sábado, 19 de agosto de 2017

Se a salvação e tudo na vida cristã vem pela graça, por que Deus nos deu ordens e leis?




Essa é uma pergunta frequente, por trás dela também existe um desejo humanista de tentar defender a liberdade humana, baseada na responsabilidade que o homem tem de obedecer as leis e ordens divinas. Na verdade essa pergunta já foi feita varias vezes na história da Igreja, me lembro quando li o livro “Nascido Escravo” com pequenas partes do livro “escravidão da vontade” que se foca no debate de Martinho Lutero com o monge Erasmo de Roterdã, um dos argumentos de Erasmo era que o homem possuía livre-arbítrio pois Deus lhes dava ordens e leis por exemplo “Tomo hoje por testemunhas o céu e a terra contra vós: ponho diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas com a I tua posteridade” Dt 30:19, Lutero ressoava com Romanos dizendo que Deus deu essas ordens aos homens não porque o homem fosse capaz de cumprir, mas justamente para demonstrar ao homem que ele é incapaz de cumpri-las e para tampar a boca do homem, usando assim o pensamento de Paulo em Romanos “Ora, sabemos que tudo o que diz a lei, di-lo aos que estão sujeitos à lei, para que toda boca fique fechada e que o mundo inteiro seja reconhecido culpado diante de Deus” Rm3:19.

É incrível hoje como ainda muitos protestantes pensam mais como Erasmo de Roterdã do que com Martinho Lutero, eles se apegam aos textos de ordenanças e princípios da bíblia, mas nunca se apegam aqueles textos que revelam a manifestação Graciosa, Livre e Soberana de Deus de agir como Ele bem entender, isso acontece pois embora sejam protestantes de nome, ainda possuem a mentalidade da Igreja Católica, a mentalidade da Religião das obras. O Evangelho nos apresenta Cristo morrendo pelo homem, pois este (o homem) não era capaz de cumprir qualquer preceito da Lei.
Uma segunda pergunta decorrente é que se nós não conseguimos cumprir a Lei, por que o próprio Jesus nos deu ordenanças, como por exemplo: “Em seguida, dirigiu-se a todos: Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me.” Lc 9:23


A resposta dessa pergunta é mais simples que dá primeira, o Senhor Jesus Cristo nunca diminuiu a Lei, ele sempre aumentou, vejamos o que Ele diz:

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração. Mt 5.27-28

O Padrão do Senhor Jesus é sempre mais alto que a Lei, agora vamos pensar, se na Lei o homem já não consegue cumprir (Romanos 3.19), muito menos os altos Padrões do Reino dos Céus que Jesus nos ordena.
Jesus diz a Nicodemus que se não nascermos novamente não podemos nem ver o Reino de Deus (João 3), o padrão da nova aliança só pode ser cumprido através da obra regeneradora do Espirito Santo, nenhum homem consegue dar qualquer resposta à Deus sem que primeiro experimente o novo nascimento. Jesus também afirma que esse novo nascimento não é feito por vontade do homem, mas do Espirito Santo, assim como nós não escolhemos quando nascemos, não temos poder sobre o novo nascimento, o Espirito é livre
 O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. João 3.6

Nenhum padrão ou lei da Bíblia pode ser cumprido pelo esforço do homem, mas somente através da obra divina e regeneradora do Espirito Santo em nós.

A bíblia é repleta dessa verdade, somente o Espírito Santo pode nos regenerar e nos capacitar para que nos tornamos conforme o padrão de Deus.

Eu resumiria tudo isso que está acima com uma frase “Responsabilidade não infere Capacidade”. Exemplo: Alguém precisa pagar uma conta de R$ 2.000,00 esse mês (ela possui essa responsabilidade), mas ela não possui o dinheiro pra pagar (ela é incapaz de pagar), nem sempre possuir responsabilidade infere capacidade. Ninguém pode dizer ao credor que ele é cruel se ele vier e tomar o bem dessa pessoa que não pagou os R$ 2.000,00 pois ela deve, o credor foi justo em cobrar dela, independente dela ter ou não o dinheiro. Mesmo que o homem seja incapaz de responder as exigências de Deus, Deus é justo em manda-lo pro inferno. Se Deus perdoa alguns e pagou o preço por esses, ele continua sendo justo e não deve explicações para os outros, pois eles estão devendo, e ele é justo em cobrar.

Jesus nos dá um retrato:

Ou não me é permitido fazer dos meus bens o que me apraz? Porventura vês com maus olhos que eu seja bom? Mt 20.15

Os bens são dEle e ele usa conforme ele quiser. Ninguém pode acusar Deus de ser injusto, se ele resolve perdoar a divida de alguém, ele perdoa e zera a conta, não omitindo sua justiça, pois Cristo morreu pelos nossos pecados.

- Yuri Schein




Nenhum comentário:

Postar um comentário