sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Ocasionalismo: Epistemologia e Metafísica Bíblica (trecho)

por Yuri Schein



Esse é um pequeno trecho do meu livro sobre Ocasionalismo

São abundantes os textos da Escritura que ensinam que Deus causa o conhecimento e ilumina a mente dos homens, por exemplo, esse texto de Provérbios que ouvia meu pai citar aos meus ouvidos desde a infância, onde Salomão ensina:

"O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do seu ser" (Pv  20.27)

Note que aqui Salomão fala do "homem" no sentido geral, no contexto ele está falando de todos os homens e não somente dos eleitos, isso significa que o espírito de todo o homem recebe uma iluminação divina direta de Deus e o esquadrinha intimamente. A analogia aqui é que o espírito humano é como uma lâmpada que é iluminada pela luz divina.

A luz divina geralmente está ligada com a sabedoria, instrução, conhecimento e verdade em diversos lugares nas Escrituras (Sl 36.9, 43.3, Sl 119.105, 130, Pv 6.23) no contexto do livro e capítulo Salomão também está falando obviamente de sabedoria e conhecimento. Não sei como uma apologética empirista lida com isso, mas no ocasionalismo Deus não precisa dos sentidos para ensinar ou causar o conhecimento nos homens, o Salmista fala que até dormindo, Deus o instruía:

“Louvarei ao SENHOR que me aconselhou; até o meu coração me ensina de noite” Sl 16.7 Como vimos Salomão nos ensina que o coração (ou intimo) do homem é iluminado pelo Espírito de Deus (Pv 20.27), aqui o Salmista diz que a consequência de ser aconselhado por Deus é que seu “coração ou rins" o instruem até durante a noite.

Link do livro completo: https://www.amazon.com.br/Ocasionalismo-Epistemologia-Metaf%C3%ADsica-Yuri-Schein-ebook/dp/B08KSLTGKG/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=Yuri+Schein&qid=1602276868&sr=8-1


Nenhum comentário:

Postar um comentário