segunda-feira, 19 de outubro de 2020

A nova leva de "Calvinistas" de 3.5 e meio

por Yuri Schein

Eles acreditam na eleição incondicional, mas acreditam que Jesus morreu por todas as pessoas sem exceção, e que algumas pessoas que não são eleitos podem vir a ser expiadas temporariamente dos seus pecados, e depois perder a salvação. Para continuar defendendo sua perda de salvação, eles defendem que a justificação pela fé não é uma substituição penal e nem um ato forense, o resultado é que algumas pessoas que foram santificadas e justificadas perdem a salvação, a única maneira de se assegurar da salvação, segundo eles, é a perseverança, ou seja, a justificação pela fé e a imputação não pode te dar certeza plena da salvação.
Essa visão é resultado do pós-redencionismo que algumas escolas "não-calvinistas" inventaram analisando os textos da justificação penal e submetendo eles a textos que não tratam do assunto como Hb 10.29, 2 Pe 2.1, tentando salvar a doutrina da eleição e o monergismo, esses defendem que a salvação do eleito não pode ser perdida, todavia essas pessoas de fato foram salvas e se perderão.

Eles andam pelo caminho de Arminio e nos erros de alguns luteranos, anglicanos e agostinianos, nem mesmo a escola de Saumur de Amyraut incorreu no erro de defender um pós-redencionismo, embora amirald defendesse 4 pontos do calvinismo nunca chegou a defender que a justificação ou salvação pode ser alcançada e perdida. Um pouco de fermento leveda toda a massa, se vamos defender as doutrinas da Graça devemos defender elas até o final, a Biblia diz que aqueles que são justificados com toda a certeza serão glorificados (Rm 8.29-30), não há insegurança nos atos redentivos divinos, nem pode haver insegurança ou instabilidade na nossa fé, se alguém tem duvidas quanto a isso, deve horar e pedir que o Espírito do Senhor clarifique seus olhos, todos os homens falham e podem sofrer de alguma dúvida uma hora ou outra, mas a Escritura não pode errar (Jo 10.35) ela é infálivel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário