sábado, 10 de outubro de 2020

Santos e não Pecadores por Terry Virgo

 

Foi surpreendido em duas ocasiões este ano quando preguei ao que chamarei de "círculos evangélicos conservadores" e declaro a alegria da nossa liberdade em Cristo, para encontrar a resposta que se seguiu.

Na primeira ocasião eu estava falando sobre a gloriosa liberdade proclamada em Romanos 6. No segundo eu estava expondo Efésios 2 e celebrando o fato de que somos novas criações, criadas em Cristo Jesus. Somos chamados "santos", santos, e certamente não somos mais considerados "pecadores".

Em Romanos 6, Paulo celebra a verdade de que, enquanto nós costumávamos ser escravos do pecado, Deus nos fez 'escravos da justiça' (Romanos 6:18). Deplorei o fato de ter visto um cartaz nos EUA dizendo que um cristão é um pecador dizendo a outro pecador onde encontrar pão. Me entristece não apenas ver os cristãos não aceitarem a nova identidade que o evangelho oferece, mas até mesmo lutar para defender seu 'direito' de ser chamados de 'pecadores' quando Deus chamou aqueles que estão em Cristo de 'Santos'

Tais foram alguns de vocês

Paulo fornece uma lista horrível dos males que anteriormente caracterizavam os crentes em Corinto, tais como fornicadores, idólatras, adúlteros, ladrões, bêbados e assim por diante, mas claramente acrescenta: 'Esses foram alguns de vocês, mas vocês foram lavados, mas vocês foram santificado, mas você foi justificado em nome de nosso Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus '(1 Cor 6:16). Certamente ele está dizendo a eles (e a nós) que eles estão agora separados como santos de Deus.


Quando os cristãos deploram sua pecaminosidade ao ponto de argumentarem que sua identidade essencial é "pecadora", eles dão um tiro no pé!


Aquele que morreu está livre do pecado

Eu o levei a Romanos 6: 6, 'Sabendo disso, que nosso antigo eu foi crucificado com Cristo ... para que não mais fôssemos escravos do pecado, pois aquele que morreu está livre do pecado' (Rm 6: 6-7). e lembrei a ele que Jesus disse que você conhecerá a verdade e a verdade o libertará. Claramente esta era uma verdade que este jovem não sabia.

Depois, levei-o ao verso 11, onde Paulo nos diz qual deve ser nossa atitude para com nós mesmos, a saber, "considerar-nos como mortos para o pecado". Devemos alinhar nosso pensamento corretamente e avidamente adotar nosso novo relacionamento com o pecado, ou seja, morto para ele.

Finalmente, sublinhei sua responsabilidade de não permitir que o pecado reinasse em seus membros (Rm 6: 12-13). Como uma nova criação, ele tem o poder de governar seus membros. Ele foi chamado para viver livre da escravidão do pecado porque ele não era um pecador, mas um santo. Depois de nossa conversa, seu semblante mudou, seus olhos pareciam mais brilhantes e acho que um lampejo de esperança substituiu a inevitabilidade que ele sentiu que, como pecador, ainda estava destinado a pecar.

Infelizmente, quando eu me virei dele, uma garota estava esperando para falar comigo e ela fez exatamente a mesma pergunta e recebeu exatamente o mesmo estudo bíblico de 15 minutos da minha resposta.

Na segunda reunião a que me dirigi, fui desafiado que, se não me considero fundamentalmente ainda um pecador, certamente não daria valor à cruz. Mas o meu espanto e enorme apreço pela cruz não precisa ser centrado em torno de mim e nem é sustentado por refletir sobre o meu fracasso pessoal.

Como eu considero o Deus eterno vivendo em felicidade eterna e prazer mútuo dentro da Trindade, a encarnação me surpreende! Que Deus se torne homem! E não só isso, mas também deve experimentar a morte, e que morte! Morte em uma cruz em agonia sangrenta e culpa, separação e rejeição imputadas. Eu nem sempre tenho que me colocar em cena! A Cruz me surpreende e me enche de admiração e adoração, louvor e ação de graças!

Insistir em ainda me chamar de pecador não poderia acrescentar valor à Cruz para mim. De fato, chamar a mim mesmo essencialmente de pecador DESONRA a maravilha do evangelho. A palavra grega que traduzimos "proclamar o evangelho" não era originalmente uma palavra religiosa; é emprestado de outro lugar e na verdade significa o anúncio de boas notícias. O "Corretor da Maratona" original percorreu seus 26 quilômetros e proclamou as Boas Novas. Nós vencemos a batalha! Nós triunfamos! Foi uma vitória!

Alguém tem alguma notícia melhor?

Se eu insisto em ensinar que os cristãos ainda são essencialmente pecadores, qual é a Boa Nova? Alguém tem alguma notícia melhor?


Para citar John Bunyan: 

Corra John execute as demandas da lei 

Mas não me dá nem pernas nem braços 

Melhor notícia que o evangelho traz 

Ela me manda voar e me dá asas!


Para citar Paulo novamente: 'Se algum homem está em Cristo, ele é uma nova criação. Velhas coisas se passaram, e eis que todas as coisas se tornam novas' O grande Dr. Martyn Lloyd-Jones acrescentou: “Um novo princípio de vida foi colocado no cristão. Ele tem uma nova disposição - a vida de Deus na alma do homem! Isso é cristianismo!

'Terry, você está dizendo que você nunca peca?' Infelizmente nesta época de conflito com o mundo, a carne e o diabo eu peco, mas eu peco como um santo com toda a tristeza e impropriedade dela - não como um pecador com toda a inevitabilidade que isso sugere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário