sexta-feira, 25 de setembro de 2020

A Invencível Perseverança dos Santos em "O Peregrino" de John Bunyan

Por Yuri Schein, 23 de Janeiro de 2019 

Esse artigo foi publicado por mim em 2019, mas hoje 25/09/2020 eu decidi expandir ele e acrescentei algo sobre Charles Spurgeon e Vincent Cheung para aqueles que querem vencer os pensamentos de blasfêmia e também qualquer depressão, TOC ou crises de ansiedade.

Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento, para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta. Temos essa esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. (Hebreus 6:17-20)

A maioria das pessoas sabem o quanto John Bunyan lutou contra a depressão e também com pensamentos blasfemos. Em um forte testemunho daquilo que Bunyan experimentou em seus piores momentos de depressão e angustia, ele nos conta que era alvo de pensamentos terríveis de blasfêmias contra o Espírito Santo, contra Cristo e contra Deus, veremos o seu relato:

O pecado e a corrupção iriam sair do meu coração tão naturalmente quanto a água sairia de uma fonte. Eu pensei que todos tinham um coração melhor do que eu. Eu teria trocado corações com alguém. Eu pensei que ninguém, exceto o próprio diabo, poderia me igualar por maldade interior e poluição da mente. Concluí que essa condição em que eu estava não suportava um estado de graça. Pensei: “certamente fui abandonado por Deus. Certamente, estou entregue ao diabo e a uma mente reprovada”

Uma tempestade muito forte caiu sobre mim, o que me causou vinte vezes pior do que tudo o que eu havia encontrado antes. Veio me roubando, agora por um pedaço e depois por outro. Primeiro todo o meu conforto foi tirado de mim; então a escuridão me tomou; após o qual inundações inteiras de blasfêmias, contra Deus, Cristo e as Escrituras, foram derramadas sobre meu espírito, para minha grande confusão e espanto.

Eles superaram meu coração, tanto pelo número, pela continuidade e pela força ardente que senti como se não houvesse mais nada, além disso, da manhã à noite dentro de mim, e como se de fato não houvesse espaço para mais nada. Concluí também que Deus, em ira à minha alma, me entregou a eles, para ser levado com eles como com um poderoso redemoinho. Somente pelo desgosto que eles deram ao meu espírito senti que havia algo em mim que se recusava a abraçá-los.

Enquanto eu estava nesse tormento, muitas vezes encontrava em minha mente um súbito desejo de amaldiçoar e xingar, ou de falar algo doloroso contra Deus, Cristo, Seu Filho, ou sobre as Escrituras. Agora pensei: certamente estou possuído pelo diabo. Outras vezes, pensei que perderia a cabeça; pois, em vez de louvar e engrandecer o Senhor com os outros, se eu o ouvisse falar, atualmente algum pensamento blasfemo mais horrível ou outro sairia do meu coração contra ele. Então, se eu pensava que Deus era, ou novamente pensava que não havia Deus, amor, paz ou disposição graciosa que eu pudesse sentir dentro de mim. Essas coisas me afundaram em um profundo desespero, pois concluí que essas coisas não poderiam ser encontradas entre aqueles que amavam a Deus.

Naqueles dias, quando eu ouvia outros falarem sobre o que era o pecado contra o Espírito Santo, o tentador me provocava a desejar pecar aquele pecado em particular que era como se eu não pudesse, não devo, nem ficaria quieto até Eu tinha cometido isso. Agora, nenhum pecado serviria além daquele. Se fosse cometido por falar uma palavra assim, seria se minha boca teria pronunciado essa palavra, se eu faria ou não. Em uma medida tão forte foi essa tentação sobre mim que muitas vezes eu estava pronto para bater minhas mãos sob meu queixo para impedir que minha boca se abrisse. Para esse fim, também tive pensamentos em outras ocasiões de pular com a cabeça para baixo em algum buraco de sujeira ou outro para impedir que minha boca falasse.

Sim, de bom grado, eu estaria na condição de um cachorro ou cavalo, pois sabia que eles não tinham alma para perecer sob o peso eterno do inferno ou que o pecado era meu como provavelmente. Embora eu tenha visto isso, sentido isso e tenha sido despedaçado com ele, ainda acrescentava à minha tristeza o conhecimento de que eu não conseguia achar que, com toda a minha alma, desejava libertação. Fiquei desanimado ao pensar que esse seria o meu destino. Portanto, eu lamentaria muito minha fortuna, mas não conseguia sair ou me livrar dessas coisas.

Não pude atender a nenhuma das ordenanças de Deus, mas com grande e dolorosa aflição; então fiquei muito angustiado com blasfêmias. Se eu estivesse ouvindo a palavra de Deus, então impureza, blasfêmias e desespero me manteriam em cativeiro lá. Se eu estava lendo, às vezes tinha pensamentos repentinos para questionar tudo o que lia.

Eu ficaria assustado com tais idéias, como pensar que Deus zombou de minhas orações, dizendo na platéia de santos anjos: “Este pobre coitado simples me deseja, como se eu não tivesse nada a ver com minha misericórdia, mas conceder a ele como ele . Ai, pobre alma, como você está enganado. Não é para você ter favor com o Altíssimo. ”

Nem minha antipatia pelos pensamentos, nem qualquer desejo e esforço para resistir a eles nem sequer abalaram ou diminuíram a continuação ou força e força deles. Sempre, em quase tudo o que eu pensava, se misturava de tal maneira que eu não conseguia comer minha comida, inclinar-me, cortar lenha, nem olhar em volta, mas ainda assim a tentação de vender Cristo viria. “Venda Cristo por isso, ou venda Cristo por isso; vendê-lo, vendê-lo, vendê-lo.” Às vezes, isso passava por meus pensamentos talvez cem vezes. Contra isso, durante horas inteiras, fui forçado a permanecer continuamente inclinando-me e forçando meu espírito a isso, a menos que, infelizmente, antes que eu percebesse, algum pensamento perverso pudesse surgir em meu coração que pudesse consentir. Às vezes, o tentador me fazia acreditar que eu havia consentido.

Essa tentação me trouxe tanto medo que, em algum momento, eu consentiria e seria vencido por ela, que, pela própria força da minha mente em trabalhar para resistir a essa maldade, meu próprio corpo seria posto em ação ou movimento, por assim dizer. de empurrar ou empurrar com as mãos ou o cotovelo, ainda respondendo tão rápido quanto o destruidor disse: “Venda-O”. “Não irei, não irei, não irei. Não, não para milhares, e milhares e milhares de mundos.” Assim, calculei, por medo de que, no meio desses ataques, atribuísse um valor muito baixo a Ele, mesmo quando mal sabia onde estava ou como me acalmar novamente. . Nessas estações, ele não me deixava comer minha comida em silêncio; mas, quando estava sentado à mesa do jantar, tive que sair para orar.

Certa manhã, enquanto estava deitado na minha cama, fui, como em outros momentos, mais ferozmente agredido com essa tentação de vender e participar de Cristo, a sugestão perversa ainda em minha mente: “Venda-O, venda-O, venda-O, venda-o. Ele”, o mais rápido que um homem podia falar. Contra isso, eu também estava em minha mente, como em outras ocasiões, respondi: "Não, não, não por milhares, milhares, milhares", pelo menos vinte vezes juntos. Por fim, depois de muito esforço, mesmo até ficar quase sem fôlego, senti esse pensamento passar pelo meu coração: "Deixe-o ir, se quiser." Também pensei que sentia que meu coração consentia livremente nisso. Oh, a diligência de Satanás! Oh, a desesperança do coração do homem! Agora a batalha foi vencida e caí, como um pássaro que é atirado do alto de uma árvore, em grande culpa e desespero. Agora eu estava unido; Eu me senti calado no julgamento que estava por vir. Nada nos próximos dois anos permaneceria comigo, exceto condenação e uma expectativa de condenação.

Eu já sabia agora o que era estar cansado da minha vida e ainda ter medo de morrer. Oh, quão feliz eu teria sido alguém além de mim, qualquer coisa, menos um homem, e em qualquer condição, menos a minha. Não havia nada que passasse pela minha cabeça com mais frequência do que era impossível para mim ser perdoado por minha transgressão e ser salvo da ira vindoura. ¹

Você pode pensar que isso é algo incomum, mas todos os crentes sofrem com esse tipo de coisa, o segredo está no poder do Espírito que habita em você, nEle reside toda a sabedoria, todo o conhecimento, toda a santidade, toda a pureza, toda a vida, e toda a fé que você precisa para vencer isso, depois que você passar por isso se tornará uma pessoa mais forte, mas Deus quer te fazer forte durante esse processo, por isso, durante os milhares de dardos inflamados do maligno levante o seu escudo, se você deixou sua espada cair no chão pegue ela de novo, continue lutando, se você disse que falhou, confie no Deus que nunca falha, se levante e peça para ele te restaurar mentalmente, depois que estiver restaurado você vai poder perceber onde você falhou. Geralmente as falhas vem de bases erradas ou quando Satanás consegue nos fazer assumir seus pressupostos mentirosos, não procure ser inteligente com Satanás, apenas assuma os pressupostos das Escrituras Sagradas, você não precisa ser mais inteligente que o diabo, apenas precisa permanecer alicerçado na Palavra de Deus. Quando saímos dessa base nos tornamos alvos fáceis para o diabo, é claro que Deus controla todas as coisas, mas ele determina essas coisas para nos moldar e remover todo o tipo de lixo que ainda existe em nossa vida, precisamos ser constantes e clamar constantemente diante de Deus a sua assistência, e mais do que isso, se houver energia em nossa mente e coração devemos expelir esses demônios para longe de nós e não perdermos tempo com eles.

Na sua obra mais conhecida: O Peregrino; John Bunyan nos ensina algo precioso no início e no final do livro, e as implicações dela ensinam como vencer a depressão.

John Bunyan era um calvinista puritano e seu livro descreve a vida de um Eleito do início ao final: Desde que Cristão foge da cidade da destruição, a libertação de seu fardo, suas lutas contínuas e até sua chegada a cidade celestial. Nas primeiras partes do livro Cristão começa a afundar em um Pântano chamado Desânimo, e quando não tinha mais forças Auxilio apareceu para ajudá-lo, quando cristão tinha saido do lamaçal onde caiu, Auxílio lhe diz:

—  “Mas por que você não procurou as pegadas?"

As pegadas de Auxílio são as promessas [como Bunyan bem nota]. Auxílio continua

—  "O Pântano lamacento é um lugar que não pode ser aterrado [ou seja, todo o homem passa por essa situação]. É a depressão para qual correm continuamente a escória e a imundície que acompanham a condenação do pecado..."

Bunyan nota que o desânimo e depressão são efeitos ocasionados pela depravação total. Auxílio continua

—  "O REI... mandou seus operários sob ordens dos inspetores dele trabalharem ao longo de 1600 anos [na época de Bunyan] para aplaina-lo" - Aqui está o ministério da palavra que nos leva a conhecer mais ainda as promessas de Deus - ... "É verdade que há... certas pegadas boas e essências espalhadas mesmo aí no meio desse Pântano..."

John Bunyan vê que a maneira pela qual Deus preserva seus eleitos é pelas promessas para que ele não sucumba ao desânimo, o eleito deve pisar nas promessas de perdão e aceitação da escritura [que são as pegadas largadas no pântano].

Na parte mais ao final do livro o Cristão é aprisionado com seu amigo Esperança no castelo do gigante Desespero, Cristão aconselhado pelo gigante que lhe diz para que tire a vida de uma vez, fala a Esperança que deseja a morte:

—   "Irmão, que faremos? A vida que agora vivemos é miserável. Confesso que não sei se é melhor viver assim ou morrer imediatamente. Minha alma prefere o estrangulamento à vida (Jó 7.15), e a sepultura é para mim mais fácil de suportar do que esse calabouço. Aceitamos o conselho do Gigante?"

Mas Esperança diz a ele:

—   De fato nossa situação é terrível, e a morte me seria muito mais bem-vinda do que viver assim para sempre. No entanto, devemos pensar que o Senhor do País para onde vamos nos disse: não tirarás, jamais, a vida de outra pessoa. Imagine então aceitar o conselho e tirar a nossa própria vida! Também aquele que mata outro homem pode, no máximo, assassinar o corpo de outro, mas matar a si mesmo é matar o corpo e a alma de uma vez...  Você mencionou o alívio da sepultura, mas por acaso se esqueceu do inferno para onde, com certeza, vão os assassino? Assassino nenhum terá a vida eterna... Tenhamos paciência, e suportamos por enquanto. “O tempo pode nos presentear com uma feliz libertação, portanto não sejamos nunca nossos próprios assassinos”

Esperança dissuadiu cristão a entrar na linha de raciocínio de Desespero, afinal Esperança aponta para a esperança de todo o cristão de que seu sofrimento acabará em algum momento, mesmo que ele sofra um pouco, ele sabe o que lhe espera com fé.

Depois de um tempo no castelo de Desespero Cristão ora, e lembra de algo...

—  "Como sou idiota! Ficar aqui nesse calabouço malcheiroso, podendo muito bem andar com liberdade! Trago no peito uma chave chamada promessa, estou convencido que abrirá qualquer fechadura do castelo da dúvida”²

Novamente a Promessa foi a base de Cristão para se livrar de qualquer dúvida e desespero. Bunyan via a perseverança dos santos como algo operado por Deus na prática. Os cristãos perseveram.

Ninguém pode dizer que Bunyan escreveu esses trechos de maneira pueril, Ele mesmo teve depressão e um profundo desespero, por um certo momento de sua vida chegou a tal ponto de desespero que provinha de uma dúvida se ele tinha cometido o pecado imperdoável. Mas as Promessas e a Graça de Deus o confortaram.

Bunyan via as promessas de Deus na escritura como uma das bases pela qual Deus preservava os seus escolhidos, ele não via a perseverança dos santos compatível com o desespero e suicídio, mas sim como algo que vencia o desespero, depressão, desesperança e dúvidas com uma única chave (pegadas) chamada promessa!

Bunyan não estava falando em um esforço de cumprir a Lei, mas em crer nas promessas de Deus na Escritura e renovar sua mente através dela.

Sabemos que John Owen era possivelmente o mais erudito teólogo de sua época, um dos maiores nomes da filosofia calvinista de toda a história e certa vez, Carlos II perguntou a John Owen, “O príncipe dos puritanos”, por que ia ouvir a pregação de John Bunyan, o iletrado latoeiro de Bedford. Owen respondeu: “Majestade, se eu tivesse as habilidades do latoeiro para pregar, voluntariamente abandonaria todos o meus estudos”.

Além de John Bunyan, o pregador Inglês Charles Spurgeon ensinou sobre o assunto, pois com certeza passava por isso, e pode nos mostrar qual a saida verdadeira:

“Ouvi alguém dizer: “Estou atormentado com pensamentos horríveis. Onde quer que eu vá, blasfêmias me invadem. Freqüentemente, no meu trabalho, uma sugestão terrível se impõe a mim e, mesmo na minha cama, me assusto do sono por sussurros do maligno. Não posso me afastar dessa horrível tentação. Amigo, eu sei o que você quer dizer, pois fui caçado por esse lobo. Um homem pode também esperar lutar contra um enxame de moscas com uma espada e dominar seus próprios pensamentos quando eles são atacados pelo diabo."³

Aqui Gentley Morris observa de maneira tática:

“Como C. H. Spurgeon sugeriu brilhantemente, é melhor tentarmos combater um enxame de abelhas atacando com uma espada do que tentar impedir que pensamentos blasfemos cheguem em nossas mentes. Tão ferozmente Satanás odeia todo amigo de Deus que ele só cessará seu ataque quando tiver certeza de que vimos seu truque diabólico tão completamente que não somos mais atormentados por ele.”4

A desculpa das pessoas por não serem libertas de problemas psicológicos reside apenas em sua própria incredulidade e na falta do poder do alto.

A auto-piedade vai deixar você rastejando no chão e dependendo de outros, se você não encontrar sua indentidade em Cristo, e não assumir a Palavra de Deus como Verdade, vai se auto-martirizando.

A Ciência, a Psicologia e a Depressão

É muito comum nos círculos evangélicos hoje falar que a maioria das doenças como TOC, Crise de Ansiedade e Depressão se tratam apenas de mudanças hormonais e de uma série de problemas químicos e biológicos. Sobre isso eu falerei ponto a ponto.

Em primeiro lugar, assumir isso é dar um salto lógico em direção ao método cientifico que cai no problema da indução. A ciência não pode provar nada com toda a certeza e a psicologia por ser comportamental só pode nos dar diagnósticos também indutivos.

Até mesmo o filosofo ateísta Bertrand Russel fala sobre a ineficácia da ciência em produzir qualquer conhecimento valido devido ao problema de afirmar o consequente:

Todos os argumentos indutivos se reduzem, em último caso, à seguinte forma: “Se isto é verdadeiro, aquilo é verdadeiro: ora, aquilo é verdadeiro, portanto isto é verdadeiro”. Claro, esse argumento é formalmente falacioso. Suponha que eu dissesse: “Se pão é uma pedra e pedras são alimentos, este pão me alimentará; ora, este pão me alimenta; portanto ele é uma pedra e pedras são alimentos”. Se eu promovesse um argumento como esse, seria certamente tachado de tolo; contudo, ele não seria fundamentalmente diferente do argumento no qual todas as leis científicas estão baseadas. 5

Dave Hume também demonstrou a impossibilidade do método científico em nos dar algum conhecimento algum devido ao problema da indução. O Problema é colocado mais ou menos assim:

Suponha que você nunca tenha visto um cisne negro, você teve apenas 3 experiencias com cisne na sua vida, na primeira viu 5 cisne todos eram brancos, na segunda viu 100 e todos eram brancos, na terceira viu 50000 cisnes e todos eram brancos, mesmo após constatar isso, você nunca poderá provar que não existem cisne negros.

A Falacia Indutiva é mais ou menos assim:

1. Eu só vi cisnes brancos

2. Logo, não há cisnes negros

Porém, ela pode ser reduzida ao absurdo facilmente

1.       Eu só vi cisne brancos

2.       Logo, pode haver algum cisne negro, azul, vermelho ou rosa em algum lugar

A mesma coisa acontece em toda a experiência sensorial e também pode ser aplicado ao método cientifico por causa de seu principio empírico. Você pode achar estranho, mas pela experiência sensorial você não pode nem provar que tamareiras só geram tâmaras, pois para provar isso empiricamente deveria conhecer todas as tamareiras do mundo em todos os lugares e de todos os tempos da história da existência de tamareiras e então conferir que sempre tamareiras geram tâmaras, mas é impossível que alguém faça isso, ou seja, o argumento é apenas assumido como verdade “tamareiras não geram limões”, se você é Cristão terá que assumir que Deus possa fazer uma tamareira gerar figos ou o que ele quiser, mesmo que isso seja contra a sua natureza, ainda poderá usar o argumento de que “a arvore gera somente conforme a sua espécie e que a arvore boa só gera fruto bom e a arvore má gera fruto mal” (Gn 1.1, Mt 7.17-20), mas isso não é um argumento baseado na experiência, pelo contrário está embasado na autoridade da palavra de Deus e não se pode garantir o empirismo de forma alguma, pois Deus controla a realidade como ele quer.

O Argumento formulado contra o método cientifico é colocado em uma analogia simples por Vincent Cheung:

Considere o seguinte:

Argumento A

A1. Se eu esmurrar Tom no rosto (X), Tom ficará machucado (Y).

A2. Tom está machucado (Y).

A3. Logo, esmurrei Tom no rosto (X).

 

Argumento B

B1. Se Tom está machucado (P), é porque esmurrei Tom no rosto (Q).

B2. Tom está machucado (P).

B3. Logo, esmurrei Tom no rosto (Q).

O argumento B é válido, mas a premissa B1 depende do argumento A, e o argumento A é inválido, pois comete a falácia de afirmação do consequente.

A premissa B1 depende do argumento A, já que em si mesma ela não elimina um número infinito de alternativas. Se Tom está machucado, isso não necessariamente significa que eu esmurrei seu rosto. Talvez ele tenha ido contra uma parede. Talvez ele tenha caído ao descer alguns degraus. Ou talvez Harry, Mary, Jones ou um número infinito de outras pessoas ou objetos possíveis, num número infinito de combinações possíveis, tenha batido no seu rosto (e.g. um alienígena com um martelo, um macaco com uma chave inglesa ou um grupo de pandas).

Assim, o argumento B é válido, mas não sólido, pois o argumento A é inválido. O argumento A corresponde à experimentação científica (a tentativa de descobrir relações de causa e efeito pela formulação e teste de hipóteses). O argumento B corresponde a uma aplicação das conclusões da experimentação científica (aplicação de uma relação de causa e efeito supostamente verdadeira).

Assim, embora o argumento B seja válido, ele é completamente inútil.

Para tornar isso ainda mais claro com um exemplo:

Se a água é úmida (X), Vincent Cheung é presidente (Y).

A água é úmida (X).

Logo, Vincent Cheung é presidente (Y).

Válido, mas falso e inútil.

Voltando ao seu exemplo, sua premissa 1 é similar à premissa B1 acima. Por si só ela não exclui um número infinito de alternativas. Assim:

Se esta solução se tornar esverdeada (X), um alienígena cuspiu nela (Y).

Esta solução se tornou esverdeada (X).

Logo, um alienígena cuspiu nela (Y).

É a isso que equivale todo o empreendimento científico: primeiro, a uma repetição sistemática da falácia de afirmação do consequente, e segundo, a uma aplicação sistemática das conclusões falsas assim obtidas.

A intenção não é insultar os cientistas, mas lembrá-los a permanecer humildes perante Deus e reconhecer sua ignorância, pois Deus tornou louca a sabedoria deste mundo. Até onde o homem mantiver a si mesmo no centro do conhecimento, julgando que por seu próprio poder descobrirá todas as coisas, não conseguirá descobrir de fato nada. 6

Em segundo lugar um cristão deveria sempre considerar os elementos da Palavra de Deus, que atribui pensamentos malignos a dardos inflamados do maligno, ou seja, pressupõe batalha espiritual e além disso pressupõe a carne e o poder do pecado, das duas maneiras a bíblia ensina que você deve vencer o pecado pela Palavra, Fé e pelo Poder de Deus (Ef 6.10-18, Rm 8.1-39)

Pessoas depressivas odeiam que você esteja vencendo a sua própria depressão, elas são tão egoistas que quando elas descobrem que você descobriu liberdade em Jesus Cristo, nas promessas de Deus e na fé, elas sentem uma espécie de culpa por não terem conseguido isso também e querem te puxar de volta com elas para o abismo de autopiedade e danação em que elas se encontravam. Satanás faz o mesmo, por ser um infeliz e um derrotado tenta te tirar da posição que Deus te colocou em Cristo. Para isso, ele e essas pessoas vão te dar diversos argumentos de porque a depressão é algo tão grande e como você é alguém tão pequeno e fraco, como sua carne é fraca etc... Isso mina a sua identidade em Cristo, você é fraco na carne, mas o Espírito é forte ele te dá poder para vencer a carne por meio da fé. Para que elas continuem te deixando depressiva assim como elas que não querem abandonar o pessimismo e auto-comiseraçao elas vão começar a citar diversas autoridades cientificas e mesmo que você esfregue em suas caras que a ciencia cai no problema da indução elas vão continuar a apelar para isso e também para autoridades de pastores ou figuras da fé que defendem uma falsa piedade.  Não permita isso, do contrário seu segundo estado se tornará pior do que o primeiro.

Vincent Cheung fala sobre fazer do sofrimento algo tão importante que as pessoas não conseguem se livrar dele:

Os cristãos costumam considerar os puritanos especialistas em depressão espiritual ou "melancolia". Acho que foram especialistas em permanecer nela, e não em triunfar sobre ela. Só porque eles escreveram muito sobre isso não significa nada se eles continuassem lutando com isso. Suas listas intermináveis ​​sobre todos os tópicos promovem o tédio, a depressão, a angústia e a raiva em vez de resolverem os problemas que abordam. As pessoas que estudam os puritanos em busca de ajuda neste assunto podem sentir que encontraram seus espíritos afins entre esses teólogos entediantes, mas há apenas ressonância, e nenhum avanço. Quando um demônio vem para oprimi-los, eles o convidam a sentar e tomar chá com a coisa. Eles o estudariam e viveriam com ele por anos [...] 7

Vincent Cheung aqui ataca a falsa piedade e a incredulidade que flui até mesmo dentre aqueles que são considerados “os melhores” no assunto sobre melancolia eu aconselho a ler o artigo inteiro, e no último parágrafo, deste mesmo artigo ele conclui:

“Para os cristãos, o sofrimento é um fetiche existencial. Talvez você goste deste sistema de dor e luta religiosa, porque faz você se sentir piedoso. Você está se excitando, seu maluco. Não tem nada a ver com viver para Cristo. Você é falso. Se você negar a si mesmo, então Cristo viverá em você, e você exibirá suas qualidades e poderes. Se você negar a si mesmo, você terá fé, alegria, paz, cura e o poder do Espírito e todas as coisas que Jesus Cristo sofreu para obter para você. Deus até o ressuscitou dos mortos e o ordenou para supervisionar a aplicação da redenção, para se certificar de que você receberá o que pertence a você em Cristo, e que ninguém pode tirá-lo de você. Mas o que você faz? Você cuspiu na cara dele, pisou no sangue dele e então pregou sobre isso como se fosse um evangelho.”8

Ou seja, a libertação do pecado, do poder das trevas e do domínio do diabo vem da obra de Cristo, isso significa que todo o cristão deve triunfar sobre o pecado, quando a biblia fala sobre sofrer por Cristo ela não fala sobre depressão e pensamentos blasfemos, mas ela fala sobre ser perseguida por pregar a verdade do evangelho, ou seja, pregar o arrependimento e aquilo que Cristo conquistou para o Seu Povo na Cruz do Calvário. Não há desculpa nenhuma para nós aceitarmos o sofrimento e não triunfarmos sobre ele pela fé, o Espírito é infinitamente mais poderoso que a carne, ele vence e sempre vencerá a carne, Deus não mente e não pode voltar atrás em suas promessas!


¹ John Bunyan, Graça abundante para o maior dos pecadores

² John Bunyan, O Peregrino

³ Charles H. Spurgeon, citado por Gentley Morris, http://www.net-burst.net/guilty/Charles_Spurgeon_blasphemy_portugues.htm

4 Gentley Morris, Ibid

5 Bertrand Russell, The Problems of Philosophy; Oxford University Press, 1998.

6 Vincent Cheung, Um Grupo de Pandas (trecho), veja o artigo completo aqui: http://monergismo.com/vincent-cheung/um-grupo-de-pandas/

7 Vincent Cheung, trecho de “Sofrimento: um Fetiche existencial”, veja o artigo completo aqui: https://www.vincentcheung.com/2016/10/25/suffering-an-existential-fetish/

8 Ibid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário