LOS irrepreensíveis até o fim no dia do nosso Senhor Jesus Cristo"

Para um pastor de campo essa simples palavra faz toda a diferença na hora de pregar a perseverança dos santos, pois na mente cauterizada dos semi-pelagianos se manter salvo é uma obra do homem e não de Deus, "confirmar" pode muito bem ser distorcido, todavia SUSTENTAR é um pouco mais dificil e requer mais malabarismo.

O Dicionário Grego Thayer traduz "βεβαιώσει" como: firmar, estabelecer, confirmar, certificar-se.

O Dicionário Strong traduz: confirmar, estabelecer.

Se você usar o principio de ocorrência bíblica para essa Palavra você terá o seguinte:

"E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e CONFIRMANDO a palavra com os sinais que se seguiram. Amém". (Marcos 16:20)

Digo, pois, que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para que CONFIRMASSE as promessas feitas aos pais;
Romanos 15:8

O mesmo acontece nas demais ocorrências: 2 Co 1.21, Cl 2.7, Hb 2.3, 13.9

Essas confirmações não são meras possibilidades, mas atos e eventos que demonstraram como certas aquelas coisas que os precederam. Ninguém negaria que os milagres realizados pelos discipulos foram confirmações de suas Palavras, ou seja da pregação do evangelho. Assim, aquele que confirmaria os crentes de Corintios seria o próprio Deus. Não eles próprios. É Deus quem preserva Seu Povo.

Tendo em vista tudo isso a Nova Versão Internacional traduz o texto de 1 Corintios 1.8 assim:

Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Coríntios 1:8)



Nenhum comentário:

Postar um comentário