segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Se Deus controla todas as coisas o que significa ser controlado pelo Espírito Santo

 Pergunta 1:

Pergunta sincera: Se Deus controla tudo que todas as criaturas fazem, qual o sentido da descrição biblica de alguém estar cheio do Espirito Santo em contraste com os que não estao ou não tem a habitação do Espirito Santo.? Veja que a Bíblia descreve tres estados possíveis de um ser humano, 1 - não ser habitado pelo ES, 2- Ser habitado "normalmente pelo ES, 3- Ser habitado por e cheio do Espírito Santo.

Resposta 1:

Sua pergunta não tem relevância lógica ao controle de Deus sobre todas as coisas. Deus controla tanto os vasos de ira como os de misericórdia, estar cheio do Espírito é uma dádiva que somente os eleitos podem ter e até mesmo se encher do Espirito Santo depende Soberanamente de Deus, visto que Ele opera no eleito o quere e realizar. Para que a sua pergunta tivesse sentido você teria que provar que para que Deus controle totalmente alguma pessoa ele precisa "habitar" nessa pessoa de maneira soteriologica, o que não é um pressuposto biblico, é uma postulação sua que a Biblia não faz.

Pergunta 2:

Estou perguntando justamente o que significa a habitação do Espirito Santo e o enchimento do Espirito Santo, dentro do pressuposto que Deus já controla todas as criaturas. Pessoas que não crêem no controle exaustivo de Deus sugerem que o ser cheio do Espirito Santo seria um momento em que Deus passa a controlar totalmente um ser humano. Esta nao pode ser a explicação do determinista já que ele afirma que Deus já controla totalmente demonios, homens perdidos, homens salvos 'normais, e homens salvos cheios do Espírito Santo. Qual o sentido de 'ser habitado pelo Espirito Santo' e 'ser cheio do Espirito Santo, dentro da visão do determinismo exaustivo? Que diferença ocorre para os seres humanos não habitados e os habitados mas não-cheios?

Resposta 2:

Quando somos cheios do Espirito Santo somos controlados por ele para agirmos PRECEPTIVAMENTE de acordo com as suas leis. Isso não é um aumento da onipotência divina, mas uma MANIFESTAÇÃO dessa em um ato redentivo e gracioso divino. Deus controla todas as coisas, e quando Deus nos habita Deus nos controla PARA agirmos de acordo com suas leis, quando ele nos enche, ele nos controla PARA agirmos PLENAMENTE de acordo com sua Palavra e revelação. Não há contradição. Assim como o Deus ilumina a nossa mente (Efesios 1), mas também é a luz que ilumina a mente de todo o homem (João 1.9. Pv 20.27) de maneira que o que qualquer homem aprende, seja impio ou não, foi causado por Deus, porém, a nós pequeninos e eleitos, Deus revela MAIS coisas, ou seja, aquelas referentes a salvação, enquanto os demais, Deus oculta e usa isso para queima-los no inferno Mt 11.25-27)

Nenhum comentário:

Postar um comentário