sexta-feira, 9 de outubro de 2020

O Principio primeiro






por Yuri Schein

Embora eu defenda que o primeiro principio é a Escritura, devemos avançar e dizer que o primeiro principio do Cristianismo é TODA A REVELAÇÃO DIVINA, pois a Escritura é a Palavra de Deus, a revelação proposicional de Deus para nós, mas eu diria que TODA A PALAVRA DE DEUS é o primeiro principio para o Cristão, seja aquele conhecimento causado através da leitura das Escrituras, ou a revelação direta de Deus para um Cristão, isso escandalizaria muita gente, mas o ocasionalismo ensina que Deus causa todo o conhecimento na mente humana, portanto todo o conhecimento privado de Deus para alguém é de certa forma ou "revelacional" ou iluminador. O que garante que uma pessoa tome o "caminho" correto em sua jornada teologica não é (embora Deus utilize meios para isso) a habilidade lógica dela de dedução das Escrituras, mas o poder e graça do Espírito Santo guiando ela a toda a verdade. Uma pessoa pode saber pelo Espírito de Deus que "Deus é belo" em uma "ocasião" de observar a revelação geral: Ou seja, ela lembra-se desse conhecimento que Deus havia impresso em sua mente, ou o Mestre Interior causará isso nela enquanto ela observa uma flor. Isso é considerado em choques proposicionais como: Conhecimento privado. Todavia para a pessoa esse conhecimento é certo e verdadeiro, tão valido quanto a revelação proposicional, pois se trata de uma proposição trazida a mente pelo mesmo Deus que Inspirou as Escrituras Sagradas.

Eu diria que o grande segredo do Ocasionalismo e da Escritura é Deus e a liberdade dele em controlar e causar todas as coisas como lhe apraz. Alguns "pressuposicionalistas" podem ficar horrorizados com essas afirmações, mas não poderão negar elas afinal eu deduzo o ocasionalismo da Escritura Sagrada, e a partir dele eu conheço Deus como meu Mestre, como aquele que me ensina, eu tenho a unção que vem do Santo e não preciso que ninguém me ensine (1 Jo 2.20,27)

Essa visão também é uma espada que corta a cabeça da incredulidade, eu devo crer que Deus causa todo o conhecimento privado na minha mente, do contrário viver seria absurdo, eu só teria opiniões, eu me relacionaria com a minha esposa tendo apenas a "opinião" de que ela é minha esposa. Porém, ao colocar o ocasionalismo como solução epistemológica eu não preciso de opiniões, e eu posso usar ele em debates publicos, afinal eu deduzi o ocasionalismo das Escrituras Sagradas.

Certa vez um Ateu foi debater com o pressuposicionalista Sye Ten e sabendo que Ten tinha Deus como principio primeiro de sua cosmovisão disse "Deus apareceu para mim essa noite e disse que ele não existe", Sye Ten perguntou "Deus te falou?", ele disse "Sim", "Então estou indo embora". Ou seja, não ha autoridade maior que a de Deus e embora o Ateu tenha tentado zombar de Sye Ten por apelar pela revelação particular divina o argumento se volta contra ele, afinal "zombando" esse ateu se contradisse, foi de certa forma uma tácita afirmação de que não existe nenhum argumento racional contra a revelação divina, seja direta, por um sonho ou por meio da Biblia Sagrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário