quarta-feira, 25 de novembro de 2020

O Castelo da Escritura

por Yuri Schein

A questão dos princípios hermenêuticos e do Deducionismo Bíblico.
Essas ferramentas são indispensáveis e são como chaves que abrem diversas portas para entendermos uma doutrina. Todavia ainda existe uma questão, suponha que eu entregue um molho de chaves para você e diga que você pode ir onde quiser na minha casa, a casa porém é um monstruoso castelo com 10000 m2, repleta de portas e comodos diversos, corredores, alguns parecem labirintos, e outros são tão estreitos que são perigosos. Existem portas que estão ali para te levar a algumas salas desafiadoras e que podem até mesmo fazer alguém não habilidoso naquele desafio tropeçar e talvez morrer, porém algumas depois dessas são oasis com relíquias, descanso e desfrutes diversos tudo isso existe nesse castelo gigante. Ao se aventurar sozinho é provável e certo que cairá em alguma armadilha e em algum teste que não foi treinado. Porém, como você é da minha família eu mesmo serei o seu guia, eu vou com você em cada porta, te direi as sequências certas de portas para entrar e sair, te direi como você deve agir e reagir em cada lugar. É assim que o Espírito Santo faz conosco, não adianta saber deduzir as coisas das Escrituras Sagradas se você não tiver confiando no seu guia e se estribando em sua própria capacidade. Pode ser que você acabe tropeçando em uma pedra de tropeço, essa pedra é fundamental pra te salvar, mas por causa da sua autosuficiecia e independência você se arrebenta.
Fazer teologia sem depender, confiar e crer que tudo vem do Espírito Santo é um suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário