quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A Doutrina da Eleição – Parte IV (Graça e o Amor de Deus)

A Doutrina da Eleição – Parte IV (Graça e o Amor de Deus)



Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Efésios 2:4

A graça e a escolha de Deus é uma maneira de Deus na sua infinita grandeza e amor resolveu nos salvar. O Homem foi feito a imagem e semelhança de Deus, e Deus amou o mundo inteiro quando Jesus se entregou na Cruz ele provou este amor (Rm 5.8), embora a graça e a escolha de Deus tenha sido feita desde a eternidade passada, devemos entender que ela tem haver com Présciencia de Deus, o conhecimento prévio dEle, A graça é o sistema que quebra todo o Legalismo e o nosso EGO de pensarmos que somos salvos por alguma atitude nossa, mas com certeza, Deus não nos fez como maquinas e temos livre-arbitrio para escolher as coisas, porém NADA sai fora do controle de Deus. Por isso devemos ter a DISPOSIÇÃO E O DESEJO LIVRE de nos entregar diante do altar de Deus, pois a graça não é um sistema simplesmente matemático, mas um ato do AMOR DE DEUS. Não é algo que se teologiza é algo que experimentamos.

Pelo fato de Deus ser ETERNO, ele está no Presente, Passado e Futuro, este é mais um motivo pelo qual devemos orar pelas vidas:


"Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso."  (Apocalipse 1 : 8)

Por isso devemos sempre nos portar humildemente, pois Deus concede sua GRAÇA e Escolha apenas aqueles que não são:

"Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá GRAÇA aos humildes."  (I Pedro 5 : 5)

"Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá GRAÇA aos humildes."  (Tiago 4 : 6)

A Glória é toda do Senhor: Nenhuma CARNE (EGO) vai se gloriar diante do Senhor


Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 28  E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; 29  Para que nenhuma carne se glorie perante ele. 30  Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 31  Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.
1 Cor 27-31

A Graça nos faz dizer que “nada conhecemos ou sabemos”:

20  Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21  Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
1 Cor 1:20-21

Com sinceridade de Coração e não como jargão bonito, a pessoa que viu a Graça de Deus fica sem palavras e sem definição humana, pois sabe que nada Sabe.


A Graça nos faz dizer “Que nada somos e nada podemos”:

Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; 1 Cor 1:22

Enquanto os
Gregos buscavam o conhecimento, isso significava que eles buscavam glória própria, uma imagem a ser idolatrada.

Os Judeus pediam um sinal, isso significa que eles honravam o poder e o reino, eles esperavam um messias Ungidão que viria e esmagaria a cabeça dos romanos e dos outros povos, estabelecendo assim um reino eterno. Eles pediam constantemente sinais a Jesus: Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal.” Mt 12:38.  Não importa quantas curas e quantos milagres, quantas regenerações ocorressem na frente deles, a Carne sempre busca reino, poder e glória própria.

Porém a pessoa que viu a Graça, diz “Só sei que nada posso”, pois sabe que Deus faz todas as coisas e depende inteiramente de Deus. Esse é o caminho da arvore da vida.

Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.  Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. 1 Cor 1:23-25

Quem viu a graça só pode dizer “nada sei”, “Nada sou”, “nada posso”, embora Deus revele a ele muitas coisas, e de a ele autoridade sobre tudo, ele sabe que toda a Sabedoria, Conhecimento e Poder veem de Deus.

Devemos buscar ao Senhor incessantemente na oração, pois ela é o nosso dependenciometro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário