quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A Doutrina da Eleição – Parte I

A Doutrina da Eleição – Parte I



Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Romanos 9:16

A Eleição é Individual ou Coletiva?

O texto de Efésios deixa claro que fomos escolhidos antes da fundação do mundo:

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade... Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Efésios 1:3-5,11

Entendo, Em Efésios 1:4-6 Paulo nos diz que [Deus] nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor; e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para Si mesmo, segundo o beneplácito de Sua vontade. Ele relata que a predestinação é baseada junto ao bel-prazer da vontade de Deus, não da nossa.

Deus é capaz de salvar aquele em quem Ele se apraz, o que faz dEle o único que finalmente determina os que recebem a salvação. ...o Filho dá a vida a quem Ele quer (Jo 5:21). Se Deus se propõe em salvar uma pessoa, Ele efetuará seu propósito a todo o instante: Todo o que o Pai Me dá virá a Mim; e o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

A Eleição é Universal?

 A ideia de que a predestinação seria universal é rebatida por Jo 15:16, quando Jesus disse para Seus discípulos que “vós não Me escolhestes a Mim, mas Eu vos escolhi a vós”...

 Em João 10:26, Jesus disse aos judeus incrédulos que: “vós não credes, porque não sois das Minhas ovelhas.” Ele não disse vós não sois Minhas ovelhas, porque não creem. Ele disse o contrário. Notoriamente, você não se torna uma ovelha pela fé. Deus deve ter escolhido fazer de você uma ovelha antes de você vir a crer. E aqueles que Deus torna ovelhas de Cristo sempre virão a Ele, tiramos essa conclusão do verso.

"(pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama)," (Romanos 9:11).

O amor eletivo de Deus baseia-se no beneplácito (aprovação) de Sua vontade, jamais em nossos méritos ou deméritos. A eleição divina intervém graciosamente na vida do pecador que Deus escolheu para gozar a vida eterna em Cristo.

Ainda sobre a individualidade da Eleição de Deus:

Paulo explica aos efésios como Deus nos predestinou em amor. “Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado” (Ef. 1:4-6).

E em romanos 8, também vemos:

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” (Rm. 8:29-30

Os que de antemão conheceu – Significa que Ele amou de antemão, com Amor Eterno, Podemos ver um termo similar em Jeremias 31:3 – (apenas por critério de comparação).

Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.Jeremias 31:3

Também os predestinou para serem conformes à imagem de Jesus. – Baseado em seu amor eterno, Deus continua uma cadeia de salvação, Predestinando, chamando, justificando e glorificando aqueles que Ele “conheceu de antemão”

Porque o homem é morto no pecado, ele é incapaz de iniciar uma resposta a Deus, portanto, na eternidade passada Deus elegeu certas pessoas para a salvação. A eleição e predestinação são incondicionais, ou seja, não se baseiam na resposta do homem (Romanos 8:29-30; 9:11, Efésios 1:4-6, 11-12) porque o homem é incapaz de responder e nem quer.

A Eleição é Incondicional?

Ela é incondicional, pois não depende de nenhum de nós preencher um requisito.

É só pensar: um pouco se a salvação é inteiramente baseada na Graça de Deus, não podemos ter obras nenhuma e nem parte nenhuma na justificação, a glória é totalmente de Deus.
Argumentar que Deus é Injusto por não ELEGER aqueles que se perdem, é a mesma coisa que culpar Deus por não escolher qualquer outra pessoa que não existe a vir a existência, por exemplo.

Suponhamos que o Individuo "Marco Silva Saurolino Souza Suarez Gonzales da Mata" não nasceu, ele não existe... Ele não veio a existencia, por que não estava nos planos de Deus, logo seria incoerência minha acusar Deus de não Eleger A ou B, pq se ele quisesse essas pessoas nem existiriam.

O que fizemos para que Deus escolhesse nos Criar? –

 Não fizemos nada, nós não existíamos, Deus nos trouxe a Existência, ele nos ELEGEU, e escolheu nos criar ao Invés de Criar qualquer outra coisa que não estava no seu Propósito, a mesma coisa ocorre em relação a Eleição, ele pode salvar quem ele quer por soberania. O que me intriga é: Ficamos revoltados com Deus por ele nos escolher e não outros para a Salvação, mas não ficamos revoltados por ele não ter feito alguém que não conhecemos?

Pedro escreveu sua primeira epístola “aos eleitos de Deus… segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo” (1Pe. 1:1-2).

Toda Eleição que fazemos é condicional, votamos em alguém porque achamos que ele preenche um numero de critérios, porém Deus, não nos escolhe baseado nas nossas obras, mas nos salva por sua Graça (Ef 2:8-9). Sendo assim a Eleição de Deus é incondicional.


É a mesma coisa que a história da Aboboreira e Jonas...

Jonas chorava por uma aboboreira que ele nem fez nascer, nem cuidou e nem regou, mas não conseguia ter misericórdia da cidade de Nínive, que estava sofrendo, e cidade cujo qual Deus usou sua Misericórdia.

A Salvação é inteiramente pela Graça, por meio da Fé:

Primeiro vem a regeneração em sequencia a fé e então as obras.

Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Tiago 2:20

O que Tiago esta dizendo que é que as Obras são a PROVA que a pessoa realmente teve fé e a experiência do Novo Nascimento e não o contrario.

Veja os números em parêntese:

"Pela GRAÇA (1), sois Salvos, mediante a fé (2), isso não vem de vós é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie, Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus PARA AS BOAS OBRAS (3), as quais Deus de antemão, preparou para que andássemos nelas" Ef 2:8-10

A sequencia é:
1 - Deus concede Graça Ef 2:8

2 - Deus concede Fé - Ef 2:8

3 - Por ULTIMO as Obras- Ef 2:10

Dizer que as obras devem vir primeiro ou ao mesmo tempo na justificação SALVÍFICA é a mesma coisa que pedir para um peixe voar, sem o conceder a capacidade para isso (Novo Nascimento) pois para voar ele teria que deixar de ser peixe e nascer uma Ave.

Conclusão As obras são o fim da obra da Justificação e não o meio. É por meio delas, que podemos verificar se de fato alguém teve a experiência do novo nascimento, as obras são o "tira teima" de que alguém realmente teve a experiência de regeneração.

"Dizer que Deus elegeu apenas os que lhe deu á vontade de eleger não o faria injusto?"

O faria injusto se Ele tivesse elegido no meio de inocentes, como Ele elegeu no meio de injustos, qual direito/moral temos para questiona-lo? Temos que agradecer por Ele ter nos escolhido, Ele não precisa de nenhum de nós, Ele poderia muito bem condenar todos e mesmo assim continuaria justo, isso sim.

E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. - Mateus 24:22




Nenhum comentário:

Postar um comentário