domingo, 11 de outubro de 2020

Objeções Invalidas por Categoria

 Uma pergunta pode ser invalidada como objeção por categoria. Por exemplo, a pergunta:


"Por que Deus é invisível?" 

Está categoricamente errada, Deus fez não fez os olhos para ver a sua divindade, a Bíblia afirma que Ele habita na luz inacessível e nenhum homem o viu no sentido pleno de sua divindade (1 Tm 6.16) a luz aqui é uma analogia da verdade, no sentido total do conhecimento de Deus (quantitativo), nenhum homem "viu" ou "conheceu a Deus" de maneira plena e completa, é impossível.

Em contra partida, nos atos imanentes e teofanias, bem como na encarnação de Cristo, Deus se fez manifesto aos olhos humanos, todavia é lógico que aquelas manifestações de Deus não representavam Deus em sua infinidade de divindade, por exemplo:

1. Quando Deus apareceu aos Anciãos de Israel (Êxodo 24.9-11) 

2. Quando Deus aparece a Salomão em um Sonho (2 Cr 7.12)

3. Quando Deus aparece a Jó no redemoinho de fogo (Jó 38)

Em todos esses atos revelacionais, Deus continuou sendo invisível em sua plenitude, Ele continuava onipresente e onipotente, porém agora com um ato revelacional ele se MANIFESTA aos olhos humanos. Porém, os olhos não foram feitos para ver a divindade no seu sentido pleno, que continuava invisível por trás de toda a revelação.

Quando Cristo encarnou, Deus estava ali em carne como segunda pessoa da Trindade, porém a sua divindade, continuava invisível, onipresente e onipotente, não podendo ser vista aos olhos humanos. Tomé, reconhece depois de muita incredulidade a respeito da ressurreição de Jesus "Senhor meu e Deus meu" João 20.28 

Todavia Tomé continuou sem "ver" com os olhos os atributos da divindade que é invisível, ele viu a "revelação" desses atributos nas Palavras e na pessoa de Cristo e creu nela.

Felipe ao indagar pro Senhor Jesus que mostrasse ao Pai, recebe dele a resposta: 

Então Jesus ministrou-lhes: “Há tanto tempo estou convosco, e tu não me tens conhecido, Filipe? Aquele que vê a mim, vê o Pai; como podes dizer: ‘mostra-nos o Pai’? (João 14.9)

Portanto, Deus é invisível, mas ele nos deu meios pelo qual podemos conhecer a ele: Sua Palavra, Seu Espírito e seus atos criativos, e redentores, porém de qualquer maneira é necessário que o próprio Deus nos abra os olhos para ver Ele pela fé (Dt 29.4)

Voltando ao argumento inicial a pergunta é errada por categoria "Por que Deus não pode ser visto?", na verdade Deus não fez os olhos para ver Sua própria divindade, mas para, no MÁXIMO serem meio pelos quais ele se revela a nós. Porém essa revelação NUNCA é exaustiva, afinal Deus é infinito. No céu conheceremos eternamente a Deus.

De igual modo, outra pergunta é errada por categoria "Por que Deus é uma Trindade?" A questão é que Ele é uma Trindade e ele é a fonte de todo o conhecimento e verdade tanto de si mesmo quanto de qualquer coisa, se Deus nos revela que Ele é invisível, é isso que Ele é, se nos revela que Ele é uma Trindade é isso que Ele é, assim precisamos que Deus nos diga o "que é o que" e não pode existir pergunta anterior a isso, do contrário existiria outra fonte de conhecimento que não seria Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário