segunda-feira, 12 de outubro de 2020

A eleição é aleatória?

 Sobre a questão se a eleição é aleatória, ou de outra forma baseada nas condições previstas em nós, tenho abordado isso várias vezes e de maneiras diferentes em meus escritos, então ao invés de repetir tudo, eu vou oferecer uma resposta curta.

Suponha que eu lhe diga que estou fazendo dois recipientes, um para joias preciosas e outro para lixo. Depois de tê-los feito, passo a colocar as joias em um e a colocar lixo no outro. Quando você vê isso, você me perguntaria se eu escolhi suas funções aleatoriamente? Preste atenção! Não faria sentido me perguntar isso. Eu criei cada um para o seu propósito. Eu decidi o que faria com cada um antes que eles existissem.


*Sua pergunta só faria sentido se você apresentasse para mim dois recipientes que eu não fiz, e escolhesse um para joias e o outro para lixo.* Então você pode me perguntar se eu os selecionei aleatoriamente, ou se eu percebi características em um que o tornou apropriado para joias, e características no outro que o tornou apropriado para o lixo.


A Bíblia ensina a eleição como base para a criação. Deus *NÃO* previu indivíduos que seriam criados por algum outro poder, e então escolheu salvar alguns deles, seja aleatoriamente ou por causa de certos traços que eles possuíam. Em vez disso, *ele cria cada indivíduo com a salvação ou a perdição em mente*:

..................................................................

Mas algum de vocês me dirá: “Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem resiste à sua vontade?” Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim?’” O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso? E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição?

Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória, ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios? (Romanos 9:19-24)

..................................................................


Deus cria os indivíduos eleitos como indivíduos eleitos e cria indivíduos reprovados como indivíduos reprovados. _Dado o que a Bíblia ensina sobre eleição, sua pergunta não faz sentido. Seria aplicável somente se Deus não fosse o Criador._ Só faria sentido se primeiro rejeitássemos o Deus cristão e rejeitássemos a fé cristã, e então poderíamos fazer essa pergunta sobre uma divindade pagã ou hipotética que não criou pessoas.

__________

CHEUNG, Vincent. Random Choice or Foreseen Condition.

Traduzido por Luan Tavares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário