quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Doutrina da Eleição – Parte III (As Revelações de Deus)

Doutrina da Eleição – Parte III (As Revelações de Deus)



Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. João 10:25-28

1 - O Testemunho de Deus ao Mundo:

Os apóstolos morreram por TESTEMUNHAR ALGO, e não era uma morte simples de se explodir, alguns foram escalpelados, crucificados, e todo tipo de Tortura que tu possa imaginar ou sonhar... Não é uma simples morte por uma causa ou religião, é morte por algo que ELES VIRAM.

 Não só ocorreu 1 (um) testemunho ocular, mas Paulo diz que foram mais de 500  (quinhentos) testemunhos oculares. (1 Cor 15.6)

 Evidências da Veracidade do Novo Testamento:

Os autores do NT desafiam seus leitores a conferir os fatos verificáveis, até mesmo fatos sobre milagres.

Lucas diz isso a Teófilo (Luc. 1:1-4); Pedro diz que os apóstolos não seguiram fábulas engenhosamente inventadas, mas que foram testemunhas oculares da majestade de Cristo (II Ped. 1:16); Paulo faz uma ousada declaração a Festo e ao rei Agripa sobre o Cristo ressurreto (Atos 26) e reafirma um antigo credo que identificou mais de 500 testemunhas oculares do Cristo ressurreto (I Cor. 15). Além disso, Paulo faz uma afirmação aos cristãos de Corinto que nunca teria feito a não ser que estivesse dizendo a verdade. Em sua segunda carta aos corintios, ele declara que anteriormente realizara milagres entre eles (II Cor. 12:12). Por que Paulo diria isso a eles a não ser que realmente tivesse realizado os milagres? Ele teria destruído completamente sua credibilidade ao pedir que se lembrassem de milagres que nunca realizara diante deles.
 Paulo disse que operou sinais, prodígios e maravilhas em frente a Igreja de Corinto, qual o motivo dele dizer isso se de fato não tivesse feito? A credibilidade dele com a Igreja seria totalmente destruída. (1a)

Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas. 2 Coríntios 12:12

Alguns irão dizer que, muitas pessoas morrem por suas crenças porém
O fator agravante é: o pessoal dessas comparações “morre por sua crença e que foi testemunha ocular de algo”, não foi torturado até a morte, sendo obrigados a negar sua fé no evento, como os cristãos primitivos.

Existem diversas outras evidencias a respeito da, a respeito do Cristianismo.
Mas obviamente Deus sempre requer de nós Fé.. Todavia temos evidencias SUFICIENTES para acreditar.

2 - Além do mais Deus é que se revela a nós, e não nós a Ele.

Como Já dizia C.S Lewis:

“Quando se trata de conhecer a Deus, toda a iniciativa depende dEle. Se Ele não se quiser revelar, nada do que façamos nos permitirá encontrá-lo.”

Então se Deus não se revelar ao homem, de nada adiantaria a argumentação toda até aqui, pois além deste testemunho (da revelação das escrituras), devemos ter a revelação pessoal.

Esse também é um Argumento Teológico, eu sei que Deus existe, pois além das evidencias Criadas, tive uma experiência e evidencia Pessoal.

O Fato é que de certa forma Deus se revela apenas a quem Ele quer.

Com esta objeção, muitos vão dizer que Deus é injusto, por Se Revelar apenas a alguns, orem, não se trata de Juízo:

1 - A partir do momento que tu concebe que Deus existe: "Deus então é injusto." Você assume que existe uma entidade, transcendental, imaterial e metafísico que está acima da nossa linha de argumentação, o que seria Justiça pra ele transcende nossos padrões morais, que são apenas um reflexo do dEle.

2 - A partir deste momento - Que se aceita a premissa que Deus existe, podemos explicar justiça e revelação divina apenas com alegorias.

3 – Conclusão, da Revelação de Deus ao Homem:

Existem 3 maneiras básicas (além de outras) de Deus se revelar ao homem.

1 - Design Inteligente
2 - Profecias biblicas e Evidencias (Imagem que eu compartilhei)
3 - Revelação Pessoal (está aqui é um critério de Deus e não nosso)

Estas três são as básicas, podemos ver outras porém, nos ateremos especificamente nestas principalmente na ultima.

a)      Paulo diz que o design inteligente é tão obvio que o ser humano o nega por pura dissonância cognitiva Rm 1

b)      Além dessas temos os argumentos, cosmológicos e o moral, principalmente o moral... Você fez a objeção "Deus é injusto" de onde vem nosso padrão comum de Justiça?

Logo a própria objeção é um argumento ao favor da existência de Deus.

Se Deus Elege não existe livre-arbítrio (agencia)?

 Esta objeção pode ser quebrada, pois a bíblia mesmo afirma existir ainda o livre-arbítrio (Escolha, Volição ou Agência). Jesus mesmo o confirma:


Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não QUISESTE! Mateus 23:37

O fato é que a revelação de Deus é algo espiritual e transcendente de uma escolha ou ato do próprio Deus e não do homem, mas a rejeição é do homem para com Deus, que é manifesto

1 - Nas coisas criadas (design inteligente)
2 - Argumentos: Morais, Cosmológicos, e outros que já criamos subjetivamente (nascemos com eles)
3 - Profecias bíblicas

Até este ponto Deus é manifesto a todos, e todos os homens o rejeitam, eles possuem a liberdade... Ninguém vai pro inferno por uma determinação divina anterior ao pecado. Mas sim segundo seu próprio arbítrio.

E além do mais a objeção a respeito da presciência e predestinação de Deus, não é um argumento contra a existência de Deus. Não se pode dizer:


"Deus não existe, mas é injusto" - Isso é totalmente incoerente.

Meu argumento é DEUS EXISTE, portanto explicações transcendentais, metafísicas, e atemporais são possíveis, Logo só podemos explicar "Paradoxos" Espirituais com analogias, não temos total revelação a respeito do assunto, apenas temos a ideia de como ele funciona.
Todavia o fato de não sabermos como funciona tudo isso (predestinação e responsabilidade humana) não significa que Deus não exista, e nem significa que por esta causa (de não sabermos como funciona) provamos ou colocamos em cheque a existência de Deus. Pois o conhecimento que temos é apenas uma analogia um reflexo:

Como já dizia o Apostolo Paulo:

Porque agora vemos por espelho em ENIGMA, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. 1 Coríntios 13:12

O convite de Deus é que confiemos nEle, independente do funcionamento das coisas.

Outra suposição possível (estou fazendo analogias pois não se pode explicar coisas assim com tamanha definição, visto que são espirituais).

"Certa vez uma criança, foi com seu pai e sua mãe a um velório, e quando essa criança olhou no caixão, seu tio morto, sentiu um horrível sentimento, e desolação, muitas coisas passavam na cabeça dela "A vida é frágil" e coisas do gênero, porém, seu Pai estava ao seu lado, simplesmente pegou na mão da criança e segurou com suavidade, naquele exato momento, o medo sumiu, a criança entendia, que o simples fato do Pai dela estar ali, já era a suficiência para que ela se sentisse segura."
1b.

Usei esse testemunho do Lucado como Analogia, pois na verdade todos nós somos assim, o mundo é aparentemente tão terrível e muitas coisas nos rodeiam e cercam, mas no final, apenas saber que o PAI tem o controle de todas as coisas, mesmo sem saber TUDO a respeito do funcionamento do mundo, nos dá a segurança para crer e seguir em frente.... É algo muito pessoal, Deus deseja que confiemos nEle plenamente, e também nos seus julgamentos.

Pois apenas DEUS pode fazer julgamentos perfeitos, se partimos do pressuposto que Deus é TRANSCENDENTE, nossos julgamentos são imperfeitos... 

Logo por esse motivo o argumento de DEUS ser injusto, não invalida de nenhuma forma os outros que EVIDENCIAM sua existencia, apenas demonstra que
"existe mais entre o céu e a terra, do que sonha nossa vã filosofia"

O fato de não sabermos expressar com totalidade, como funcionam as coisas, não significa que Deus não exista.


Pois temos evidencias obvias que Existe um Criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário